Lattine Group

Blog

Como construir uma cultura forte na sua empresa?

Colaboradores

Como construir uma cultura forte na sua empresa?

Cada vez mais, as culturas das empresas são mencionadas como a grande agente transformadora nos times. Uma cultura bem estruturada ajuda a diferenciar a empresa dos seus concorrentes e os colaboradores sabem qual ação tomar em situações atípicas por causa das condutas da cultura.

Para concentrar todas as informações, as empresas criam um deck de cultura — uma espécie de documento que explica o que a empresa pode esperar dos funcionários e o que os funcionários também podem esperar da empresa.

As opiniões, o aprendizado, a transparência, o desenvolvimento, a diversidade e a inclusão podem ser alguns dos assuntos abordados no deck de cultura.

A sua empresa tem uma cultura?

Você sabe se a sua empresa já tem uma cultura? Por mais que ela nunca tenha criado um documento, toda empresa possui uma cultura que tem início na fundação da empresa com os sócios ou com os primeiros colaboradores. 

Se a sua cultura for boa, mantenha-a; se ela precisa melhorar, mude para uma cultura que as pessoas amariam “vestir a camisa” e que segue os propósitos da empresa.

Qual o impacto?

A construção de um bom deck de cultura pode ser uma excelente ferramenta para atrair os candidatos certos com o fit cultural — perfil que se adequa à cultura da empresa — e ajuda a não seguir no processo de entrevistas os candidatos que não se sentirem atraídos.

Ao saber que os colaboradores têm fit cultural, você tem mais garantias de que eles tomarão as decisões certas para a empresa e, portanto, serão mais independentes

O termo cultura pode ser facilmente confundido pelas empresas. A cultura pode ser:

  • Premissas básicas compartilhadas por um grupo;
  • Ações que as pessoas fazem sem perceber;
  • Manifestação de valores compartilhados.

Escritórios que dizem que o playground, as fotos espalhadas pelo ambiente e as comidinhas são a cultura da empresa não entenderam a importância de uma cultura bem definida e podem tentar aproveitar a tendência de valorização das empresas que realmente possuem um deck de cultura.

Como somos influenciados?

Nós somos resultado da média das 5 pessoas que mais passamos o tempo — que em muitos casos são os colegas de trabalho. Caso o ambiente e as atitudes sejam desagradáveis, a tendência é que, com o tempo, aceitamos as condições e alteramos o nosso comportamento para algo semelhante aos colegas de trabalho. Se o ambiente de trabalho não é bom, o crescimento da empresa fica estagnado.

Quando definir?

A cultura pode ser definida no mesmo momento da missão, visão e valores, pois a visão indica para onde a empresa irá, mas é a cultura que faz ter a certeza que a empresa chegará no lugar almejado. 

Esse processo deve ser tratado com a mesma prioridade que outros projetos. É preciso que tudo esteja muito além de um mural na empresa e que ações na prática sejam aplicadas.

Uma boa cultura significa que a empresa é boa?

Uma boa cultura faz com que as pessoas sejam felizes, que a liderança seja acessível e que as conquistas sejam celebradas, mas nem sempre uma boa cultura significa que a empresa é boa. A cultura é apenas uma parte da empresa, que depende de bons produtos, visão e experiência dos clientes.

As ações dos membros representam a cultura da empresa e esse valores devem ser comunicados. Bons profissionais que não se adaptam à cultura ou não tem um bom relacionamento com os colegas não são bons para a empresa, assim como pessoas desengajadas, descontentes e profissionais deixam a empresa.

Como comunicar a nova cultura?

Os valores que estabelecem a cultura de uma organização são fundamentais para as tomadas de decisão e na comunicação de toda a empresa. O Teams — solução da Microsoft — auxilia na mudança de cultura com a colaboração em arquivos e permite que a comunicação entre as equipes e os clientes seja facilitada. Conheça mais sobre o hub para o trabalho em equipe!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP