Lattine Group

Blog

Por que ter o Office 365 em vez do G Suite

Office

Por que ter o Office 365 em vez do G Suite

A computação em nuvem está em constante evolução e para que sua empresa acompanhe essas tendências e modernizações é imprescindível avaliar com carinho todos os aspectos dessas tecnologias. Hoje, a questão mais importante não está mais relacionada ao saber se a sua empresa vai ou não utilizar a nuvem, e sim, em como e quando ela fará a migração dos seus serviços para esse novo ambiente. O passo inicial, sem dúvidas, é determinar qual a plataforma focada em produtividade e colaboração mais se encaixa e atende as necessidades da sua empresa.

Quando as pessoas pensam em uma plataforma de produtividade corporativa, a Microsoft e o Google são as mais lembradas pois, apesar de existirem outras alternativas no mercado, o Office 365 e o G Suíte continuam sendo as principais e mais completas ferramentas disponíveis atualmente. As funcionalidades oferecidas são semelhantes, mas se diferenciam em muitos aspectos como por exemplo: A Microsoft oferece implementações de desktop e nuvem de sua plataforma Office 365, enquanto o G-Suite do Google, trata exclusivamente de aplicativo e integrações na nuvem.

Ambas oferecem soluções que atendem todos os tamanhos de negócio, dos pequenas até grandes empresas que necessitam de recursos e suporte totalmente dedicados. Vale destacar que os recursos do Office 365 já saem com uma certa vantagem competitiva no visual, já que são facilmente reconhecidos pelos usuários. Quem nunca utilizou o Microsoft Word e o Power Point? As ferramentas oferecidas pelo Google, mesmo que semelhantes, ainda não fazem parte da nossa memória afetiva e podemos demorar um pouco mais para assimilar as suas funcionalidades.

Precisa viajar, vai trabalhar em casa ou o computador está com problemas? Fique tranquilo! Todas as ferramentas do Office 365 podem ser instaladas em dispositivos como computadores, notebooks, smartphones e tablets enquanto o G Suíte utiliza-as por meio do navegador.Também na plataforma Microsoft, mesmo se você estiver sem internet, pode trabalhar e ter a certeza de que o salvamento automático vai assegurar todo o conteúdo, que será publicado quando você tiver alguma conexão.

O ideal é que a resposta para a questão “Qual solução é melhor?”, seja baseada na capacidade de integração, funcionalidades e na necessidade dos usuários e da sua empresa. Abaixo vamos destacar alguns detalhes que podem auxiliar na decisão avaliando como as plataformas se encaixam nas necessidades de cada ambiente.

Falando primeiro sobre qual produto oferece o melhor Custo x Benefício, deve-se avaliar quais tipos de ferramentas e recursos são necessários no dia a dia de trabalho da sua equipe, quais tornam seu time mais produtivo e elevam o nível de colaboração.

Se fizermos uma análise baseada somente no quesito financeiro, a plataforma do Google sairia em vantagem, já que seus planos além de mais baratos, possibilitam a assinatura mensal de todos os seus produtos. Porém, ao avaliarmos a Microsoft notamos que a plataforma Office 365 oferece muito mais flexibilidade em termos de recursos que podem incluídos em seus planos. Esses recursos também oferecem vantagens em comparação à plataforma concorrente como: maior armazenamento, mais opções de segurança, mais recursos de arquivamento de informações. Além de que, em todos os planos oferecidos pela Micosoft, os usuários têm acesso à algumas da ferramentas mais famosas e utilizadas no mundo, o pacote Office. Seja este acesso, a partir de uma instalação local ou exclusivamente on-line.

Outros pontos que merecem destaque são:

Outlook

O Outlook reúne e-mails, contatos, tarefas, lembretes e calendários em um único lugar. Nele, é possível subir arquivos diretamente no OneDrive — armazenamento na nuvem, agendar reuniões e ele ainda lembra de deveres como pagamentos, viagens e compromissos. Tudo isso é armazenado com muita segurança empresarial, 24 horas por dia.

Word

Um dos softwares mais populares do mundo em edição de texto, o Microsoft Word reúne as melhores ferramentas para trabalhar em equipe como a edição colaborativa e conta com a inteligência artificial, que identifica os erros gramaticais que podem passar despercebidos na revisão.

Excel

É o editor de planilhas líder do setor, queridinho pelos usuários e não há limites quando se trata das suas funcionalidades. Os modelos de planilhas podem ser criados com base em modelos, ou caso queira, você mesmo pode criar os modelos que melhor se adequem ao seu negócio e utilizar as fórmulas mais modernas para transformar os dados em informações preciosas. Quando o assunto é trabalhar com planilhas em equipe, pode ser muito fácil perder informações durante as alterações. O Excel permite a colaboração em tempo real e no dispositivo que desejar, seja no computador ou no smartphone.

PowerPoint

Todo mundo sabe o poder que uma boa apresentação pode causar em uma reunião na empresa e o poder que uma apresentação ruim tem de arruinar essa reputação. Tem casos em que o conteúdo é bom e relevante, porém os slides não são atrativos e a apresentação fica monótona e sem empolgação.

O PowerPoint permite que você crie apresentações que se destacam em relação às outras com anotações visíveis somente para você. Conte com a ajuda da inteligência artificial no design e tenha a possibilidade de salvar a apresentação na nuvem para compartilhar e pedir opiniões da equipe.

Access

Com tanta informação no mundo dos negócios, filtrar e analisar os dados para transformá-los em informações é essencial para atingir os objetivos. O Microsoft Access gerencia o banco de dados e permite a criação de soluções personalizadas para cada necessidade. Todo o seu funcionamento é muito intuitivo e permite que programadores com pouca experiência também consigam criar sem dificuldades.

Exchange

O Microsoft Exchange é um software para envio e recebimento de e-mails corporativos. Nele, é possível trabalhar, de forma inteligente, com a adaptação ao seu estilo de vida, como priorização das mensagens mais importantes, possibilidades de personalização e organização de toda a sua caixa de entrada.

OneDrive

O OneDrive permite que você salve todos os seus documentos, fotos e vídeos na nuvem e acesse-os de qualquer lugar ou dispositivo. Essa solução permite que o seu computador não fique sobrecarregado com os arquivos, além de você ter acesso offline e manter os seus arquivos em segurança, pois o OneDrive é criptografado com SSL.

Quer compartilhar algum arquivo com a sua equipe? Também é possível, e se desejar, pode definir uma data de expiração para esses links compartilhados. Caso esteja em uma correria e mesmo assim precisa se organizar, você pode digitalizar documentos, recibos, pedidos e o que mais precisar no OneDrive.

Se a sua empresa utiliza o Windows 10 ou 8, o OneDrive já é integrado aos sistemas e você pode subir os arquivos dele para o seu computador. Em alguns planos, o OneDrive tem o armazenamento ilimitado.

SharePoint

Reúna e compartilhe conteúdos, referências e tendências para essa ferramenta ser a biblioteca da criatividade. O Microsoft SharePoint capacita toda a equipe para um trabalho dinâmico e mais produtivo e é utilizado para gestão de projetos com fluxos de trabalho e aprovações.

Teams

O Microsoft Teams facilita a interação entre a equipe e a comunicação com os clientes, seja para conversar, compartilhar telas em apresentações ou colaborar em arquivos. Os arquivos podem ser compartilhados diretamente do Office 365 e acessados via smartphone, tablet, notebook ou computador.

Esse é o aplicativo de crescimento mais rápido na história da Microsoft, o que confirma ainda mais a sua popularidade.

Se todos ou grande parte dos colaboradores da sua organização utilizam o sistema operacional Windows e se a sua empresa exige recursos avançados e que trabalhem de maneira inteligente, entenda mais a fundo quais são as milhares de vantagens do “mundo” do Office 365!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP