Blog

Área de Trabalho Virtual do Windows: o guia completo

Microsoft Azure

Área de Trabalho Virtual do Windows: o guia completo

O cenário atual e a Área de Trabalho Virtual do Windows

Com o propósito de auxiliar as companhias em tempos de COVID-19, quarentena e home office, a implementação da Área de Trabalho Virtual do Windows passou a ser uma solução bastante requisitada para manter o ritmo, performance e resultados dos negócios.

Diante das circunstâncias atuais ao redor do mundo, grande parte das empresas se viram na necessidade de se reinventar e adaptar seus negócios ao modelo remoto, ainda que temporariamente.

Com isso, os processos de operação foram readequados de acordo com as recomendações e possibilidades, criando novos hábitos e métodos de atividade individual e/ou em grupo nas organizações, a fim de preservar seu funcionamento e também a saúde de funcionários, colaboradores e sociedade.

Mantendo o reforço de segurança na conservação e no acesso dos dados corporativos, além da conhecida confiabilidade que a nuvem do Microsoft Azure oferece, a Área de Trabalho Virtual do Windows promove uma experiência de qualidade por meio de sua principal definição.

Na matéria de hoje, preparamos um guia completo e especial sobre o que é, como funciona, quais os recursos e vantagens, como adquirir e muito mais a respeito da Área de Trabalho Virtual do Windows. Vamos nessa? Acompanhe a leitura!

O cenário atual e a Área de Trabalho Virtual do Windows

Área de Trabalho Virtual do Windows: o que é e como funciona?

A Área de Trabalho Virtual do Windows é um serviço abrangente integral para realizar a virtualização de seus sistemas operacionais, aplicativos e, claro, da área de trabalho, em nuvem com o Microsoft Azure.

Sistema também conhecido como Windows Virtual Desktop, a Área de Trabalho Virtual do Windows promove em questão de minutos as funções de conformidade e de proteção interna das informações.

Indicada para fins corporativos por sua performance, exclusividades e diferenciais, a Área de Trabalho Virtual do Windows é a única infraestrutura de desktop que permite gerenciamento simplificado, sessões múltiplas no Windows 10, otimizações para o Microsoft 365 Apps para Grandes Empresas (antigo Office 365 ProPlus) e suporte compatível com ambientes de RSD (Serviços de Área de Trabalho Remota).

+ E-book: Migrando bancos de dados para a nuvem

Quais são os principais recursos da Área de Trabalho Virtual do Windows?

A começar pela flexibilidade e ordenação de ambientes escalonáveis para proporcionar assistência aos seus usuários, outros diversos recursos também são apresentados pela Área de Trabalho Virtual do Windows, tais como:

Criação de um local seguro, unificado e sem servidores adicionais mediante a virtualização dos desktops com base nas propriedades do Azure;
Melhor acomodação de cargas de trabalho diferenciadas;
Diminuição dos custos por conta das multissessões em pool, determinando previamente um conjunto de conexões para evitar excessos ou falhas na Área de Trabalho Virtual do Windows;
Redução do número de máquinas virtuais, dificultando a sobrecarga do sistema operacional;
Implantação e gerenciamento de áreas de trabalho, inclusive pessoais, permitindo a individualidade de cada colaborador;
Utilização de interfaces presentes na Área de Trabalho Virtual do Windows para a elaboração de grupos de aplicativos, atribuição de usuários, publicação de materiais, entre outras atividades;
Análise e compreensão de erros de configuração ou de usuário pela coleta de diagnósticos, a fim de solucionar problemas;
Gerenciamento à distância das funções das áreas de trabalho virtuais;
Conexão por meio de um aplicativo nativo, disponível para o dispositivo móvel ou no espaço cliente Web HTML5 da Área de Trabalho Virtual do Windows.

Leia mais: O que é a computação em nuvem híbrida?

Área de Trabalho Virtual do Windows: o que é?

Os benefícios da Área de Trabalho Virtual do Windows

Considerando o trabalho e esforços das equipes de TI e dos clientes finais, a adoção da Área de Trabalho Virtual do Windows traz vantagens desde antes mesmo de sua implantação.

Simplificando processos, oferecendo estabilidade e garantindo a seguridade e compliance do serviço, alguns dos benefícios da Área de Trabalho Virtual do Windows são:

Segurança e controle dos ambientes: ao manter um alto nível de monitoramento e verificação sobre a atividade, acesso aos dados e utilização dos aplicativos feitas pelos usuários;

Cargas de trabalho especializadas: buscando o melhor suporte durante as jornadas e acesso aos aplicativos dos desktops que fazem uso intensivo do processador;
Mobilidade e força de trabalho: ao atender as necessidades do cenário atual (como o aumento do trabalho remoto) e também as altas demandas das empresas;
Flexibilidade: possibilitando a aquisição e implantação de recursos adicionais de acordo com as urgências e o tempo necessário para consolidar os progressos de trabalho da empresa;
Custo-benefício e preços flexíveis: permitindo que o consumidor pague apenas pelas ferramentas da Área de Trabalho Virtual do Windows e demais acessórios complementares do Microsoft Azure que utilizar;
Velocidade: pela agilidade e rapidez de implantação e virtualização na nuvem — realizados em questão de minutos;
Otimização: ao unificar o centro de administração da Área de Trabalho Virtual do Windows em uma só base de acesso, o Azure Portal;
Migração: permitindo a realização de migrações dos RDS, das áreas de trabalho e dos aplicativos do Windows Server para a nuvem.

Por que escolher a Área de Trabalho Virtual do Windows

Por que escolher a Área de Trabalho Virtual do Windows

Acelerando e assegurando a evolução das organizações, a Área de Trabalho Virtual do Windows é capaz de potencializar experiências por meio da transformação digital.

A Microsoft investe anualmente em pesquisas e no desenvolvimento de cibersegurança, possui uma equipe com mais de 3.500 profissionais exclusivamente especializados em proteção e privacidade de dados e, com o Azure, possui mais certificações de conformidade do que qualquer outro fornecedor de nuvem.

É por isso que tratando-se de confiabilidade, especialização e autenticação, a Área de Trabalho Virtual do Windows ganha destaque e surpreende ao habilitar o trabalho remoto seguro.

Como posso adquirir a Área de Trabalho Virtual do Windows? Quais são os requisitos?

Após a verificação de alguns requisitos como a adequação do licenciamento, as versões do Windows e as atualizações do Azure, a aquisição da Área de Trabalho Virtual do Windows pode ser realizada com apoio de um representante Microsoft.

Nós da Lattine somos parceiros oficiais da Microsoft e estamos prontamente preparados para esclarecer dúvidas e ajudar você a obter a Área de Trabalho Virtual do Windows para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!