Blog
Shadow IT: o que é e quais os riscos para cibersegurança
Imagine uma organização que prosperou na pandemia e agora atua com um modelo de trabalho híbrido. Possivelmente a jornada em home office abriu margem para que cada colaborador usasse seu próprio dispositivo e baixasse os programas que consideravam mais interessantes para não deixar o desempenho cair.
Isso significa que informações corporativas e conteúdos da empresa começaram a trafegar por dispositivos pessoais e softwares desconhecidos pela equipe de TI. E é justamente aí que mora o perigo do que ficou conhecido como “Shadow IT”.
Acompanhe o conteúdo!
O que é Shadow IT?
“Shadow IT” ou “TI invisível” acontece quando hardwares (aparelhos, dispositivos) e/ou softwares (programas, aplicativos, ferramentas e soluções) são utilizados sem o devido conhecimento e controle dos profissionais responsáveis pelo TI da empresa.
Veja algumas práticas comuns de Shadow IT:
- Utilizar o e-mail pessoal – e não o corporativo – para trocar mensagens e anexos com outros colaboradores;
- Fazer o uso de serviços de nuvem não autorizados pela equipe de TI para gerenciar projetos/arquivos da empresa;
- Instalar aplicativos não autorizados no telefone corporativo;
- Utilizar aplicativos da empresa em dispositivos pessoais sem o consentimento do TI.
Um dos principais motivos que favoreceu o Shadow IT em maior escala foi a pandemia. Muitos negócios passaram a focar somente em “manter a operação rodando” com o trabalho em home office, sem prevenir a proteção de dados / acessos e sem adotar políticas de cibersegurança, elevando os riscos de ameaças.
Quais os riscos de cibersegurança associados ao Shadow IT?
Vazamento de dados
Utilizar softwares não autorizados pode contribuir para que os riscos de vazamento de dados de uma organização cresçam de forma exponencial.
Os vazamentos de dados acontecem exatamente devido à vulnerabilidade dos dispositivos, reflexo da prática de Shadow IT.
Não conformidade
As corporações que estão sujeitas a regulamentos de conformidade rigorosos correm sérios riscos com o Shadow IT.
Além de expor informações sensíveis a ciberataques, a empresa também pode enfrentar processos judiciais ou multas devido a não conformidade, prejudicando assim a reputação e os negócios da organização.
Redução da visibilidade e controle
Quando informações e dados permeiam dispositivos não autorizados pelo TI, isso significa que a visibilidade e controle destes elementos foram perdidos.
Não tendo ciência de onde os dados estão, a equipe de TI fica incapaz de estabelecer a segurança necessária para essas informações, evitar vazamento de dados e executar medidas de recuperação de desastres.
Aumento da superfície de ataque
O Shadow IT também é prejudicial pois aumenta as superfícies de ataque da organização. Neste cenário, os repositórios de dados não gerenciados ficam fora dos limites de segurança estabelecidos.
Ou seja, a prática de Shadow IT não possui o resguardo de nenhum sistema de testes contra invasão, detecção de intrusão, informações de segurança e gerenciamento de dados.
Como proteger seu negócio do Shadow IT?
A Lattine Group pode auxiliar o seu negócio a ampliar toda a estrutura de cibersegurança, independente da modalidade de trabalho (presencial, home office ou híbrida). Somos parceiros premiados da Microsoft, com grande experiência de mercado e equipe especializada.
No trecho do Podcast gravado com Anderson Hernandes, nosso Arquiteto de Soluções, Thiago Alves, destacou este cenário e esclareceu como a tecnologia de ponta a ponta da Microsoft aumenta a segurança corporativa:
Nossa abordagem alinha proteção e rendimento, para que a sua operação esteja em conformidade e se mantenha produtiva.
Entre em contato com nossos especialistas para conhecer a solução que cabe no bolso do seu negócio.