Blog

7 motivos para usar o Microsoft Teams

Teams

7 motivos para usar o Microsoft Teams

Começar a trabalhar de casa em meio a uma situação emergencial definitivamente não é o cenário ideal. Nos últimos meses, entretanto, isso se tornou cada vez mais comum graças às medidas de isolamento social que visam interromper o contágio desenfreado do novo coronavírus. O período de adaptação a esse novo modelo certamente não é fácil, mas pode ficar muito mais tranquilo com o Microsoft Teams, hub completo de colaboração corporativa.

Nesse momento, a importância da boa comunicação entre a equipe é evidenciada — afinal, no home office não é possível caminhar até a mesa do seu colega e tirar uma dúvida que pode ser crucial para a resolução de um problema, por exemplo.

Por isso, neste post, separamos oito dos principais motivos pelos quais a adoção do Microsoft Teams pode ser determinante para a instituição de um trabalho remoto mais seguro, dinâmico e produtivo, independentemente do porte da sua companhia.

1. O Teams é o mais abrangente
O Microsoft Teams é mais do que apenas um software de videoconferências. Sua proposta é atender a todas as necessidades comunicativas das empresas.

Com apenas uma solução, as equipes podem criar canais de discussão de temas específicos, conversar entre si de maneira privada, disponibilizar arquivos e organizar reuniões — inclusive com pessoas fora da corporação. É possível, também, realizar chamadas telefônicas e com usuários do Skype.

Teams

2. Variedade de recursos durante as chamadas
A Microsoft entende que as reuniões à distância não têm a mesma dinâmica que os encontros presenciais. Por isso, a empresa incorporou diversos recursos para as suas chamadas, a fim de tornar as discussões online mais dinâmicas.

Com o Teams, é possível personalizar o plano de fundo das chamadas e até mesmo “levantar a mão” durante as reuniões. Esse último recurso permite que os participantes da reunião sinalizem à equipe que têm algo a dizer — dessa forma, garante-se o seu direito à fala, mas sem atrapalhar o andamento da discussão.

Além disso, os organizadores também têm acesso a um relatório dos participantes, algo especialmente relevante aos gestores das grandes companhias, que organizam reuniões com um grande número de pessoas. No final do ano, ainda, a Microsoft disponibilizará o recurso de supressão de ruído em tempo real, a fim de tornar as conferências ainda mais claras.

+ E-book: Transforme a comunicação da sua empresa com o Microsoft Teams

3. Perfeito para pequenas e grandes companhias
Nas pequenas empresas, a comunicação entre a equipe é naturalmente mais compacta. Os gestores acompanham de maneira mais próxima todos os processos da companhia. No Microsoft Teams, esse processo também é facilitado — o software é conectado à suíte de aplicativos da Microsoft, como Word, PowerPoint, Excel e muito mais. Assim, todos podem colaborar enquanto se comunicam de maneira direta.

O mesmo vale para as grandes companhias, é claro. Além de todas as ferramentas já citadas, o Microsoft Teams também atende às necessidades técnicas das empresas com um grande volume de funcionários, permitindo a organização de eventos ao vivo para até 10 mil pessoas, incluindo recursos de compartilhamento de tela e gravação.

Segurança no Teams

4. A mobilidade é tudo
A adoção emergencial do home office evidenciou uma necessidade que a Microsoft já havia entendido há um bom tempo — a mobilidade.

Por isso, o Microsoft Teams não está restrito a apenas um dispositivo. Entendendo que os colaboradores trabalham de diversas maneiras (e também em diferentes horários e dias), o hub de colaboração conta com versões para desktop, web e dispositivos móveis.

A última modalidade, inclusive, diferentemente do que muitos poderiam imaginar, é tão completa quanto a versão para computadores. Pelo celular, é possível fazer chamadas, acessar o chat e os canais de equipe; o usuário pode, também, acessar a sua agenda pessoal de compromissos, ver as notificações de atividades e visualizar arquivos.

O aplicativo móvel do Teams permite, ainda, acessar informações gerais da companhia, como a hierarquia da sua equipe, os turnos dos colaboradores e até mesmo uma “wiki” específica da sua empresa.

Leia mais: 5 dicas para o home office perfeito

5. Tudo na nuvem
Ao utilizar o Teams para compartilhar arquivos, é possível contar com a eficiência da cloud computing da Microsoft. O hub de comunicação foi totalmente arquitetado na nuvem da empresa, reconhecida mundialmente pela sua eficiência e disponibilidade.

Dessa maneira, as equipes não correm o risco de perder documentos importantes devido a falhas técnicas comuns em softwares não corporativos — afinal, eles ficam armazenados na nuvem! Isso também facilita o acesso remoto para os colaboradores que, mesmo fora do contexto da pandemia, trabalham fora do escritório.

Além disso, é possível, ainda, fazer a gravação de reuniões em nuvem. Assim, tem-se um registro fiel das discussões, facilitando as consultas para referências futuras.

Trabalho remoto

6. O Teams é personalizável
Cada empresa colabora de uma maneira. Compreendendo as especificidades e abrangência de setores de seus clientes, a Microsoft incorporou diversas possibilidades de personalização ao seu aplicativo de comunicação corporativa.

O Teams conta com extensibilidade avançada, permitindo que os usuários recebam atualizações e aproveitem integrações com serviços externos (como o GitHub, Hootsuite e Twitter, por exemplo).

É possível, também, personalizar as suas preferências de notificações de canal, permitindo receber avisos específicos somente quando desejado. Consequentemente, os colaboradores conseguem trabalhar com mais liberdade e potencializar a sua produtividade em seus melhores horários.

7. Segurança reforçada
Como em todos os aplicativos da Microsoft, o Teams é extremamente seguro. Todos os anos, a empresa investe bilhões de dólares no setor, criando, assim, uma camada espessa de recursos de proteção para os seus clientes.

Levando em consideração a importância e o volume de dados envolvidos no mundo da comunicação corporativa, o Microsoft Teams comporta diversos controles de privacidade e segurança nativos.

Na prática, as informações de todas as contas registradas no Teams são protegidas por meio da autenticação multifatorial (MFA) e jamais são usadas para fins publicitários. Todos os dados são cuidadosamente criptografados em trânsito e em repouso, reforçando a proteção contra ameaças cibernéticas.

A Microsoft conta, ainda, com um Centro de Transparência, no qual disponibiliza relatórios detalhados acerca de suas ações para todos os usuários.

Se você quer saber mais sobre como o Microsoft Teams pode otimizar a rotina da sua empresa, entre em contato conosco e solicite um diagnóstico personalizado.