Lattine Group

Blog

Azure Active Directory: o que é e como funciona?

Microsoft Azure

Azure Active Directory: o que é e como funciona?

Conheça o serviço de gerenciamento de identidades Azure Active Directory e saiba como ele pode te ajudar a administrar o seu negócio.

Uma coisa é certa: nós nunca estivemos tão conectados! A pandemia causada pelo coronavírus nos obrigou a repensar a forma como nos relacionamos, seja em nossa vida pessoal ou profissional.

Muitas pessoas passaram a trabalhar de maneira remota e podemos dizer que boa parte das nossas relações se desenvolveram através das telas em 2020. Da reunião de trabalho ao fechamento de novos acordos, passando até o happy hour com os amigos, tudo isso aconteceu virtualmente.

Diante desse cenário, é importante que tenhamos segurança na hora de compartilhar dados ou informações pessoais, visando a nossa proteção e de nossa empresa.

Sabemos que a tendência é que essas conexões aumentem cada vez mais. Por isso, estamos em uma busca constante para desenvolver plataformas e serviços que tenham como objetivo a segurança e a proteção dos seus dados.

Foi pensando nisso que a Microsoft desenvolveu uma plataforma de nuvem universal para gerenciar e proteger identidades. O Active Directory (AD), serviço da nuvem do Azure, oferece logon único e autenticação multifator para ajudar a proteger seus usuários contra 99,9% dos ataques de segurança cibernética.

Em um momento como este, no qual tanto se fala sobre proteção de dados, é importante que as empresas se assegurem de que seus dados estão sendo tratados de forma responsável.

Se proteger durante o trabalho remoto exige uma autenticação forte e um controle de acesso a recursos com base em avaliações de risco em tempo real. Com o Active Directory você protege os seus funcionários de possíveis ameaças cibernéticas, controla o acesso com políticas inteligentes e toma as medidas adequadas para cada situação.

Além disso, independentemente das pessoas estarem trabalhando no mesmo local ou de maneira remota, o Azure AD fornece acesso contínuo a todos os aplicativos para que a sua equipe possa continuar produtiva em qualquer lugar — um dos pilares do ambiente de trabalho moderno.

Esse serviço da nuvem da Microsoft oferece um portal personalizado que permite uma experiência de usuário simplificada, otimizando o trabalho e impulsionando a produtividade.

Atualmente, o Azure AD gerencia mais de 1,2 bilhão de identidades e processa mais de 8 bilhões de autenticações todos os dias. Seguro e inteligente, o serviço já está sendo utilizado de formas criativas pelas principais empresas ao redor do globo.

+ Leia mais: Como ajudar os desenvolvedores remotos?

Tela do Azure AD

Como o Azure AD melhora as práticas de gerenciamento de identidade?

O Azure AD é um serviço baseado em três itens: computação em nuvem, identidade e gerenciamento.

Em outras palavras, em uma única solução, a plataforma organiza o acesso a aplicativos e sistemas por meio de políticas de gerenciamento de identidades, um dos principais fatores que garantem a segurança das empresas — especialmente aquelas que adotaram o trabalho remoto como parte da rotina.

Quer saber mais sobre como o Azure Active Directory pode ajudar nesse processo? Veja algumas boas práticas que separamos por aqui:

1. Estabeleça uma única instância do Azure Active Directory: Definir uma única fonte autoritativa aumenta a clareza sobre o gerenciamento das identidades e reduz os riscos de segurança de erros humanos e da complexidade da configuração.

Nossa recomendação é que você designe um único diretório do Azure Active Directory como a fonte de autoridade para suas contas corporativas e organizacionais.

2. Ative a sincronização de hash de senha: A sincronização de hash de senha é um recurso usado para sincronizar senhas de usuário de uma instância do Active Directory local para uma instância do Azure Active Directory (especificamente) local. Essa sincronização ajuda a proteger contra credenciais vazadas, reproduzidas de ataques anteriores.

3. Gerencie e controle o acesso aos recursos corporativos: Configure as políticas de acesso condicional comuns do Azure Active Directory com base em um grupo, localização e sensibilidade de aplicativo.

4. Bloqueie protocolos de autenticação herdados: Diariamente, invasores exploram os pontos fracos nos protocolos mais antigos, especialmente para ataques de irrigação de senha. Configurar o acesso condicional para bloquear protocolos herdados é uma forma de se proteger contra essas invasões e possíveis vazamentos.

5. Controle e monitore o acesso a contas privilegiadas: Para utilizar esse serviço é importante ativar o Azure AD Privileged Identity Management (Gestão de Identidade Privilegiada, em tradução livre). Somente após disso você receberá notificações por e-mail para alterações da função de acesso privilegiado. Essas notificações avisam antecipadamente quando usuários extras são adicionados às funções altamente privilegiadas no seu diretório.

Por que utilizar o Azure AD?

Como já dissemos anteriormente, o Azure AD é um serviço eficiente que oferece recursos de segurança inteligentes e suporte de mais de 3.000 profissionais de segurança cibernética (integrados ao Azure).

Além disso, a plataforma auxilia no desenvolvimento da resiliência interna como uma forma de prever riscos e evitar interrupções nos negócios.

Monitorando práticas suspeitas

O Azure AD permite que você implemente entradas seguras e a autenticação multifator (MFA) para atenuar riscos, definindo políticas de acesso condicional baseadas em alguns critérios como: usuário, local, dispositivo e aplicativo para determinar se o acesso deve ser permitido, limitado ou bloqueado.

A autenticação multifator protege o acesso de dados e aplicativos de maneira simples e rápida, exigindo uma segunda forma de autenticação do usuário. Atualmente, existem quatro formas adicionais de autenticação, sendo elas:

a) Por meio do aplicativo Microsoft Authenticator;
b) Token OATH de hardware;
c) Mensagem de texto;
d) Chamada de voz.

Além disso, o sistema de monitoramento do Azure AD foi programado para detectar qualquer comportamento suspeito e disparar um alerta para uma investigação mais aprofundada.

+ Leia mais: 5 motivos para escolher o Azure

Migre para o Azure hoje mesmo

Agora que você já conhece um dos principais serviços do Azure, que tal iniciar a sua migração para a nuvem segura da Microsoft?

Solicite um contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma de nuvem mais completa do mercado.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP