Contexto

O CURA grupo é hoje um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do Brasil, contando com 30 operações nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Possuem um trabalho com foco total na medicina diagnóstica com olhar humano, além da excelência do atendimento e na qualidade máxima antes, durante e depois da realização de exames de diagnóstico por imagem, medicina nuclear e análises clínicas.

Desafio

Por ser uma empresa oriunda de fusões e estar em diferentes regiões do Brasil, havia uma grande dificuldade na comunicação tanto entre profissionais da mesma filial, quanto de colaboradores de outras regiões.

Isso porque, com mais de 1.700 funcionários, apenas 500 deles possuíam licença com uma ferramenta corporativa de e-mail e plataforma de chat, ligações e vídeo conferências.

Na época em que o projeto iniciou, essas licenças se dividiam entre Google Workspace e servidores de e-mails locais.

Solução

Dessa forma, o Cura grupo buscou no mercado uma plataforma colaborativa em que houvesse uma melhoria na comunicação, a disponibilização do e-mail e um compartilhamento de arquivos mais eficiente.

E, em parceria com a Lattine Group, conseguiram encontrar o Office 365 F3 que não apenas promoveu uma economia financeira devido ao custo acessível das licenças, como iniciou uma jornada de transformação digital na organização.

A solução não somente conseguiu melhorar a comunicação entre todas as equipes com o uso do Outlook e Teams, como também forneceu novas ferramentas que otimizaram as rotinas de trabalho dos profissionais com o uso do Planner e Forms.

Em suas filiais espalhadas pelo Brasil, cada uma possuía um file server local sem comunicabilidade com outra região. Assim, quando um profissional precisava de um arquivo de outra unidade, ele precisava realizar o acesso através de uma conexão de VPN e conseguir o arquivo desejado.

Isso não apenas demandava tempo da área que necessitava da informação, como também gerava uma demanda para a área de TI que precisava configurar a VPN e abrir um canal para fazer essa comunicação entre filiais.

Motivo da decisão

Por isso, o Cura Grupo está realizando a migração de todos os file servers das unidades, centralizando os arquivos no Sharepoint para que sejam disponibilizados para a organização inteira através da nuvem.

As configurações de permissão e compartilhamento foram realizadas e a partir do acesso do Microsoft 365 esses file servers estarão 100% disponíveis para toda a organização.

Resultados já obtidos

Luis Henrique Generali, responsável pela área de TI do Cura Grupo, também explica que ao contratar a ferramenta para solucionar o problema de comunicação, estudou a plataforma e conseguiu solucionar questões que não estavam em pauta inicialmente com o licenciamento.

Um exemplo disso, foi a possibilidade de desenvolver uma ferramenta de ITSM através do Power Automate. Hoje, a Central de Help Desk funciona com a abertura de chamados através de formulários do Forms, a automação distribui essas demandas, e vai para as equipes através do Planner. É gerado um card dentro do Planner, com cada atividade, como se fosse um sistema de gerenciamento de tarefas.

A migração de e-mails realizada pela Lattine ocorreu em menos de 2 meses e a empresa também teve apoio da parceira nos processos de migração e rotulagem do Sharepoint.

Antes de utilizar os softwares Microsoft, a área de TI da organização levava cerca de 40 minutos para a configuração da VPN que permitia o acesso de arquivos entre filiais, hoje com os arquivos disponíveis em nuvem, isso acontece de forma instantânea, o profissional precisa apenas aguardar o tempo de abertura do site e login na conta.

Como projeto futuro, a companhia deseja realizar a integração de todos os ADs, que atualmente são locais, através do Azure Entra ID para ter um controle unificado, uma vez que, embora sejam grandes operações, as equipes de TI e infraestrutura são reduzidas.

E como ganho final, a empresa conseguiu abolir o uso do Whatsapp para a comunicação corporativa, atingindo com sucesso seu objetivo inicial ao contratar as licenças.