“Até o momento as tentativas de ataque não tiveram sucesso. Isso traz tranquilidade para gestão de dados e cibersegurança. […] Os colaboradores entenderam que cada um é peça fundamental na cultura de segurança e gestão das informações. Isto é gratificante pois percebemos o fortalecimento do nosso capital humano, em se tratando de cibernética.” Arley Costa, especialista em Tecnologia e Segurança da informação

Contexto

A instituição nasceu em 2014 para contribuir com a solidez e confiança do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), tornando-se parte de uma ampla rede de proteção ao Sistema Financeiro Nacional.

 

Um dos principais objetivos do FGCoop é proteger os depositantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo nos limites da regulamentação, contribuindo​ para sua solidez, perenidade e imagem. Além de apoiar as cooperativas de crédito e os bancos cooperativos a manterem-se íntegros, em plena saúde financeira, evitando a ocorrência de situações extremas, que possam ocasionar a intervenção ou liquidação extrajudicial dessas.

 

Quando pensamos em informações, insumos e conhecimento, não tem como falar sobre a entrega de dados e garantia do serviço se não houver controles e governança de dados muito bem aplicadas internamente na organização.

 

Isso significa, em primeiro lugar, que uma ferramenta robusta de análise de dados se faz necessária. A solução utilizada por eles é o Power BI.

A plataforma atua na camada de entrega de dashboard para a parte de monitoramento e risco das cooperativas de crédito. Por meio de uma atuação sofisticada, a equipe realizou um trabalho de backend para prover informações às áreas de negócio, Conselho e Cooperativas de Crédito.

 

Os dados vêm de fontes como planilhas, informações do Banco Central, do IPEA e das próprias cooperativas de crédito. Eles são consolidados por meio de algoritmos, fórmulas de cálculos e vetores que foram desenvolvidos e otimizados para o Power BI, de forma que a ferramenta entregue uma visão gerencial para o tomador de decisão.

 

Hoje, o Power BI perpassa do nível operacional até o nível estratégico das áreas. É uma ferramenta fundamental para entregar informação.

 

De acordo com Arley Costa, especialista em Tecnologia e Segurança da informação, “É fundamental que a diretoria do FGCoop, bem como o Conselho de Administração, tenha as informações em tempo real, tanto em desktops e notebooks, quanto em smartphones ou tablets. Para otimização e melhor uso do Power BI, foi realizado um treinamento com os colaboradores e interação entre as áreas para apresentação e segregação de dados.”

Desafio

Mas tão importante quanto o gerenciamento das informações, é a segurança desses ativos.

Na era digital, onde a conectividade e a inovação transformam o panorama financeiro, a segurança da informação emerge como a espinha dorsal para instituições que buscam prosperar de maneira segura e confiável.

Pensando nisso, o FGCoop buscou no mercado uma empresa que pudesse criar mais camadas de proteção e manter esses dados seguros e ativos, encontrando na Lattine Group uma parceira para essa iniciativa.

Arley Costa, idealizador do projeto, explicou que, anualmente, o plano de melhoria contínua de tecnologia em segurança da informação é revisitado e alinhado aos objetivos estratégicos da Instituição.

Em meio a um cenário complexo, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) investiu no reforço de suas defesas digitais, adotando as soluções de cibersegurança de ponta da Microsoft.

 

Solução

Tendo por mote a melhoria no ciclo de vida e segurança de dados e informações, o FGCoop adotou o conceito de Zero Trust, que é o modelo de segurança de confiança zero, possibilitando assim, informações e dados auditáveis, rastreáveis e de entrega célere.

Atualmente, a empresa chegou num nível alto de maturidade, rastreabilidade e de segurança que permite que eles não consumam nada mais, nem a menos do que o necessário nos ambientes de tecnologia. O que proporciona não apenas uma gestão financeira eficaz de seus recursos, como também uma fluidez nas rotinas de trabalho.

Em se tratando de segurança para endpoints, o Fundo utiliza entre suas camadas, a suíte de security da Microsoft. Para produtividade e colaboração, tem-se o Microsoft 365 em sua completude. Em 2024 a entidade planeja migrar as licenças de Power BI Premium por usuário para o Power BI Embedded.

A implementação das ferramentas de segurança por parte da Lattine foi realizada entre três e quatro meses, sem nenhuma dificuldade ou ocorrência negativa.

O maior desafio do projeto foi alinhar a tecnologia e soluções escolhidas com o negócio. Com regras distintas para cada setor e seção, fez-se necessário traduzir os objetivos estratégicos do negócio, passar para o plano tático e viabilizar a operacionalização disso tudo.

O especialista também explicou que não houve dificuldades de adoção por parte das equipes, pois o aculturamento dos times é constante e assim que o processo foi implementado, não houve resistência como é o caso de muitas organizações, apenas adaptações no uso das ferramentas.

A forma que encontrou para fazer isso, foi mostrando aos profissionais o impacto que a não adoção dos novos procedimentos poderiam causar: ”Os colaboradores entenderam que cada um é peça fundamental na cultura de segurança e gestão das informações. Isto é gratificante pois percebemos o fortalecimento do nosso capital humano, em se tratando de cibernética”, explica Arley.

Motivo da decisão

Com o compromisso de garantir o melhor aos depositantes, cooperativas de crédito e bancos cooperativos, a instituição reforçou suas defesas digitais, destacando as estratégias e tecnologias que se revelaram cruciais para proteger os dados sensíveis

que movimentam o negócio, garantindo a integridade das operações de um universo financeiro interconectado.

Resultados já obtidos

Como resultado desse grande projeto, o FGCoop garante 100% de disponibilidade do ambiente e zero incidentes de segurança, com a visibilidade total de tudo que acontece, o que permite que qualquer problema que venha ocorrer possa ser mitigado com agilidade e eficiência, demonstrando a excelência do Fundo.

A adoção proativa de tecnologias de cibersegurança pode cooperar para o futuro resiliente e inovador do FGCoop, auxiliando na proteção de seus ativos mais preciosos: a confiança e a segurança dos cooperados das Cooperativas de Crédito.