Blog

Como ter sucesso no trabalho remoto

Trabalho

Como ter sucesso no trabalho remoto

O ambiente de trabalho passa por mudanças cada vez mais rápidas. Ao mesmo tempo em que os empregadores estão mais exigentes, os colaboradores também ganharam poder de voz e esperam algumas trocas das empresas.

Uma pesquisa realizada pela Citrix mostra que, após o salário, a possibilidade de equilibrar a vida pessoal e profissional é o segundo fator mais importante para os colaboradores. O trabalho remoto é uma possibilidade de trabalho que ajuda nesse equilíbrio e fideliza a relação dos talentos com as empresas.

Mais de 40% das empresas — de acordo com a consultoria Talenses —  já oferece esse modelo de trabalho que reduz o estresse, pois os colaboradores passam menos tempo no transporte público, tem uma melhor qualidade de vida e aumentam a produtividade e a flexibilidade nos horários de trabalho.

Na visão dos colaboradores, as empresas que se adequam ao trabalho remoto têm uma cultura de confiança direta com os mesmos e estão mais preocupadas com as entregas dos projetos do que controlar os horários de entrada e saída.

As empresas mais tradicionais ainda relutam em adotar essa estratégia com medo de deixar a equipe sem supervisão externa e mais exposta às distrações de um ambiente fora do trabalho — o que pode refletir na produtividade. 

Mas, de acordo com os especialistas, a produtividade no trabalho remoto pode até aumentar, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Oferecer oportunidades de desenvolvimento é um fator de retenção para a construção de equipes fortes. O time remoto consegue realizar treinamentos online e desenvolver a carreira profissional

A utilização da tecnologia é uma solução para as organizações tradicionais que ainda não se adaptaram ao trabalho remoto. Com ela, é possível construir conexões e capacitar toda a equipe para que o trabalho flua da melhor forma.

Ainda assim, é recomendado que ao menos uma vez por ano, as reuniões presenciais aconteçam para resgatar o contato físico e dar a oportunidade de trocar ideias e projetos para o futuro.

A tecnologia em nuvem é a grande aliada do trabalho remoto. Com a sua flexibilidade, é possível acessar e editar documentos de qualquer lugar. Além dos colaboradores acessarem de forma fácil os arquivos e dados, a nuvem permite a inserção de outras tecnologias, como a Inteligência Artificial (AI).

A segurança também deve acompanhar a flexibilidade e produtividade do trabalho. Por isso, ela é incorporada aos dispositivos e aplicativos de forma nativa.

O Microsoft Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, protege todos os dados, identidades e redes com inteligência.

As ferramentas da Microsoft ajudam a capacitar a força que o trabalho remoto pode ter na sua empresa — independente do porte. Utilize a tecnologia como sua aliada para estimular a colaboração e a comunicação de forma transparente entre a equipe.

Conheça mais sobre o Microsoft Azure — a ferramenta que te ajudará a alcançar o sucesso no trabalho remoto.