Lattine Group

Blog

O que significa ter segurança no Azure?

Microsoft Azure

O que significa ter segurança no Azure?

Descubra quais são os principais recursos de segurança no Azure e saiba como proteger a sua empresa.

No momento atual, as corporações se deparam com três desafios de segurança de caráter urgente: o rápido dinamismo de mudança de cargas de trabalho, a propagação de ciberataques cada vez mais sofisticados e a falta de mão de obra especializada e capacitada para acompanhar o nível de proteção dos sistemas

A possibilidade de usuários finais produzirem mais com a mudança rápida de cargas de trabalho é um fator positivo para a produtividade, mas que pode aumentar a vulnerabilidade se não forem tomados os cuidados necessários. Afinal, o que garante que os protocolos de proteção estão sendo seguidos e atualizados adequadamente?

Outro ponto delicado são os ataques no meio virtual, que têm se tornado cada vez mais sofisticados, colocando em risco a organização, colaboradores e clientes.

Além disso, para garantir o bom funcionamento das operações da empresa, é fundamental que os gestores estejam completamente habilitados e capacitados para verificar se as plataformas estão protegidas. Sabemos que, quando o assunto é cibersegurança, é preciso contar com plataformas e sistemas atualizados para combater possíveis ameaças.

Por esse motivo, a Microsoft conta com soluções estruturadas e preparadas para o enfrentamento desses desafios. A ideia é que sua organização utilize todo o potencial do Azure — ou seja, conheça os recursos nativos da plataforma que reforçam a segurança da sua empresa.

Neste artigo, vamos detalhar os aspectos relacionados à segurança no Azure, o serviço de nuvem da Microsoft. Veja mais a seguir!

Qual a importância de contar com uma solução de nuvem segura?

Na nuvem, é possível hospedar todos os bancos de dados, softwares e soluções da sua corporação de forma simples e ágil, proporcionando maior escalabilidade para o negócio.

Mas é fundamental que todo esse processo seja realizado em uma estrutura segura, que conte com ferramentas para resguardar dados sigilosos e informações da empresa.

Por esse motivo, a nuvem híbrida é uma excelente opção para quem deseja migrar para a plataforma de maneira segura, pois ela possui um sistema personalizável e conta com diversos recursos para proteger os arquivos e dados.

A Microsoft realiza pesquisas intensivas em relação ao tema e desenvolve soluções com alta qualidade e segurança, na abordagem Confiança Zero. Isso é relevante especialmente para o cumprimento da LGPD, pois ele garante a integridade de clientes, colaboradores e da organização.

Quais são os principais recursos de segurança do Azure?

A Microsoft conta com uma equipe de mais de 3.500 especialistas em segurança cibernética global e o Azure, especificamente, dispõe de barreiras robustas de proteção contra vazamentos de dados e ataques de terceiros.

Acompanhe a seguir mais informações sobre a segurança no Azure!

Firewall do Azure

O Firewall do Azure realiza a filtragem do tráfego para entrada e saída de dados. Para isso, ele utiliza Inteligência Artificial, com alertas e rejeição de tráfego para domínios mal-intencionados.

A solução analisa o protocolo de segurança em comunicações Transport Layer Security (TLS), possibilitando a prevenção de malwares. Com isso, é possível evitar softwares produzidos intencionalmente para danificar o computador, que poderiam ser transmitidos por meio de conexões com criptografia.

Além disso, o sistema realiza vistorias das conexões híbridas por meio da VPN e de gateways do ExpressRoute. Conta ainda com o IDPS, ferramenta para detecção e prevenção de intrusões. Você pode também gerenciar as políticas de conectividade nas assinaturas e redes. A solução é altamente disponível e funciona em escala de nuvem.

Azure Security Center

A Central de Segurança do Azure avalia as cargas de trabalho e promove segurança com agilidade e prontidão. Ela conta com aplicações para gestão da conformidade e os protocolos de proteção dos meios digitais da corporação. Os novos recursos são avaliados de forma contínua com a lista de recomendação, controles recomendados e um mapa de rede, que mostra a topologia das cargas de trabalho e como os nós se conectam.

Para isso, a plataforma utiliza a análise de cadeia de eliminação de fusão, uma ferramenta capaz de correlacionar automaticamente os alertas no ambiente com a cadeia de eliminação de cibernéticos. Dessa forma, é possível compreender:

▪ A história do ataque;
▪ O impacto causado;
▪ O ponto de partida.

O Azure Security Center também se conecta ao Microsoft Defender para o Ponto de Extremidade, realizando o bloqueio de ataques de força bruta e protegendo seus serviços de dados. Esses recursos são combinados com a abrangência e simplicidade de integrar e distribuir.

Azure Sentinel

Já o Azure Sentinel funciona como uma plataforma de gestão da segurança digital na empresa. Ele realiza a análise inteligente das proteções e utiliza inteligência contra ameaças nos mais diversos processos, como:

▪ Detecção de alertas;
▪ Visibilidade de ameaças;
▪ Procura proativa e resposta a cenários desfavoráveis.

Com ele, é possível coletar dados na escala de nuvem sobre dispositivos, infraestrutura e aplicativos, sejam locais (on premise) ou em múltiplas nuvens. As ameaças são investigadas com inteligência artificial e com a busca de atividades suspeitas em escala. Assim, os incidentes podem ser respondidos com agilidade, com a automação de tarefas comuns e orquestração interna.

O monitoramento é realizado por meio da integração do Azure Sentinel às pastas de trabalho do Azure Monitor, sendo possível criar pastas personalizadas para a operacionalização.

Além disso, a solução também busca anomalias nos recursos da nuvem como um todo a partir do fornecimento de regras de aprendizado de máquina para mapear o comportamento da rede.

É possível, ainda, fazer a busca proativa de ameaças à segurança antes do disparo de um alerta. Após descobrir qual consulta de busca oferece melhores insights sobre possíveis ataques, é possível criar regras de detecção personalizadas de acordo com as suas observações.

Como utilizar as ferramentas de segurança do Azure na sua empresa?

Agora que você já sabe que o Microsoft Azure apresenta diversos recursos para um monitoramento contínuo e rigoroso, que tal levar toda essa proteção para dentro da sua empresa?

A Lattine Group é especializada em Transformação Digital e trabalha com a implementação e consultoria em soluções da Microsoft. Reunimos experiência e conhecimento, com soluções personalizadas e adaptadas ao ramo e às necessidades do seu negócio.

Deseja saber mais? Entre em contato conosco!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP