Lattine Group

Blog

Transformando a instituição de ensino com a Microsoft

Dicas

Transformando a instituição de ensino com a Microsoft

A tecnologia promoveu mudanças irreversíveis na maneira como nos relacionamos em sociedade. Esse processo inclui, claro, a forma como trabalhamos e, consequentemente, as competências necessárias para uma formação educacional satisfatória, impactando diretamente qualquer instituição de ensino.

Hoje, a aprendizagem vai muito além de decorar e reproduzir informações roboticamente. O desenvolvimento da criatividade e de um senso crítico aguçado são prioritários em todas as etapas da vida escolar – e, nesse sentido, o uso inteligente de ferramentas tecnológicas pode ser exatamente o que a sua instituição de ensino precisa.

Listamos, a seguir, os 5 aplicativos essenciais para promover a transformação digital na sua instituição de ensino e otimizar o dia a dia dos professores, alunos e demais colaboradores.

1. Azure

Instituição de ensino moderna com o Azure

A computação em nuvem já faz parte do dia a dia de estabelecimentos de todos os tamanhos e setores. No âmbito educacional, essa tecnologia também tem trazido avanços importantes na economia de recursos e garantia da segurança das informações de funcionários e alunos.

Nas instituições de ensino, que lidam com um volume considerável de documentos – desde provas até históricos escolares, por exemplo –, garantir que esses itens estão disponíveis sempre que necessário é imprescindível para o bom andamento dos processos diários.

O Azure permite que todos esses dados sejam armazenados de forma segura e eficiente, impedindo perdas e facilitando o acesso de toda a ala administrativa da instituição de ensino em questão.

2. Teams

Transforme a sua instituição de ensino com o Teams

Uma das ferramentas mais completas da Microsoft, o Teams conta com diversos recursos interessantes para a construção de uma aprendizagem que transcende o ambiente das salas de aula.

Com esse software, é possível realizar transmissões ao vivo, criar chats com até 10 mil participantes e compartilhar documentos de diferentes formatos (como textos, áudios e vídeos). Dessa forma, a disponibilização de conteúdos interativos fica ainda mais fácil, incentivando a criatividade dos educadores e a troca de ideias entre os alunos, que também podem deixar comentários sobre os arquivos disponibilizados.

O Teams também é útil para o estabelecimento de uma comunicação mais eficiente entre todos os colaboradores, que podem criar canais de discussão específicos e disponíveis tanto no computador quanto nos dispositivos móveis.

3. OneNote

OneNote

Algumas coisas não mudam: tomar notas em aula e redigir resumos ainda são estratégias amplamente utilizadas por alunos em todas as fases da jornada educacional. Nesse sentido, o OneNote é a ferramenta ideal para tornar esse processo ainda mais fácil e inteligente.

Aqui, a palavra-chave é liberdade. Dentre os principais recursos desse aplicativo, é possível citar a personalização total das anotações – que podem, inclusive, ser manuscritas e incluir desenhos, fotos e vídeos – e a criação de uma biblioteca organizada por seções e páginas.

O OneNote também permite a colaboração em tempo real. Os alunos e professores podem interagir com os documentos, adicionando e editando dados rapidamente. Além disso, com esse software, o risco de perder informações importantes é virtualmente eliminado.

4. PowerBI

PowerBI

Mais do que acumulá-los de forma indiscriminada, saber examinar os dados que a sua instituição tem é uma habilidade muito útil e benéfica para o desenvolvimento de novas estratégias internas. Aqui, o PowerBI é o aplicativo ideal.

Com essa poderosa ferramenta da Microsoft, é possível entender quem, de fato, compõe o seu corpo estudantil, acompanhar e analisar o desenvolvimento dos alunos com o passar do tempo e obter insights profundos sobre toda a instituição de ensino.

Os painéis criados no PowerBI apresentam todas as informações com gráficos claros, intuitivos e, principalmente, funcionais. A interface bem construída do aplicativo permite que todos os membros da equipe possam trabalhar sem problemas.

5. Sway

Microsoft Sway

No mundo altamente conectado em que vivemos, a utilização inteligente de recursos visuais e interativos é uma estratégia eficiente para aumentar o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado. Nesse sentido, o Sway permite que os educadores consigam ir além.

Embora esta não seja a ferramenta mais famosa da Microsoft, ela é, certamente, uma das mais interessantes – principalmente quando o assunto é educação. Com esse software, os professores podem expor os seus materiais de uma maneira mais atrativa, criando gráficos dinâmicos e apresentações multimídia.

Considerando a multiplicidade de dispositivos utilizados atualmente, uma grande vantagem do Sway é que o seu conteúdo pode ser facilmente visualizado tanto no desktop quanto nos tablets e celulares.

Conheça todo o potencial das ferramentas da Microsoft na sua instituição de ensino. Entre em contato conosco e saiba mais.

Siga-nos nas redes sociais
LinkedInInstagramFacebookYouTube

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP