Blog

Como aumentar a segurança corporativa?

Segurança

Como aumentar a segurança corporativa?

Estamos em um universo tecnológico onde os dados trafegam por todo o planeta. Costumo dizer que não existe bala de prata para proteger dados, sistemas e a organização. São necessárias várias ações dentro do ambiente tecnológico para resguardar seu ecossistema digital.

A segurança corporativa é uma jornada. Você não consegue em somente um dia estabelecer tudo o que é necessário para erguer todas as barreiras na sua empresa — afinal, o que garante a integridade da estrutura é um conjunto de medidas que visam responder a ameaças e bloquear vazamentos de informações.

É por isso que, nos últimos anos, a evolução de segurança em plataformas como o Azure e o Microsoft 365 foi enorme. A Microsoft investe muito tempo para garantir a proteção dos ecossistemas digitais dos clientes, mas é importante que eles também façam sua parte.

Aqui vão algumas dicas sobre proteção digital de forma direta, rápida e funcional, para você gerar valor para seu negócio com simplicidade e dinamismo.

Estabeleça um login com segurança para a máquina do usuário

segurança

Em qualquer escritório ou empresa, o funcionário tem uma máquina, uma estação de trabalho, seja ela um notebook, um equipamento físico ou um celular corporativo.

Dentro desse dispositivo, é preciso ter uma identidade, que é o recurso que dá ao usuário o acesso às informações da organização. Se uma credencial vaza, qualquer pessoa pode se passar por um funcionário e acessar os dados corporativos. 

Esse é um dos formatos mais abrangentes e comuns de roubo de dados de uma empresa. Por isso, é preciso proteger o login. Não adianta ter o melhor antivírus do mundo, que te dá segurança contra ransomware e malware, se o seu login não está protegido. 

Para ter um ambiente resguardado dentro do framework de soluções da Microsoft, além do usuário e senha, você pode contar também com o MFA, um multifator de autenticação. 

Assim, para o colaborador logar em qualquer aplicação da empresa vai precisar do nome de usuário, senha e um elemento como um SMS no celular ou token. A Microsoft oferece também o login sem senha por meio de reconhecimento facial.

Utilize a criptografia de hardware e software

Não adianta ter um login seguro se o dispositivo não tem as barreiras necessárias. Você pode, por exemplo, criptografar o disco e o equipamento. 

É possível aplicar o acesso condicional com base no local e aparelho, evitando o acesso indevido da informação da corporação.

Se o profissional vai utilizar um equipamento próprio, você pode colocar o uso da ferramenta Microsoft criptografado em uma camada separada e com a gestão da empresa.

Conte com o apoio de um parceiro da Microsoft

A gestão da proteção do seu ecossistema digital não deve ser só para atender a LGPD ou para responder a ameaças específicas. É muito mais abrangente do que isso. 

Às vezes, um hacker não está atrás de dados sensíveis, mas em busca de dados confidenciais da sua empresa, que estão com um usuário estratégico ou alguma área da companhia. Então sempre pensamos de forma abrangente nesse sentido.

Quando o assunto é segurança da informação, você precisa também observar comportamentos. Não adianta simplesmente bloquear tudo de forma indiscriminada, pois os usuários mal intencionados conseguirão outra forma de compartilhar as informações. É indispensável monitorar, ver padrões de ação e começar as tratativas. 

Aqui na Lattine contamos com uma equipe de especialistas preparada para te atender e te orientar ao longo de todo o processo de reforçamento da segurança corporativa no meio digital, de acordo com a necessidade e demanda do seu negócio. 

Solicite um contato especializado conosco e garanta a proteção do seu sistema com o máximo de produtividade.

Thiago Alves | Arquiteto de Soluções | Lattine Group