Blog

O que é a computação em nuvem híbrida?

Microsoft Azure

O que é a computação em nuvem híbrida?

Antes de chegarmos de fato na nuvem híbrida, categoria do Microsoft Azure, vamos recapitular um pouco e entender o conceito de computação em nuvem de maneira geral.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é uma tecnologia que, quando conectada à internet, fornece serviços de armazenamento e acesso remoto a diversos recursos, informações e aplicativos.

Flexibilizando processos operacionais, reduzindo espaço e diminuindo custos, a também conhecida como cloud computing, inova ao promover mais eficiência e segurança na conservação dos arquivos e conjunto de dados conforme as necessidades pessoais ou profissionais de uma empresa.

Ao optar e migrar para a nuvem, todos os usuários podem ingressar no servidor de qualquer lugar e acessar documentos, programas, entre outros softwares online, superando desafios tal como o atual cenário de crise e a ascensão do home office.

+ E-book: Migrando bancos de dados para a nuvem

Tipos de nuvem

Para atender companhias de todas as categorias, portes e setores, a computação em nuvem foi adequada em alguns modelos a fim de oferecer a solução ideal para cada negócio.

Variando de acordo com sua arquitetura e implantação, além de fatores como valores, performance e expectativas, os quatro tipos de nuvem são:

Nuvem pública: modelo padrão fornecido por terceiros e compartilhado por diversos usuários na web, pode ser contratada por qualquer pessoa ou empresa que deseja adquiri-la.
Nuvem privada: mantida em uma rede privada com personalização de funções e controle de acesso a apenas usuários selecionados, como colaboradores e parceiros.
Nuvem comunitária: compartilhada com um grupo de organizações que dividem os mesmos interesses.
Nuvem híbrida: união das nuvens pública e privada, os serviços desse modelo são personalizáveis de acordo com as demandas de cada pessoa ou empresa.

Os tipos de computação em nuvem

Mas, afinal, o que é computação em nuvem híbrida?

Complementando a definição acima, além de combinar as melhores funcionalidades por apresentar o conjunto de benefícios das nuvens pública e privada, a computação em nuvem híbrida oferece ainda mais opções de implantação, hospedagem e uso, ao mesmo tempo que ajuda as organizações a otimizar sua infraestrutura e economizar em diversos aspectos.

Garantindo proteção de compartilhamento e transferências de dados, com a menor taxa de risco de exposição possível, os serviços de nuvem híbrida também asseguram uma uniforme escalabilidade para as companhias.

O modelo de nuvem híbrida também serve como solução estratégica para os funcionários e parceiros trabalharem à distância tranquilamente com os recursos locais liberados pela empresa. Desta forma, o rendimento e produtividade dos processos operacionais são mantidos remotamente, assim como o compromisso com as metas a serem cumpridas e os bons resultados.

Por ser uma plataforma mais adaptável e atender um maior número de necessidades, esse modelo foi escolhido, por exemplo, para constituir a nuvem do Microsoft Azure.

Microsoft Azure, exemplo de computação em nuvem híbrida

Vantagens da nuvem híbrida
Antes mesmo de migrar para a nuvem híbrida é possível compreender suas transformações e benefícios. Ainda utilizando o Microsoft Azure como referência a esse tipo de nuvem, algumas de suas principais vantagens são:

Unificação de armazenamento;

Modernização e otimização de espaços físicos;

Agilidade e velocidade de operação;

Backups e rápida recuperação de desastres;

Flexibilidade de acordo com as demandas;

Custo-benefício adaptável, pagando apenas pelo serviço utilizado;

Fácil implantação;

Segurança e privacidade;

Desenvolvimento e gestão de aplicativos;

Saiba mais: Microsoft Azure: Quais são os benefícios?

Vantagens da nuvem híbrida

Microsoft Azure: a nuvem híbrida

Uma das primeiras nuvens compatíveis com o modelo híbrido e, hoje, cada vez mais ampla e sofisticada pelo crescimento da procura por esse tipo de computação, o serviço do Microsoft Azure inova-se de acordo com os avanços comerciais, as conquistas do mercado tecnológico e com o futuro das organizações.

Diante da maior cobertura de conformidade simplificada, o Microsoft Azure é uma solução completa de BI (business intelligence ou inteligência de negócios) para as empresas, e, com exclusividade, ainda conta com a integração com os demais produtos que a Microsoft oferece, como o Microsoft 365 e Dynamics 365.

Leia mais: Azure e Dynamics 365: revolucionando as vendas

Pensado para oferecer mais liberdade para criar os melhores métodos, administrar os dados das empresas e a enfrentar obstáculos do cotidiano profissional com sucesso, o Microsoft Azure está sempre à disposição quando o assunto é alcançar maiores e melhores resultados em sua companhia.

Quer conhecer mais sobre o Microsoft Azure e a tão requisitada computação em nuvem híbrida? Entre em contato com a nossa equipe! Estamos à postos para tirar suas dúvidas e te ajudar a começar uma nova experiência com o melhor do cloud computing!