Lattine Group

Blog

O papel da tecnologia na otimização do Recursos Humanos

Colaboradores

O papel da tecnologia na otimização do Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos (RH) enfrenta diversos desafios para atender às demandas de mercado atual. Além das tarefas administrativas — que em grande parte são manuais ou poderiam ser otimizadas — é preciso ter um olhar de atenção aos colaboradores com ações para promover um melhor ambiente de trabalho e incluir a diversidade dentro dos times.

O foco nas habilidades e desenvolvimento de cada colaborador permite o crescimento e a expansão das empresas. E para selecionar novos talentos que agregarão à equipe, os processos seletivos precisam ser bem planejados e definidos para evitar gastos desnecessários.

De acordo com uma análise realizada pela Harvard Business, 80% do turnover — a rotatividade de funcionários — ocorre em decorrência de contratações equivocadas. Algumas organizações já utilizam a Inteligência Artificial e o machine learning para os processos de contratação.

A aplicação das tecnologias beneficia os dois lados: o RH consegue contratar, integrar e gerenciar as pessoas com mais facilidade. Já os candidatos podem selecionar as melhores vagas que se adequem ao perfil e evitar processos seletivos longos e desgastantes.

Para realizar a integração dos novos funcionários, fluxos podem ser criados para garantir que todos terão o mesmo nível de experiência durante as boas-vindas. O gerente da área e a equipe são informados sempre que um novo funcionário entrar no time por meio de e-mails personalizados.

A tecnologia também vai além do processo de contratação e pode ser aplicada na rotina da área com impacto direto nos colaboradores e em toda a empresa. O funcionário pode avisar que está doente por meio de um botão que, além de bloquear toda a agenda, também envia uma mensagem para o líder.

Em caso de licenças, é possível solicitar a aprovação do gerente com a utilização de um único ponto de entrada em vez de enviar diversos e-mails para várias pessoas e aguardar respostas.

Em casos de reuniões internas com a equipe de RH, as anotações podem ser armazenadas em softwares e transformadas em tarefas pessoais para cada colaborador conforme definido em reunião. A tecnologia ajuda a extrair tudo o que foi discutido com os responsáveis sobre as ações e a colocá-las em prática.

A Microsoft dispõe de soluções como o relógio de ponto, que controla o horário de trabalho dos colaboradores de acordo com a carga horária. Essa solução é muito flexível para organizações com diversas modalidades de trabalho: presencial, home office e etc.

O Microsoft SharePoint é uma intranet móvel e inteligente que permite o compartilhamento e gerenciamento de conteúdo, além da construção de fluxos — como as solicitações de licença e criação de perfis ideais de candidatos para processos seletivos.

Saiba como otimizar as atividades do Recursos Humanos na sua organização!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP