Lattine Group

Cases

Escola Dr. Oséas de Castro Neves

Escola Dr. Oséas de Castro Neves

Transformação Digital na Educação: Como o Teams modernizou o ensino na Escola Dr. Oséas de Castro Neves.

Os treinamentos para todo o nosso corpo docente foram fundamentais para a segurança dos professores para a ministração aulas online. Mas, com o apoio dado pela Lattine Group, a adoção foi um sucesso. Aos poucos todos foram conhecendo e se envolveram com as soluções apresentadas. O uso da plataforma Microsoft contribuiu positivamente para que a rotina da nossa escola fosse mantida com qualidade.

Rita de Cássia Audi Castro Neves, Mantenedora — Escola Dr. Oséas de Castro Neves

Contexto

Em 12 de outubro de 1950, um jovem recém-formado em medicina, se estabeleceu em Santo André, município localizado no estado de São Paulo, para exercer as suas funções médicas e em meio a suas atividades na área, realizou um sonho – fundou a “Escola de Dr. Oséas de Castro Neves”, que futuramente foi considerada o primeiro Berçário no Brasil.

O Dr. Oséas sendo um visionário para a época dos anos 50, acreditava que a mulher poderia sim exercer, além das suas funções como mãe e esposa, sua função profissional, sem se anular com a maternidade. Essa ideia o motivou para a fundação de um local que pudesse acolher a criança, em período integral, oferecendo além da parte educacional, atividades lúdicas e uma alimentação necessária para o crescimento e desenvolvimento infantil.

O sonho realizado frutificou e em 2007, a atual diretora, Rita de Cássia Audi Castro Neves e seu marido Dr. Homero de Castro Neves, fundaram a escola de Ensino Fundamental I, dando continuidade ao trabalho e proporcionando aos alunos e famílias mais uma fase escolar nos mesmos moldes.

Hoje, a escola conta com duas unidades, sendo uma infantil e outra fundamental, e cerca de 50 profissionais em seu quadro de funcionários que atende junto aos alunos. A metodologia adotada foi a do sistema Anglo de Ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I.

Essa escolha se provou acertada. Com o passar dos anos tiveram um grande retorno positivo das famílias em relação à eficiência da base escolar. Hoje, eles também comemoram com alegria e oportunidade de receber e formar os filhos de ex-alunos da instituição.

Desafio

A equipe da instituição adentrou 2020 envolvida no acolhimento dos alunos para as novidades que seriam apresentadas. Desenvolveram o calendário escolar e chegaram a realizar uma reunião de pais para informar sobre a nova etapa pela qual seus filhos iniciariam. Mas, foram pegos de surpresa por uma notícia que assustou a todos: a suspensão das aulas presenciais!

Em 23 de março 2020, a Escola Dr. Oséas passou por um fechamento, por orientação da Secretária da Educação do Estado de São Paulo que deveria ter duração de 15 dias, devido ao covid-19, e não imaginavam que a situação se prolongaria por tanto tempo.

Inicialmente, adotaram o WhatsApp para ministrar as aulas, na esperança de que esse período fosse curto e a escola em breve retornaria aos seus dias normais.

Com o avanço da pandemia e sem expectativa de regresso às salas de aulas convencionais, a escola enfrentou seu grande desafio: manter um ensino de qualidade para os estudantes em suas casas por meio da tecnologia, conectando professores, os quais, até então, não faziam uso da tecnologia como instrumento de trabalho. O momento pedia que a escola se reinventasse e deixasse de lado os quadros negros e o contato presencial com os seus alunos. Era hora de uma nova forma de interação e ensino.

Apesar do medo da mudança, a direção sentiu que era a hora de procurar uma solução a altura que pudesse transmitir de modo eficiente o seu conteúdo educacional. A transformação precisava ser um processo rápido, com um parceiro que desse apoio aos docentes e educandos na superação das dificuldades e mudança de hábitos.

Solução

Optar pelo Microsoft 365 para educação, uma solução completa para instituições educacionais que reúne licença de Windows 10 com recursos avançados de segurança e gerenciamento, foi a solução sugerida à Escola Dr. Oséas pela Lattine Group após uma análise detalhada para encontrar o modelo de licenciamento mais adequado.

A equipe de profissionais da Lattine Group entendeu que, a plataforma de colaboração e produtividade completa seria o recurso mais apropriado para a instituição de ensino, já que contempla todas as frentes necessárias para o desenvolvimento das classes.

Como os professores não tinham em sua rotina o hábito de utilizar tecnologia para ministrar as aulas, foi necessário um trabalho de implementação interna da solução. Ele foi composto por treinamentos práticos para todo o corpo docente que ajudaram na utilização completa da solução e todos os seus recursos.

A implementação do Teams e seu conteúdo de tarefas e aplicativos, permitiu que os educadores criassem e personalizassem seus próprios ambientes de aprendizagem para os alunos e o SharePoint, também implementado, passou a contribuir para toda a gestão documental e criação de portais colaborativos entre os professores e seus alunos.

“Os treinamentos para todo o nosso corpo docente foram fundamentais para a segurança dos professores para a ministração aulas online. Mas, como o apoio dado pela Lattine Group a adoção foi um sucesso. Aos poucos todos foram conhecendo e se envolveram com as soluções apresentadas. O uso da plataforma Microsoft contribuiu positivamente para que a rotina da nossa escola fosse mantida com qualidade”, detalhou Rita.

Todas as disciplinas foram mantidas em horário normal, na grade curricular. Até mesmo as aulas de música, artes e educação física foram realizadas de forma online sem nenhum prejuízo.

A diretora ainda destaca que a aquisição da plataforma pela escola foi muito bem-vista e avaliada pelas famílias dos alunos. A qualidade das videoaulas impressionou e a troca do Whatsapp pelo Teams trouxe ainda mais credibilidade. “Recebemos muitos elogios”, conta.

“Foi muito importante para nós sentir o apoio da Lattine Group. Ouvir nosso corpo docente, tirar dúvidas. Também percebemos que a ferramenta é constantemente aprimorada, o que a torna ainda melhor para as atividades educacionais”, concluiu Rita.

Com o relaxamento das restrições e a volta gradativa à rotina presencial a Escola Dr. Oséas não abre mão de utilizar a plataforma. Hoje, sua utilização é mais focada nos alunos que residem em outros estados e aqueles que são PCD.

Motivo da decisão

Durante 15 dias, realizaram pesquisas profundas sobre as ferramentas disponíveis no mercado, conhecendo as plataformas, seu uso e contribuição aos corpos docente e discente.

Foi através de seu filho, gestor de uma grande companhia de conteúdos digitais, que Rita conheceu o Microsoft Teams e buscou empresas onde pudesse licenciar o software, encontrando a Lattine Group.

“Após a apresentação sobre a ferramenta Teams e suas funcionalidades senti a segurança necessária. Todas as explicações e suporte que recebi nesse momento foram importantes para a tomada de decisão, era uma grande mudança”, explica a mantenedora.

O nome do produto chamou a atenção, assim como a relevância da sua marca no mercado. Segundo ela, em suas pesquisas feitas paralelamente ao acompanhamento da Lattine, notou que em meio a pandemia, grandes empresas também estavam elegendo essa solução.

Resultados já obtidos

Rita explica que a transformação foi além das aulas, e o Teams também foi integrado ao sistema de gestão acadêmica. No âmbito administrativo a plataforma Microsoft contribuiu bastante para o planejamento e execução das rotinas, além de facilitar a comunicação entre todos. A familiaridade que muitos já têm com alguns aplicativos também favorece a utilização e maior aprofundamento das funcionalidades.

Os próximos passos da escola são aprofundar e entender mais sobre a solução. Assim, poderão avaliar quais dinâmicas do cotidiano também podem sofrer melhorias. Eles já sinalizam um dia de trabalho mais organizado e produtivo, mas entendem que ainda não exploraram por completo todo o potencial da plataforma.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP