Lattine Group

Blog

Resiliência corporativa: o que é e como desenvolver?

Trabalho

Resiliência corporativa: o que é e como desenvolver?

Saiba qual a importância de desenvolver a resiliência em sua empresa e como ela pode ajudar a impulsionar os seus negócios.

Uma coisa é certa: 2020 mudou tudo o que conhecíamos de lugar. Nossa casa se mostrou mais multifuncional do que nunca, servindo como escritório, sala de reuniões e até mesmo sala de aula.

Fomos obrigados a nos reinventar e reaprender a lidar com diversas situações, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial. A pandemia deixou ainda mais em evidência como é importante que as empresas sejam flexíveis às mudanças e saibam se adaptar, principalmente diante de uma crise.

Além disso, esse cenário evidenciou a necessidade das empresas de se adaptarem às transformações digitais, melhorando o gerenciamento de informações e tornando o processo de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados mais seguros.

Nesse ponto, vale destacar que, com a chegada da LGPD, as empresas se viram diante de uma maior urgência para se adaptarem às novas normas, buscando programas mais eficientes e confiáveis. A revolução 4.0 se destacou nesse cenário, mostrando que a transformação digital é o caminho para a evolução.

Mas afinal, como a resiliência corporativa se encaixa nessa realidade? Como falamos anteriormente, é necessário que as empresas saibam se adaptar às mudanças. A resiliência é uma forma de gerir as situações de risco, por meio de sistemas e esquemas que adotem um posicionamento consciente.

Nesse sentido, a Microsoft é a melhor opção para o seu negócio, com softwares desenvolvidos a partir da nuvem, visando a preservação e segurança dos seus dados!

Para saber mais, continue a leitura a seguir!

Como desenvolver resiliência

O que é resiliência corporativa e por que desenvolvê-la

Na engenharia, o termo resiliência serve para definir a flexibilidade de um objeto que mesmo após um impacto é capaz de retornar a sua forma original. Quando falamos sobre resiliência corporativa, o significado do termo, em linhas gerais, não é muito diferente desse.

Esse conceito pode ser adaptado para nos referirmos à capacidade das empresas diante de situações de crise. Uma corporação resiliente é aquela que consegue suportar e contornar as adversidades que lhes são postas.

Desenvolver a resiliência faz toda a diferença e auxilia a empresa em seu papel de liderança, mostrando-se capaz de encarar os momentos de crise, entendendo as necessidades de sua equipe e colaboradores e conseguindo direcioná-los.

+ Leia mais: Ambiente de trabalho moderno: o que é?

Resiliência corporativa na prática

Essa característica pode ser desenvolvida em pequenas ações do dia a dia empresa, tais como:

1. Mantenha-se informado

É necessário estar atento às transformações ao seu redor para conseguir lidar com os momentos de crise. Não é possível desenvolver a resiliência sem saber o que está acontecendo e como determinadas situações podem afetar a sua empresa.

Manter-se informado possibilita uma análise prévia dos riscos, auxiliando a equipe sobre como agir em um momento futuro.

2. Estabeleça metas e objetivos

Para se manter resiliente durante uma crise é importante que os objetivos da empresa estejam bem definidos. Definir o objeto a ser alcançado ajudará a empresa a se guiar nos momentos de adversidade.

Além disso, esse foco também faz com que os envolvidos com aquele trabalho tracem soluções criativas para se adaptar em diferentes cenários, tendo sempre em vista um objetivo em comum.

3. Desenvolva a habilidade de adaptação

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi que o piloto automático corporativo não funciona! Otimizar os processos não significa fazer as funções repetidamente e de maneira engessada, mas, sim, conseguir se adaptar e reagir aos desafios.

Esse é um ponto importante, pois também auxilia a empresa na gestão de novos formatos de trabalho, como é o caso do home office.

Resiliência e Microsoft

Como a Microsoft pode ajudar a sua empresa a desenvolver a resiliência?

É um fato que o bom gerenciamento das atividades corporativas está diretamente atrelado à capacidade da empresa de se desenvolver tecnologicamente. Desenvolver a resiliência também está relacionado com o fortalecimento da equipe e sua organização em geral.

Uma das nossas missões é ajudar a sua empresa a prosperar diante das mudanças a partir da tecnologia e dos recursos digitais, garantindo uma maior agilidade nos negócios e criando uma vantagem competitiva.

Os produtos da Microsoft podem ajudar a sua empresa a desenvolver a resiliência corporativa em seis dimensões diferentes, a partir de soluções integradas com menor custo e maior agilidade.

Saiba como nós podemos fortalecer sua organização:

1. Aumentar a receita: Saiba identificar e responder rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes nos mais diversos setores, baseando-se em dados.
2. Desenvolver operações ágeis: É importante que a empresa saiba reagir rapidamente aos acontecimentos, gerenciando interrupções na cadeia de suprimentos, logística, instalações, manufatura, desenvolvimento e funções corporativas.
3. Habilitar pessoas: Outro ponto ao qual as empresas precisam estar atentas é a capacitação de seus funcionários, de forma que a equipe seja mais produtiva e eficiente, permanecendo conectada em todas as circunstâncias. Para que isso aconteça, é necessário se adaptar a novas abordagens de gestão e desenvolvimento de talentos.
4. Otimizar as plataformas digitais: Torne os insights mais acessíveis para permitir decisões baseadas em dados e ativadas por IA (Inteligência Artificial) em todos os setores.
5. Melhorar a segurança cibernética: Mais do que nunca, é importante que as empresas se protejam de invasões ou vazamento de dados e informações sigilosas. Por isso, um dos nossos papéis é te ajudar a proteger os ativos digitais e reagir rapidamente às violações de segurança em um ambiente cada vez mais distribuído.
6. Fortalecer as finanças: Garanta a liquidez financeira com um modelo de custo baseado em despesas operacionais, custo total de propriedade reduzido e políticas ativadas por dados para gerenciar caixa e capital de giro.

As tecnologias integradas ajudam a manter o ambiente digital seguro, permitindo a codificação e envio de softwares com segurança, a partir do compartilhamento pela nuvem e ferramentas remotas.

Além disso, essas ferramentas aumentam a produtividade da empresa, com uma plataforma de nuvem de ponta a ponta que atende a todas as necessidades de engenharia de uma equipe distribuída.

+ Leia mais: 7 vantagens de escolher o Microsoft 365

Desenvolva resiliência hoje mesmo

A pandemia impulsionou os avanços digitais, cobrando que as empresas também façam parte dessa evolução.

Felizmente, como Microsoft Gold Partners, temos acesso às melhores ferramentas e conexões exclusivas que te ajudam a desenvolver resiliência e potencializar a produtividade das suas equipes.

Quer saber como podemos te ajudar? Solicite um contato especializado com nossa equipe!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP