Blog

Power BI: 3 dicas para usá-lo

Power BI

Power BI: 3 dicas para usá-lo

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, mais do que acumulá-los, é indispensável contextualizar e entendê-los. Na prática, esse processo é realizado por meio do conceito de business intelligence, um dos pilares do ambiente de trabalho moderno. Dentro disso, temos o Power BI, poderosa ferramenta da Microsoft que transforma a maneira como as empresas lidam com os dados que possuem.

Reconhecendo a importância da inteligência de dados no mundo corporativo, preparamos este post com 3 dicas especiais para que você não apenas entenda o que é a BI, mas consiga aproveitá-la ao máximo com o melhor software disponível no mercado.

Nesta matéria, você conhecerá o conceito de business intelligence, o que é o Power BI e, em seguida, as dicas que separamos.

Vamos lá?

Business Intelligence: o que é?

A business intelligence (também chamada de BI ou inteligência de negócios, em tradução livre) é um conjunto de processos e ferramentas cuja premissa é transformar dados crus, descontextualizados, em insights valiosos para empresas de todos os tipos.

Isso é feito por meio da reunião e análise desses dados, procedimento que pode resultar tanto em um relatório quanto em um breve resumo das descobertas. O mais comum, no entanto, é a criação de uma dashboard.

As dashboards (ou painéis de controle) unem os dados de forma coesa em gráficos, tabelas e demais representações visuais. Na prática, elas ajudam os usuários a entenderem de forma mais clara e imediata o status do setor – ou setores – que está sendo analisado naquele momento.

Embora a ideia dos processos de business intelligence seja transformar a maneira como os dados são apresentados, ela também não fala o que as pessoas devem ou não fazer. No dia a dia, ela ajuda a indicar os caminhos, possibilidades e tendências às quais os usuários devem se atentar.

Ao simplificar e contextualizar a disposição de dados, a BI certamente encurta o caminho até a tomada de uma decisão final – que, com os insights resultantes desse processo, será muito mais assertiva e informada.

+ Veja mais: O que é Power BI e como funciona?

Tela do Power BI

Power BI: o que é?

Entendido o conceito de business intelligence, é hora de falarmos do Power BI. Resumidamente, ele é o conjunto de aplicativos e serviços que ajuda a contextualizar dados em uma interface visualmente amigável.

O material coletado pelo Power BI pode vir de diferentes fontes: seja um app local ou baseado na nuvem, uma planilha do Excel ou uma base de dados robusta, o software da Microsoft consegue produzir insights valiosos para as empresas que o utilizam.

O visual intuitivo do Power BI permite que os usuários compartilhem de forma interativa e atrativa as informações acerca do que está acontecendo na companhia ou setor analisado. Dessa forma, democratiza-se o conhecimento e a definição dos próximos passos nas companhias se torna mais eficaz.

Leia mais: Power BI – O que é e como funciona?

As opções do Power BI

O Power BI está dividido em três opções:

1. Power BI Desktop: como o próprio nome indica, um aplicativo desktop para o Windows.
2. Power BI Service (ou Serviço do Power BI): um software como serviço (SaaS) disponível online.
3. Aplicativos móveis do Power BI: versões do aplicativo disponíveis para iOS, Android e Windows.

Diferentemente do que possa parecer, todas elas são complementares e podem ser usadas simultaneamente pela mesma empresa com diferentes objetivos.

Por que escolher o Power BI?

Agora que você já sabe o que é business intelligence e conheceu um pouco do Power BI, pode estar se perguntando: por que escolhê-lo?

Por isso, separamos alguns motivos que podem facilitar a sua decisão:

a) O Power BI é compatível com diversas fontes de dados – mesmo que elas não tenham relação com a Microsoft;
b) No entanto, a integração com os apps da Microsoft permite o rápido compartilhamento e colaboração no Power BI;
c) Relatórios são criados em poucos minutos com os recursos de “arrastar e soltar”, reforçando o caráter intuitivo da plataforma;
d) No Power BI, é possível agendar atualizações automáticas de dados;
e) Não é necessário saber linguagem de programação para realizar análises dentro do Power BI;
f) Disponível em diferentes dispositivos, o Power BI já leva em consideração as necessidades dos colaboradores do ambiente de trabalho moderno;
g) Integrado ao Azure, o Power BI consegue disponibilizar informações em escala.

+ E-book gratuito: Power BI – O segredo para o sucesso

Vamos às dicas?

3 dicas para usar o Power BI


Editor do Power BI

1. Use o editor de consultas

O editor de consultas do Power BI é uma ferramenta semelhante ao Power Query do Excel 2013. E usá-lo é nossa primeira dica por aqui por um motivo muito simples: ele ajuda a detectar de forma mais exata qual tipo de dado está sendo carregado no aplicativo. Dessa maneira, as informações podem ser formatadas e apresentadas corretamente.

Essa ação pode ser fundamental para a construção de um espaço de análise de dados coeso, preciso e inteligente para todos os públicos – o que certamente se relaciona diretamente a nossa próxima dica.

Público alvo do Power BI

2. Pergunte-se com quem você vai falar

Manter em mente qual é a sua audiência durante a confecção de um painel do Power BI é uma dica tão importante que até a Microsoft procura reforçá-la de tempos em tempos. Afinal, nem a interface mais intuitiva é capaz de transformar um leigo em especialista.

Por isso, ao selecionar e organizar os dados a serem apresentados, pergunte-se qual é o nível de conhecimento do seu público e como será essa exibição. Com essas informações já estabelecidas, é possível montar um painel eficiente, suficientemente contextualizado, mas não cansativo.

Print do Power BI

3. Tudo em uma tela só

Independentemente do nível de conhecimento do seu público (estabelecido no item anterior), no mundo da business intelligence, saber analisar os dados e resumi-los de maneira coesa é essencial. Desse modo, o ideal é organizá-los de forma que eles fiquem em uma mesma tela, sem barras de rolagem.

Parece pouco, mas essa síntese pode ser determinante para manter o interesse e facilitar a compreensão dos seus ouvintes. Uma dica valiosa nesse sentido é destacar as informações mais importantes – se todos os textos e números tiverem o mesmo tamanho, por exemplo, fica mais difícil prender a atenção do público.

Quer trazer a BI para a sua empresa?

Aqui na Lattine, somos Microsoft Gold Partners. Contamos com uma equipe de especialistas em soluções Microsoft totalmente preparados para reconhecer e suprir as necessidades da sua empresa, impulsionando a transformação digital com responsabilidade e inteligência.

Solicite um contato especializado sobre o Power BI e conheça a ferramenta de business intelligence mais poderosa do mercado.