Lattine Group

Blog

A relação entre felicidade e relacionamento no trabalho

Trabalho

A relação entre felicidade e relacionamento no trabalho

Ambientes divertidos, flexibilidade de horários, trabalho remoto e reconhecimentos são alguns dos benefícios que os colaboradores mais requisitam e as empresas e startups tentam atender essa demanda.

As organizações buscam oferecer condições de trabalho que vão além da remuneração financeira. O mercado já entendeu que os diversos fatores que garantem a qualidade de vida dos colaboradores além do trabalho são tão importantes quanto os fatores internos, pois impactam diretamente no ambiente e nas entregas.

O que muitas empresas não perceberam é que nós nos relacionamos o tempo todo — indiferente se o segmento é uma empresa de comunicação ou não. Ao lidarmos com pessoas, embora grande parte dos processos seja automatizado, temos a tendência de criar uma percepção sobre cada pessoa e construir um relacionamento com as que nos sentimos mais confortáveis.

O relacionamento é um dos principais fatores de felicidade que impactam diretamente no trabalho. Provavelmente, é a sua relação com as pessoas que vai determinar se você gosta ou não do trabalho.

Você já teve algum dia ruim na sua vida pessoal e queria ter compartilhado o acontecimento com alguém de confiança do seu trabalho? Essa atitude poderia ter mudado o dia e garantido a produtividade para a empresa.

A construção de um relacionamento vai muito além de um contato educado e assuntos comerciais; ela pode ser desenvolvida em comemorações da empresa, happy hours ou em almoços, onde o assunto principal não é sobre o trabalho.

Para esses relacionamentos serem concluídos com sucesso, é preciso exercitar a empatia e enxergar as necessidades do outro. Essa aproximação deve ser realizada de forma natural, sem julgamentos ou intimidades excessivas, senão o efeito será o contrário e reprimirá ainda mais os colegas de trabalho.

A conquista de amigos no ambiente de trabalho torna a rotina mais leve e a comunicação e o compartilhamento de problemas mais transparentes, onde todos podem se ajudar mutuamente. Qualquer ruído ou dúvida podem ser resolvidos de formas amigáveis, sem receios e atritos.

Um time unido, onde todos são amigos, se respeitam e estão confortáveis, ajuda a empresa a atingir os seus objetivos, reduz o número de rotatividade de funcionários — turnover — que impacta a construção do relacionamento com o fortalecimento da cultura e aumenta o engajamento dos colaboradores. Saiba como construir uma cultura forte na sua empresa.

Um bom relacionamento entre o líder e os colaboradores é essencial para indicar qual o nível de produtividade e comprometimento do time com as entregas. Um líder que possui um bom relacionamento e uma comunicação interpessoal, consegue exigir da equipe entregas acima do planejado.

O Office 365 — solução da Microsoft — pode ajudar na construção e solidificação desses relacionamentos. Com diversas funcionalidades, ele facilita o trabalho em equipe com espaços na nuvem para que todos subam os arquivos desejados e incentiva a colaboração com o aumento da produtividade, onde os times trabalham de forma eficiente e personalizada em um espaço seguro e que protege toda a informação.

Receba o seu diagnóstico personalizado e incentive o relacionamento em sua equipe com as melhores ferramentas do mercado.

Acompanhe a Lattine no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Follow Up Comunicação