Blog

O conceito de Employee Experience (EE) aplicado ao Microsoft Viva

Artigos

O conceito de Employee Experience (EE) aplicado ao Microsoft Viva

Uma pesquisa evidenciou o que a gente já imaginava: quanto mais feliz o funcionário está, mais feliz será meu cliente e mais rentável será a minha empresa!

 

Todos os sábados pela manhã vou à feira do meu bairro comer pastel e tomar caldo de cana, são cerca de 4 barracas, uma ao lado da outra, mas sempre vou na mesma barraca. Uma vez um amigo me perguntou o porquê de sempre comprar na mesma barraca. Eu não tinha pensado nisso até então, mas em dois minutos de reflexão eu já tinha a resposta. Respondi a ele que gosto da forma que os funcionários daquela barraca são: todos eles têm um sorriso sincero no rosto, me parece que gostam de estar ali, parecem se divertir enquanto trabalham, me chamam pelo nome e demonstram felicidade quando eu chego, além do pastel de boa qualidade, é claro.

 

Após esta conversa ficou nítido para mim que eu deveria trazer esta máxima para minha empresa, os colaboradores do meu time tinham que estar felizes, sorrir com a voz para o cliente. Porém não bastava eu pedir para que os colaboradores pareçam felizes para os clientes, eles tinham que estar bem de verdade antes de qualquer coisa. Por isso, todos os dias eu pergunto para as pessoas ao meu redor antes de qualquer reunião: você está bem?

 

Há algum tempo, li um estudo da Microsoft que trouxe embasamento para esta minha teoria: a força matriz de qualquer organização são os colaboradores! Algumas organizações que já tiveram este insight têm adotado programas para garantir o bem-estar dos colaboradores implementando o conceito de Employee Experience (EX).

 

Aqui na Lattine por exemplo, temos um escritório moderno e harmonioso, além de termos um profissional de massagem como benefício dentro da empresa e isso faz toda a diferença.

 

A Microsoft, alinhada com esta iniciativa de EX, encomendou uma pesquisa para entender melhor como proporcionar uma boa experiência do colaborador. Com base no resultado da pesquisa foi lançado o MICROSOFT VIVA, um produto com 4 módulos que ajuda as organizações a proporcionar uma melhor experiência para o colaborador e como consequência menor turnover e maior rentabilidade, sendo eles: o Viva Learning, o Viva Insights, o Viva Connections e o Viva Topics.

 

Viva Learning

 

De acordo com o  LinkedIn Learning 2020 Workplace Learning Report, 94% dos funcionários dizem que ficariam em uma empresa por mais tempo se tivessem crescendo em aprendizado. Complementando este dado, os funcionários dizem que tem apenas 1% de tempo da semana de trabalho para se concentrar e aprender novas habilidades (Leading in Learning, Bersin by Deloitte). 

Por outro lado, 79% dos CEOs em todo o mundo estão preocupados porque a falta de habilidades essenciais em sua força de trabalho é uma barreira para o crescimento futuro.

 

Me parece que existe uma lacuna enorme aí. Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu o Viva Learning, uma ferramenta de LMS que funciona dentro do Microsoft Teams. Através dela é possível que os colaboradores tenham acesso fácil e intuitivo ao conteúdo do Linkedin Learning, conteúdo de parceiros e conteúdo desenvolvidos pela própria organização. Além disso, o gestor também pode sugerir e gerenciar o andamento dos treinamentos que devem ser executados por uma equipe.

 

 

 

Viva Insights

Outro estudo (Jennifer Moss, Beyond Burned Out Harvard Business Review, February 10, 2021) aponta que de acordo com 85% dos entrevistados, o bem-estar nas organizações diminuiu durante a pandemia, enquanto 56% dizem que a demanda de trabalho aumentou. Já de acordo com a LHH (empresa do grupo Adecco), 38% dos entrevistados sofreram da síndrome de burnout ao longo de 2021. 

 

Baseado nestes dados, a Microsoft lançou o Viva Insights: uma solução que ajuda o colaborador a fazer uma boa gestão de tempo e fornece também insights aos gestores sobre quão sobrecarregados os colaboradores estão, minimizando então a probabilidade de uma síndrome de burnout se desencadear.

 

Dentro do Viva Insights também é possível reconhecer um colaborador por um trabalho excepcional que foi realizado. O próprio Mário Sérgio Cortella comenta sobre reconhecimento em um de seus livros. Para ele, o reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém!

 

Viva Connections

 

Entrar em uma nova empresa durante a pandemia em um regime 100% home office também afetou o bem-estar dos colaboradores. Quase 60% dos entrevistados dizem que se sentem menos conectados à equipe depois de mudar para o trabalho remoto. 

 

O Viva Connections traz maior conexão para as pessoas, através de um feed de notícias corporativas de acordo com a área de atuação e interesse. É possível estar antenado sobre as movimentações, novidades e ações que estão acontecendo dentro de uma organização de forma prática e intuitiva. Esta solução reúne informações do SharePoint, Teams, Yammer e Stream.

 

Viva Topics

 

Outro ponto que também acaba desgastando o colaborador é passar muito tempo buscando informações para desempenhar uma atividade. Comunicação fluida e dinâmica contribui (e muito!) para o bem-estar do colaborador. Para isso, a Microsoft criou o Viva Topics. 

 

Através deste módulo do Viva, é possível que os colaboradores tenham acesso às informações de forma muito prática. Ao clicar em uma palavra ou uma tag, o Microsoft Viva Topics reúne toda a documentação do SharePoint Online sobre aquele tema, reúne as pessoas especialistas neste assunto e também publicações relacionadas no Yammer. Logo, em um clique, todas as informações sobre aquele assunto são concentradas em uma única tela para que eu tenha todo o conteúdo necessário. Claro, tudo de acordo com todos os níveis de permissionamento que uma ferramenta de GED precisa.

 

Employe Experience é um tema relativamente novo, ainda há muita dúvida sobre o assunto. Não há receita de bolo ou passo a passo para seguir, pois o tema é amplo e pode variar muito de acordo com o segmento, mas o mais importante é estar antenado em relação à temática e cuidar da saúde física e mental dos colaboradores para que eles estejam bem para cuidar dos clientes! 

 

Se você pretende levar o conceito para sua empresa, um caminho pode ser embutir este assunto como um dos pilares do processo de transformação digital.

 

Por aqui não somos pastelaria, mas estamos seguindo para deixar nossos colaboradores felizes, como na pastelaria!

 

Se interessou pelo Microsoft VIVA e em como ele pode potencializar o trabalho da sua equipe? Como Microsoft Gold Partners, estamos preparados para te ajudar! Solicite um contato especializado conosco agora mesmo.