Blog
Microsoft Azure no setor da Saúde: Como funciona?
Mas, além de facilitar a comunicação e permitir conexões com milhares de pessoas de todo o mundo, a tecnologia também é de grande ajuda para o setor da saúde.
Exemplo disso é que, de acordo com um levantamento da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), os atendimentos por telemedicina passaram a corresponder a 25% das consultas — e a previsão é que esse número continue crescendo em um cenário pós-pandemia.
Diante disso, é fundamental que os hospitais e clínicas contem com um sistema operacional amplo, eficiente e seguro, visando dar toda a assistência necessária aos pacientes e à própria equipe.
Sabemos que o setor da saúde tem muito a se beneficiar com a tecnologia. Nesse sentido, apenas uma ferramenta robusta é capaz de atender às especificidades da área, com diversos protocolos de segurança e sigilo especiais.
No artigo de hoje, vamos falar sobre as diversas vantagens do Microsoft Azure para a criação de sistemas e soluções em saúde, destacando os recursos de cibersegurança da Microsoft, alinhados com o que há de mais avançado em sistemas de informação.
Quais são os recursos que o Microsoft Azure oferece para o setor da saúde?
A nuvem da Microsoft conta com uma base completa de recursos para a área de saúde, como o Microsoft 365 e o Dynamics 365 que oferecem diversas soluções para o setor e auxiliam nas mais diferentes operações.
Confira algumas delas abaixo!
Plataforma de desenvolvimento de aplicativos
O Azure, a nuvem da Microsoft, oferece uma estrutura completa para o desenvolvimento de aplicativos de forma segura e com todas as ferramentas necessárias para a operação. Na prática, há a integração entre todo o pacote de serviços da Microsoft e recursos para um desenvolvimento ágil e estável.
A solução do Microsoft Azure para o desenvolvimento de apps possibilita trabalhar por duas vias. Uma é a aceleração do build na plataforma gerenciada, ou seja, realizar o processo a partir de um modelo prévio, adicionando conhecimentos específicos do setor de saúde e rapidamente conectando e mesclando dispositivos.
Já o outro caminho é pelo desenvolvimento desde o princípio com os serviços da plataforma do Azure. O usuário tem acesso a blocos de construção robustos para fazer a codificação, acrescentar e adicionar dispositivos, entre outras possibilidades.
Nesse sentido, também é importante destacarmos o FHIR. Sigla de “Fast Healthcare Interoperability Resources” (Recursos de Interoperabilidade de Assistência Médica Rápida, em tradução livre), o FHIR é um padrão para a programação de aplicativos que permite a troca de dados e registros eletrônicos de saúde.
O Azure conta com API e o Conector IoT para o FHIR, possibilitando a criação e implantação do serviço com foco em interoperabilidade e conformidade com as regulamentações do setor.
Além disso, também é possível realizar a ingestão de dados, ou seja, a absorção de informações de uma ampla variedade de canais e posterior transferência desse conteúdo para um local de destino onde eles podem ser armazenados e analisados.
E-book gratuito: Migrando bancos de dados para a nuvem
Plataforma estruturada para desenvolvimento de tecnologia em IoT Médicas
O Azure IoT é uma plataforma de tecnologia confiável, utilizada para desenvolvimento de tecnologia e aplicativos em Internet das Coisas (IoT), que é a conexão entre objetos físicos e do cotidiano, proporcionando funcionalidades e um uso inteligente de recursos. Ele pode ser direcionado para a Internet das Coisas Médicas (IoMT), tecnologia que oferece uma série de potencialidades para o ecossistema de saúde.
A IoMT possibilita, por exemplo, o monitoramento contínuo do paciente, a manutenção de cuidados em ambiente residencial (diminuindo o tempo de internação) e o desenvolvimento de equipamentos inteligentes para o hospital.
Além disso, a solução oferece abertura também para a promoção de uma melhor experiência para a equipe e pacientes, pois facilita o gerenciamento de inventário de suprimentos médicos e permite acompanhar melhor a cadeia de recursos, como os produtos farmacêuticos.
Assim, a IoMT contribui na habilitação de insights apoiados em análise avançada, gerando benefícios como:
a) Otimização da rotina hospitalar;
b) Melhora do atendimento remoto;
c) Potencialização da fabricação;
d) Proteção da cadeia de suprimentos.
A plataforma possibilita que os provedores de saúde criem formas de interagir com pacientes e prestem um atendimento consistente e de alta qualidade.
Para isso, o Microsoft Azure conta com padrões abertos, para se comunicar de maneira transparente com outros sistemas, valorizando e possibilitando a interoperabilidade.
Em relação ao fator segurança, a solução da Microsoft conta com o Azure Sphere e a Central de Segurança do Azure para IoT, que são utilizados para monitorar e gerenciar a proteção dos dados.
Ela está em conformidade com a certificação HITRUST do Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA), a lei de portabilidade e responsabilidade dos provedores de saúde, garantindo privacidade e sigilo de dados de pacientes.
Quais são as vantagens de utilizar o Microsoft Azure no setor da saúde?
Proteção das informações de saúde, prontuários e dados sigilosos
As soluções da Microsoft são estruturadas com barreiras de segurança bastante robustas.
A nuvem naturalmente conta com a criptografia, além de aproveitar a presença de aplicações específicas para garantir o sigilo e resguardar os dados. Com isso, as informações de pacientes ficam protegidas no ambiente virtual.
Fornecimento de melhores experiências e resultados
O Microsoft Azure é a plataforma ideal para o desenvolvimento de softwares para a área médica, contribuindo com a criação de soluções tecnológicas que possibilitam a otimização dos tratamentos.
Dispositivos inteligentes, por exemplo, auxiliam no monitoramento dos sinais vitais de pacientes, facilitando o trabalho da equipe e promovendo autonomia para o usuário.
Melhores condições para a colaboração da equipe de profissionais e especialistas
A nuvem da Microsoft oferece um espaço seguro e funcional para facilitar a colaboração da equipe de saúde.
Assim, ela contribui para agilizar o fluxo de tarefas, disponibilizar uma estrutura para a discussão de casos e promover o aperfeiçoamento dos insights clínicos e operacionais.
Potencialização da fabricação no setor da saúde
Para quem trabalha com a fabricação de itens para o setor de cuidados de saúde, o Azure oferece uma estrutura para o desenvolvimento ou processamento de produtos de alta qualidade e de acordo com os padrões e exigências da área.
As tecnologias aprimoram o processo produtivo como um todo, favorecendo melhores resultados.
Leia mais: As novas segmentações da Microsoft Cloud
Como implementar as soluções do Microsoft Azure?
O Microsoft Azure proporciona grandes benefícios para a área da saúde. Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, é recomendado trabalhar com parceiros da Microsoft, visando um aproveitamento maior do potencial do Azure.
A Lattine Group é Microsoft Gold Partner. Somos uma empresa de transformação digital e trabalhamos com implementação e consultoria de softwares da Microsoft. Nossas consultorias são personalizadas, levando em conta as necessidades do ramo e especificidades do negócio.
Gostou de saber como o Microsoft Azure pode ser utilizado na saúde? Aproveite e entre em contato com nossos especialistas!