Lattine Group

Blog

Como a inteligência artificial pode salvar vidas

Colaboradores

Como a inteligência artificial pode salvar vidas

Você já teve a sensação de que os desastres naturais aumentam cada vez mais? Infelizmente essa é uma realidade. Os aumentos em desastres naturais — tsunamis, furacões e terremotos — são causas do aquecimento global, que aumentou a força desses fenômenos.

Além dos desastres naturais, o mundo também enfrenta guerras e conflitos, que agravam ainda mais os problemas sociais como a miséria, fome e o número de refugiados. De acordo com a ONU, existem 26 milhões de refugiados no mundo, o que justifica as condições precárias de vida e a fuga durante as guerras.

Com um olhar atento para esses casos, a tecnologia tem uma missão que vai muito além de ajudar na rotina de trabalho: o papel de salvar vidas. A inteligência artificial ganhou um destaque na última década, mas o seu conceito ainda não é compreendido de maneira geral por grande parte da população.

A maioria das pessoas enxergam a inteligência artificial como algo distante e inacessível, onde os robôs ocupam as vagas de trabalho dos humanos e realizam todas as funções como um filme de ficção científica, quando na verdade, a inteligência artificial ajuda a otimizar o tempo com análises de dados que fornecem informações relevantes.

Por mais que ela possa ajudar em diversas funções, o fator humano é indispensável e deve ser adaptado à tecnologia para que o resultado seja positivo em qualquer âmbito. Em algumas profissões que envolvem o poder de salvar uma vida, como um médico, a maior parte do tempo é utilizada em análises e exames e apenas uma pequena parcela do tempo disponível é dedicada para atendimento ao paciente.

Agora, com a inteligência artificial, o fator humano torna-se muito mais importante para o bem-estar dos pacientes e ajuda até na recuperação de situações traumáticas. O profissional fica muito mais disponível para uma interação e construção de relação humana — o que é um ponto muito pedido pela maioria dos pacientes.

A Microsoft possui algumas ações que ajudam a salvar as vidas em maiores proporções também. A empresa firmou um compromisso de investir $ 115 milhões em 5 anos na inteligência artificial com soluções para os maiores desafios do mundo — como os desastres naturais.

Uma de suas ações é o combate ao tráfico humano — que bateu recorde no número de casos em 2016. Por meio de estruturas de análise preditiva e bot, consegue-se direcionar a demanda desses casos, interrompê-los e garantir assistência para as vítimas.

A utilização de chatbots garante um amparo para os refugiados que buscam iniciar sua vida em um novo país. Esse recurso pode ajudar os trabalhadores a se comunicarem com pessoas de outro idioma e que necessitam de recursos básicos como acesso aos alimentos, abrigo e higiene pessoal.

A crescente utilização da inteligência artificial prova que a busca pela capacitação e o atendimento à todas as partes do mundo é cada vez maior e reforça o impacto que ela pode causar em toda a sociedade — seja para melhorar um ambiente de trabalho ou impactar diretamente a nossa vida pessoal.

Se a inteligência artificial pode salvar vidas, imagine os ganhos que ela pode trazer para a sua organização! Quer saber mais sobre essa tecnologia? Acesse e saiba como desenvolvê-la no seu negócio

Blog

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

As melhores maneiras de desenvolver a IA no seu negócio.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Follow Up Comunicação