Lattine Group

Blog

O que é o WAF – Web Application Firewall?

Microsoft Azure

O que é o WAF – Web Application Firewall?

Conheça o WAF, um software para proteção de sistemas ainda mais robusto e completo em relação aos firewalls comuns.

Você já parou pra pensar que a segurança digital deixou de ser uma questão pontual para se tornar protagonista e ponto de estratégia nos negócios?

Afinal, uma coisa é certa: a pandemia acelerou os processos de transformação digital e permitiu que milhares de empresas se conectassem com sua equipe, parceiros e clientes de diferentes lugares do mundo.

Se, por um lado, esse avanço traz resultados positivos para o desenvolvimento das empresas e dos projetos, por outro ele cria a necessidade de ampliação da digitalização das práticas e registros, tornando a proteção de dados uma prioridade.

Nesse contexto, a imagem da organização está em jogo, pois vazamentos e invasões podem resultar em grandes danos para o cliente e graves sanções para a corporação, o que inclui a publicização do descuido. Por esse motivo, investir em segurança cibernética é essencial.

Uma ferramenta muito útil é o WAF, sigla para Web Application Firewall, um software especializado na filtragem e monitoramento dos pacotes de dados trocados com um site ou aplicativo. Esse recurso oferece uma barreira de proteção robusta e contribui para proteger os sistemas da empresa.

Quer conhecer melhor o WAF e saber mais sobre essa solução no Azure? Confira nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que é um WAF?

O Web Application Firewall é um software que tem como objetivo evitar uma exposição de dados não autorizada para uma plataforma. O WAF é um reforço na segurança, importante especialmente para o processamento de informações de clientes e para desenvolvedores.

A solução funciona inspecionando cada pacote de dados, em linhas gerais, ele filtra e bloqueia agentes maliciosos. Assim, diante da ameaça, o acesso é negado e o sistema não é invadido.

Quais são os tipos de WAF?

Dependendo da forma como o serviço é oferecido, o WAF pode ser classificado de três formas.

Veja:

WAF de host

A maior vantagem do WAF de host é que ele é instalado no hardware local e pode proteger vários aplicativos de uma vez. Normalmente, esse é o sistema oferecido no modelo de assinatura e conta com várias opções de configuração.

Apesar de rápido, ele envolve altos custos para instalação, aplica geradores que consomem muita energia e trabalha com links redundantes da internet que são muito largos.

WAF de rede

O WAF de rede tende a ser mais rápido por ser instalado em servidor local e possuir o gerenciamento como um serviço.

Além disso, os dados são protegidos com menos esforço, pois o sistema conta com um conjunto central de assinaturas.

WAF na nuvem

Como o próprio nome indica, esse WAF é hospedado no ambiente da nuvem, sendo gerenciado pelos provedores do serviço. A configuração pode ser coordenada de acordo com as necessidades do cliente.

Geralmente, o WAF na nuvem em pacotes de assinatura, sendo uma opção econômica e escalável.

Quais são as vantagens do WAF?

Uma das grandes vantagens do WAF é o fato de que essa tecnologia, principalmente quando executada na nuvem, passa por constantes atualizações para abranger novas ameaças e possibilidades de proteção.

Além disso, ao longo de seu processo de filtragem, o WAF também identifica o tráfego de fontes fraudulentas e maliciosas, eliminando ameaças desde “a raiz”, por assim dizer.

Outro ponto de destaque é que o WAF mapeia o comportamento do usuário, fazendo bloqueios em caso de atividades suspeitas.

Análise e correção de vulnerabilidades, além do estudo e entendimento automático da estrutura de um app ou site, também são pontos positivos dessa tecnologia.

Como funciona o WAF do Azure?

O WAF do Microsoft Azure conta com barreiras de segurança muito robustas, tendo a implantação rápida e segura.

A solução filtra conteúdos e bloqueia agentes suspeitos, incluindo as dez principais vulnerabilidades de segurança do OWASP (Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web).

Além disso, ele permite a personalização de regras para atender os requisitos de segurança dos aplicativos web e tem visibilidade e alertas em tempo real no Azure Monitor.

Quais são os diferenciais do WAF do Azure?

O Web Application Firewall do Azure conta com os diferenciais dos serviços e produtos da Microsoft.

Acompanhe os detalhes a seguir!

Segurança com escalabilidade

É possível utilizar o Azure Front Door para otimizar o desempenho da implantação do Web Application Firewall (WAF) do Azure.

A solução da Microsoft possibilita também aumentar a taxa de transferência para usuários globais com o balanceamento de carga na borda e aceleração de aplicativos, além de contar com alta disponibilidade e escalabilidade.

Implantação rápida

A implementação da solução WAF do Azure é simples e rápida, sem a necessidade de uso de outros softwares.

Basta configurar e habilitar o WAF do Azure no seu aplicativo web e definir as regras. Essas delimitações vão ser utilizadas em todos os apps que você selecionar.

Boa relação custo-benefício

Com o Azure, você conta com um serviço de alta qualidade e só paga pelo que utilizar. Não há valores mínimos e compromissos antecipados. Assim, é possível contar com um preço competitivo para a proteção dos seus aplicativos.

Os sistemas são muito funcionais, escaláveis e seguros, possibilitando a otimização das atividades e ganho de eficiência operacional no negócio, o que auxilia no ganho de produtividade.

Segurança da Microsoft

A segurança cibernética é prioridade na Microsoft. Prova disso é seu investimento anual na área, de US$1 bilhão.

Além disso, a empresa conta com um corpo profissional composto por 3.500 especialistas em segurança que trabalham na proteção de dados e privacidade.

Como a Lattine Group pode te ajudar com o WAF?

Nós somos uma empresa de Transformação Digital que trabalha com consultoria e implementação de soluções da Microsoft.

Nosso propósito é auxiliar no crescimento dos clientes, automatizando processos e facilitando a gestão da rotina e dos resultados.

Para isso, contamos com uma equipe preparada e experiente, com dinamismo e inteligência para contribuir com o seu negócio. Gostou de conhecer o WAF e como esse software funciona no Azure? Aproveite e entre em contato conosco!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP