Blog
Licenciamento de software e segurança: qual é a relação?
Mas ainda há quem utilize softwares pirateados, o que oferece um grande risco ao usuário e a todos os envolvidos. Em um contexto empresarial, por exemplo, essa situação pode ser extremamente prejudicial, pois expõe os dados sensíveis da empresa e abre caminho para roubos ou vazamento de informações.
O que aparenta ser um caminho mais fácil é, na verdade, uma potencial ameaça. Afinal, sem legalizar a ferramenta, você não sabe realmente quem tem acesso aos seus dados e materiais, o que sujeita a corporação, os colaboradores e clientes a ameaças desconhecidas.
Quer entender melhor o assunto? Saiba mais a seguir!
Qual a relação entre o licenciamento de software e segurança?
O licenciamento de software é uma condição básica para que o seu sistema tenha condições de uso seguro.
Uma plataforma licenciada conta com recursos de proteção e é regulada por empresas credenciadas, proporcionando uma navegação com as barreiras necessárias em relação a ameaças no meio virtual.
Assim, podemos dizer que o licenciamento é pré-condição para resguardar seu negócio de ciberataques e problemas no meio virtual.
+ E-book gratuito: Como a pandemia mudou o cenário da tecnologia
Quais são os riscos de utilizar softwares piratas?
Com softwares não-licenciados, seu ecossistema digital fica ameaçado. Entenda melhor a seguir!
1. Maior propensão a ciberataques
O número que autentica um software pirata é chamado “crack”. Ele é gerado por um programa cuja finalidade é invadir sistemas licenciados.
Assim, nada garante que não estejam acessando as informações da empresa e dos seus clientes em um software ilegal. Ele pode também fazer isso de forma silenciosa, expondo sua companhia, sua equipe e os clientes.
2. Danos à imagem do seu negócio
A Microsoft conta com um rigoroso sistema de monitoramento, para identificar se há usuários com sistemas ou softwares pirateados. Ser identificado com soluções ilegais em uma Auditoria da Microsoft é especialmente problemático, primeiro porque isso afeta diretamente a credibilidade do seu negócio; segundo porque o valor da multa pode ser até três mil vezes maior que o valor da licença.
O investimento em licenciamento de software te oferece uma plataforma segura e vantajosa, processo realizado de forma planejada, e taxas que variam de acordo com o pacote contratado.
3. Riscos de infrações na LGPD
Outro ponto importante é que as multas pela não-conformidade com a LGPD estão valendo desde agosto de 2021, sendo a entidade fiscal a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
A organização que descumpre a lei, primeiramente, é notificada. Seguem-se advertências e fiscalizações e, se o problema persistir, a empresa é multada em até 2% do faturamento, com limite de $50 milhões por infração.
Nas punições, são incluídos também o bloqueio dos dados pessoais que estão sendo gerenciados de forma irregular, a eliminação dessas informações e até a suspensão parcial do banco de dados. Caso não haja a correção, ocorre a proibição total ou parcial do exercício de tratamento de dados, o que pode inviabilizar o negócio.
Sem um software legalizado, o risco de ocorrerem violações da LGPD é muito maior, uma vez que seu sistema fica altamente vulnerável.
Como o licenciamento de software proporciona segurança para a empresa?
O licenciamento de software é um verdadeiro investimento para o negócio. Entenda por que a seguir!
1. Compliance
Com o licenciamento de software, você fica em conformidade com as principais normativas em direito digital. Além disso, com as licenças em soluções da Microsoft, você conta com ferramentas que te ajudam a estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados, especificamente.
2. Atualizações
Os softwares licenciados recebem atualizações com regularidade, o que possibilita que você e sua equipe naveguem em segurança. Afinal, as atualizações sempre corrigem eventuais configurações e detalhes de recursos para aprimorar a experiência do usuário e, claro, reforçar a sua proteção.
3. Suporte especializado
Quando você utiliza um software licenciado, tem a possibilidade de acessar um serviço de suporte especializado.
A Microsoft, por exemplo, oferece suporte diretamente ou por meio de empresas parceiras, além de disponibilizar uma vasta documentação na internet para facilitar o uso de suas ferramentas e plataformas. Dessa forma, é possível aproveitar as soluções com segurança, sem correr o risco de se ver desamparado diante de emergências.
4. Proteção de dados
O licenciamento de software garante que as informações do seu sistema estejam resguardadas por poderosas ferramentas especializadas em proteção. Alguns exemplos de plataformas de proteção da Microsoft são:
a) Azure Sentinel;
b) Autenticação multifator;
c) Azure Active Directory;
d) WAF;
e) Abordagem Confiança Zero em todas as ferramentas.
Além disso, soluções como o e-mail corporativo da Microsoft, o Exchange, contam com robustas barreiras para resguardar colaboradores e clientes de agentes maliciosos no meio virtual.
Os diferenciais da Lattine para te auxiliar no licenciamento de software
A Lattine Group é uma empresa de tecnologia e transformação digital especializada nas soluções da Microsoft. Atendemos empresas de todos os tipos e, como Microsoft Gold Partner, temos a autoridade de profissionais certificados.
Nossos serviços incluem a implementação das soluções, orientações de uso e treinamentos, além de suporte técnico e administrativo focado no seu negócio. Realizamos também o acompanhamento e solução de incidentes e dúvidas.
Com a nossa ajuda, você regulariza seus softwares de forma fácil e segura!
Entre em contato e saiba como trazer seu licenciamento para a Lattine!