Lattine Group

Cases

PHD Engenharia

PHD Engenharia

PHD Engenharia eleva nível de gestão e inovação de projetos para clientes na área industrial, de mineração e siderurgia.

Desde o início tivemos bastante apoio para encontrarmos a melhor solução. Tivemos a oportunidade de conversar com os arquitetos de produtos Microsoft da Lattine Group para entenderem nossa necessidade e indicar a melhor solução para nos atender no momento em que estamos.

Ivan Araujo, Engenheiro de Planejamento — PHD Engenharia

Contexto

A PHD ENGENHARIA é uma empresa inovadora de prestação de serviços de assessoria em gerenciamento e planejamento de obras de montagem industrial e construção civil, com a proposta de atender empresas e pessoas, aplicando as melhores práticas e softwares do mercado. Seu diferencial está na Metodologia própria de gestão, desenvolvida com base na experiência de seus líderes e pela relação de parceria construída com o Cliente, sempre utilizando as melhores e mais recentes práticas do mercado.

Oferecem soluções de gerenciamento, planejamento e controle nas obras, metodologias de ataque diferenciadas, capacitação de pessoas, além de assessoria estratégica com o foco na cadeia de valor do projeto, aumentando a produtividade e os resultados dos clientes.

A empresa surgiu da atuação de Pedro Nery como gestor de projetos e planejamentos em grandes obras, que decidiu exportar todo seu conhecimento e prestar serviço para outras companhias, buscando sempre elevá-las ao máximo de seu potencial.

O início no mercado aconteceu em 2018 focado na área industrial, de mineração e siderurgia em obras de grande porte e sua principal área de atuação acontece no Estado de Minas Gerais, onde sua sede está localizada.

Buscando ser um catalisador de inovações nos projetos em que operam, passou a fornecer mão de obra qualificada de profissionais de planejamento e uma gestão de obras diferenciada em seus clientes, aumentando sua participação e reconhecimento no mercado.

Habilitam e treinam profissionais internos e externos para fornecer mão de obra capacitada em planejamento e gestão para empresas desse segmento.

Foi utilizando essa metodologia que a companhia expandiu mesmo durante a crise econômica que iniciou durante a pandemia. Em sua abertura contava com um quadro de 8 funcionários, em 2020 aumentaram o número para 23 e estão encerrando 2021 com quase 50 profissionais. Os números financeiros também impressionam: em 2021, o faturamento aumentou 410% em relação ao ano anterior.

Desafio

A PHD Engenharia sempre foi uma empresa remota, por definição. A maior parte de seus colaboradores atuam alocados nas obras em diferentes cidades, alguns também realizam trabalho remoto ou híbrido.

Responsável pela gestão de quase 40 obras distribuídas principalmente no estado onde estão localizados, a pulverização da informação e os diversos canais de comunicação, sempre foram um grande desafio. A atualização dos dados dependia do envio de relatórios por parte dos funcionários, que perdiam tempo relevante na estruturação desses documentos.

Solução

Já possuíam um contrato Microsoft, mas apenas da parte operacional, como pacote office. Ivan Araujo, engenheiro de planejamento, fez uma pesquisa de mercado para buscar ferramentas que atendessem suas necessidades de forma mais ampla e encontrou o Teams.

A solução apresentada pela Lattine incluía, além da oficialização do Microsoft Teams como ferramenta oficial de comunicação, a criação de um ambiente Sharepoint pensado exclusivamente para o cliente.

Uma vez definida a estratégia, a implantação foi bastante rápida. Não houve impacto para o usuário final, apenas benefícios do novo ambiente colaborativo.

Atualmente, todos os projetos utilizam as plataformas Microsoft. Assim que uma obra é iniciada é criado um grupo no Teams para realizar a comunicação entre a equipe e armazenar os arquivos relacionados ao escopo.

Essa plataforma proporciona diálogo rápido com o time e aumento de eficiência com a organização dos arquivos na aplicação.

No Sharepoint, o cliente tem acesso a um ambiente virtual individualizado, com acesso estruturado à toda documentação de seus contratos e projetos em execução, como um repositório. Além disso, ele não fica recebendo relatórios semanais que sobrecarregam a caixa de e-mails e ocupam espaço de armazenamento nas máquinas; todas as informações ficam disponíveis no site com histórico estruturado.

Outra ferramenta amplamente utilizada é o Power BI, que dá acesso aos dashboards personalizados e visão gráfica. Permitindo que os consultores foquem na obra e não precisem se preocupar em produzir uma série documentos, ganhando em tempo e produtividade. Todos os projetos na PHD são geridos pelo Power BI de forma visual, online, diária e eficaz.

A comunicação na companhia é garantida pois não depende de servidor on premise. Mas, além de operar em nuvem, a PHD Engenharia criou uma rotina offline de backups de documentos para ter uma segurança extra, adicionando ainda mais solidez aos softwares Microsoft que já contam com mecanismos de proteção atualizados com frequência.

Motivo da decisão

Ivan pesquisou as soluções mais conhecidas no mercado para entender qual se encaixava mais nas necessidades da PHD. A familiaridade com Microsoft, além de serem ferramentas amplamente difundidas e utilizadas no mercado foram pontos importantes na escolha.

“Desde o início tivemos bastante apoio para encontrarmos a melhor solução. Tivemos a oportunidade de conversar com os arquitetos de produtos Microsoft da Lattine Group para entenderem nossa necessidade e indicar a melhor solução para nos atender no momento em que estamos”, explica Ivan.

Grande parte dos clientes também possui licenciamento Microsoft e isso influenciou a tomada de decisão, uma vez que teriam mais facilidade de adesão aos sistemas utilizados para realizar a gestão dos projetos.

Os funcionários da PHD Engenharia receberam treinamento da Lattine Group para que toda a equipe interna operasse efetivamente as ferramentas implementadas nesta etapa e também para que fosse possível expandir essa tecnologia para novos projetos.

Resultados já obtidos

A solução do conceito de ‘escritório digital’ utilizando o Microsoft Teams oferecida pela Lattine Group, eliminou o problema dos arquivos espalhados em diversos locais. Agora, todos os documentos técnicos estão estruturados dentro de equipes, criadas para cada projeto.

“Temos a certeza de que estamos trabalhando na versão mais atualizada, além de ser possível a edição simultânea, o que aumenta muito nossa produtividade. Além disso, o ambiente Sharepoint talvez tenha ido além. Podemos oferecer hoje um ambiente personalizado para nosso cliente, onde concentramos os principais documentos do projeto, dashboards, vídeos e qualquer informação oficial do projeto. Isso mostra transparência, além de ser uma segurança para ambas as partes”, defende o diretor Pedro Nery.

O trabalho da PHD Engenharia é gerenciar e passar informações aos clientes. Conseguir nivelar conhecimento, trabalhando de forma compartilhada, com os arquivos mais atualizados é uma forma de gerar mais valor, principalmente aos usuários.

A economia de espaço nas máquinas e em rede também foi significativa, visto que não é mais necessário gerar arquivos e todos os dados podem ser consultados de forma online e em tempo real.


Planos futuros

A equipe da Lattine Group está capacitando alguns dos colaboradores da companhia para que estes sirvam de multiplicadores do conhecimento, sendo possível replicar essa estrutura digital nos próximos projetos da PHD Engenharia.

“A ideia dessa parceria é que ela cresça junto com o nosso negócio”, comenta o diretor.

A PHD Engenharia deseja proporcionar experiências cada vez mais imersivas para o cliente e veem que a Microsoft também tem investido nesse ponto. “Nossas necessidades irão ficar mais específicas e, certamente, vamos precisar de plataformas mais robustas, como o Microsoft Azure e soluções de automação e desenvolvimento de aplicativos. Com este crescimento orgânico, temos a certeza de que vamos conseguir aproveitar de melhor forma o que a Microsoft tem a nos oferecer, a cada novo nível de maturidade organizacional que atingirmos”, finaliza Nery.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP