Blog
Microsoft Azure: Quais são os principais recursos da ferramenta?
O Microsoft Azure é uma plataforma consolidada, estável e segura de nuvem híbrida, habilitada para a realização de diversas atividades, além de permitir a execução de processos, serviços e aplicativos. O sistema contribui muito no processo de transformação digital, possibilitando a criação de uma estrutura robusta para suporte dos procedimentos no negócio.
Destacamos que é essencial conhecer bem a ferramenta para garantir uma migração segura e com suporte às práticas adotadas na sua empresa.
Por isso, no post de hoje, destacamos os principais pontos e recursos do Microsoft Azure. Leia e aproveite!
O que é o Microsoft Azure e para que ele serve?
Resumidamente, o Azure é a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, destinada à execução de serviços e aplicativos.
A solução conta com um grande número de funcionalidades, realizando atividades como a gestão e armazenagem de dados, serviços de webmail e softwares e o desenvolvimento e execução de aplicativos.
Quais são os principais recursos do Microsoft Azure?
O Microsoft Azure é uma nuvem híbrida — ou seja, ela combina diferentes aspectos da nuvem pública e privada.
Na prática, ele conecta servidores remotos espalhados em diferentes pontos, abrindo a possibilidade de operação e conjunto entre os dispositivos. Para as empresas, o sistema do Azure proporciona velocidade, agilidade e escalabilidade para as operações, além de contar com integração aos principais aplicativos da Microsoft.
Saiba mais: Quais são os benefícios do Azure?
Acompanhe a seguir quais são os principais recursos do Microsoft Azure!
IaaS e PaaS
Podemos dizer que há dois modelos de serviços de nuvem, o Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (IaaS) e o Platform as a Service ou Plataforma como Serviço (PaaS).
O IaaS abrange toda a estrutura de computação, backups e dispositivos para processamento de dados. A ideia é substituir um grande número de equipamentos e dispositivos físicos, para criá-los e gerenciá-los através da nuvem, ganhando mais agilidade e poupando espaço. Assim, o Azure otimiza seus recursos locais e aumenta a eficiência operacional ao mesmo tempo em que reduz seus custos.
Já o PaaS disponibiliza as ferramentas necessárias para rodar esses sistemas e plataformas em nuvem.
Azure Site Recovery
O Microsoft Azure Site Recovery é um sistema de recuperação em caso de desastres que salva cópias dos arquivos na nuvem. Sua base é a alta proteção e privacidade, em coerência com rigorosos protocolos de segurança e legislações relacionadas ao tema.
Além disso, as políticas de proteção do sistema são robustas e transparentes. A solução conta com certificações de defesa, oferecendo garantia desde o início da adesão ao serviço.
E-book gratuito: 10 mitos sobre migrar para a nuvem
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está completamente integrada à nuvem do Microsoft Azure.
Na prática, ela permite a obtenção de insights e ideias a partir do conteúdo gerenciado na plataforma, facilitando o serviço de pesquisa e promovendo o reconhecimento de imagens e palavras-chave. A IA também contribui com serviços cognitivos e favorecendo a mobilidade de migração.
Personalização
O Microsoft Azure é uma plataforma bastante flexível, com um grande número de recursos.
É possível criar um plano adaptado para o seu negócio e pagar somente pelo que utilizar, moldando o sistema às necessidades de cada organização. Diante da mudança de demanda, é possível modificar o pacote e ajustar o orçamento, para que ele se encaixe ao que é necessário no momento que a organização vivencia.
Compatibilidade com diversas línguas
O processo de desenvolvimento de aplicativos muitas vezes é atravessado por questões como a grande diversidade de línguas e estruturas e a variedade de bancos de dados. Isso gera dificuldades na rotina dos profissionais e traz constantes necessidades de adaptação e alteração em formatos e estruturas.
O Microsoft Azure possibilita compartilhar códigos, utilizar diversos bancos de dados e é compatível com diversas linguagens, frameworks e plataformas de criação. Isso proporciona integração, liberdade e cooperação para a área de desenvolvimento da empresa.
Integração com aplicativos do Windows
O Azure conta com mais de 100 serviços e diversos recursos em código aberto.
Ele se conecta a todos os aplicativos da Microsoft, permitindo o uso e inclusão desses recursos na plataforma. Assim, é possível, por exemplo, contar com a integração entre o Azure e a Área de Trabalho Virtual do Windows.
SAP Hana
O SAP Hana no Azure foi arquitetado com base no feedback dos usuários dos sistemas Microsoft e delineado para facilitar os processos de TI.
Ele é uma combinação de banco de dados otimizado e serviço de nuvem, que aprimora o sistema de gestão ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) e dispõe de uma estrutura robusta e escalonável.
Data Protection Manager
O Data Protection Manager é a solução projetada para a recuperação e backup de dados empresariais. Ela possibilita fazer cópias de segurança de arquivos, sistemas inteiros se a base for Windows e de máquinas virtuais do Hyper-V por via de Linux e Windows. A ferramenta possibilita, juntamente, restaurar itens em situações críticas por meio da restauração no local original ou em outro dispositivo mais seguro.
Inicie sua migração para a nuvem do Microsoft Azure!
Agora que você já conhece alguns dos principais recursos, ferramentas e conexões da nuvem segura da Microsoft, que tal iniciar o processo de migração da sua empresa?
Nesse momento, é indispensável contar com o suporte de parceiros especializados, preparados para atender às demandas da sua organização. Aqui na Lattine, somos Microsoft Gold Partners e estamos prontos para prestar todo o suporte necessário!
Solicite um contato conosco e aproveite uma consultoria especializada.