Blog

Azure Data Box: o que é e como funciona?

Microsoft Azure

Azure Data Box: o que é e como funciona?

Saiba como a tecnologia do Azure Data Box pode contribuir para uma transferência de dados mais rápida e econômica!
Sabemos que o processo de migração para a nuvem pode ser complexo em alguns contextos, especialmente quando há um grande volume de conteúdos a serem movidos. Diante desta situação, muitos gestores ficam receosos de expor os dados da empresa a uma mudança, temendo perdas ou ameaças à segurança do ecossistema empresarial.

De fato, o processo de migração deve ser feito com cautela, a fim de evitar problemas futuros. Por isso, a Microsoft se dedica a desenvolver soluções que supram essa lacuna, garantindo proteção e mobilidade para os clientes no processo de transferência de arquivos para o cloud computing.

Uma dessas soluções é o Azure Data Box, tecnologia para transferir dados quando há limitações de tempo, disponibilidade de rede ou de custos. Ele utiliza ferramentas de cópia comuns para mover grandes quantidades de informação.

Antes do Azure Data Box, os usuários do serviço de nuvem da Microsoft realizavam a transmissão de dados por meio do envio de discos rígidos para os seus data centers.

Agora, com o dispositivo, é possível realizar a importação de dados por meio do “Self Managed Shipping”, com o uso de um equipamento que é locado, coleta as informações e é devolvido à Microsoft para que os dados sejam transferidos para a conta de armazenamento do Azure.

Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo!

O que é o Azure Data Box?

O Azure Data Box é um equipamento com capacidade para 100 TB que utiliza protocolos NAS padrão e ferramentas de cópia comuns, oferecendo criptografia AES de 256 bits para um trânsito mais seguro dos conteúdos.

Além disso, é possível utilizar também o Data Box Disk, um SSD (Unidade de Estado Sólido, solução para armazenamento de dados) de 8 TB com interface USB/SATA e criptografia de 128 bits. Ele pode ser aplicado de maneira personalizada, de acordo com cada empresa, disponível em pacotes de até cinco para um total de 40 TB.

Assim, você consegue escolher a tecnologia que mais atende ao dia a dia da sua empresa, levando em consideração suas necessidades e o volume de conteúdo transferido.

Azure Data Box, como funciona

Como o Azure Data Box funciona?

O Azure Data Box é um dispositivo que permite mover dados para a plataforma de nuvem Microsoft Azure, com segurança, rapidez e economia.

O equipamento conta com um sistema de criptografia e pode ser utilizado mediante uma taxa fixa.

De maneira sucinta, o Azure Data Box funciona da seguinte forma:

a) Por meio do portal do Azure, o próprio cliente solicita o serviço e então retira o dispositivo na localidade apontada pela própria Microsoft.
b) A tecnologia possibilita transferir dados através da rede local utilizando protocolos padrão como SMB e CIFS.
c) Após a conclusão da coleta, o dispositivo deve ser devolvido para a Microsoft no endereço indicado para que os dados sejam transferidos para a conta de armazenamento do cliente automaticamente.

Qual é a quantidade máxima de dados que podem ser transferidos em uma instância?

O Data Box apresenta uma capacidade bruta de 100 TB e uma capacidade utilizável de 80 TB, logo, é viável transferir até 80 TB de dados com o Azure Data Box.

Destacamos que, entre as tecnologias disponíveis no Azure Data Box, para transferir dados para o Azure, ou do Azure para outro lugar, há várias opções. A escolha do formato depende do volume de informação transferido:

1) 40 a 500 TB de dados: Data Box;
2) Volumes de dados menores que 40 TB: Data Box Disk;
3) Tamanhos de dados maiores que 500 TB: Data Box Heavy;
4) Data Box Gateway: é uma solução de virtualização, também transfere dados de e para o Azure.

Como o Azure Data Box contribui com a migração para a nuvem?

O processo de migração para a nuvem é complexo e não precisa acontecer de uma só vez, pois ele envolve várias etapas, como:

a) Criação de um plano de integração;
b) Mapeamento do fluxo de trabalho que vai guiar a equipe ao longo de todo o processo. Desta forma, é possível criar estratégias de acordo com as prioridades da corporação;
c) Definição clara do que será transferido;
d) Realização de testes de segurança e desempenho.

Ele deve ocorrer de maneira estruturada e planejada, com cuidado em todas as etapas. Afinal, é importante evitar riscos de perdas ou de incidentes envolvendo os dados sensíveis da empresa.

Por isso, a migração dos bancos de dados é uma ótima maneira de iniciar a transição para a nuvem. Com o Azure Data Box, você consegue realizar esse processo com praticidade, eficiência e proteção reforçada, sem trazer qualquer tipo de prejuízo aos seus conteúdos.

+ E-book gratuito: Migrando bancos de dados para a nuvem

Traga o Azure Data Box para a empresa

Como o Azure Data Box pode ajudar sua empresa?

O Microsoft Azure apresenta diversos serviços e ferramentas que visam atender às diferentes necessidades da sua empresa, por via de soluções inteligentes que facilitam a tomada de decisões e o fortalecimento da resiliência na sua cultura corporativa.

O Azure Data Box é um dispositivo auxiliar que contribui na migração para a plataforma e que também pode ser utilizado em outros momentos, quando há necessidade de transmissão de um grande volume de conteúdos.

Ele conta com políticas de proteção que garantem a privacidade de seus dados, protegendo os usuários de ataques e resguardando seus materiais.

O que acha de iniciar a transformação na sua empresa?

Aqui na Lattine Group, como Microsoft Gold Partner, dispomos de uma equipe especializada no ecossistema Microsoft para auxiliar sua organização em uma jornada digital segura, funcional e produtiva.

Conte com a gente para te auxiliar na gestão de uso dos dispositivos Azure Data Box!

Clique aqui e solicite um contato conosco.