Blog

Cibersegurança: como funciona a proteção na nuvem?

Segurança

Cibersegurança: como funciona a proteção na nuvem?

A cada dia, a cibersegurança em nuvem atrai a atenção das organizações por ter como principal objetivo a proteção de equipamentos e sistemas contra invasões.

Com as circunstâncias atuais, praticamente todas as atividades, tarefas e expedientes têm sido realizados de maneira remota. Com isso, a demanda do uso de programas para unir equipes e manter a produtividade das empresas, mesmo que online, aumentou consideravelmente.

Consequentemente, a rápida crescente do home office também trouxe uma maior preocupação com a segurança do ambiente corporativo digital, que, devido ao grande número de usuários, ficou mais vulnerável às ações dos hackers e também dos demais problemas virtuais.

Diminuindo as preocupações e riscos do trabalho colaborativo em tempo real, a cibersegurança em nuvem passou a ser o investimento ideal (e a longo prazo!) para garantir, por meio de seus benefícios, a defesa das informações mais importantes e do fluxo de processos operacionais de diferentes tipos de negócio.

Preparados para aprofundar os seus conhecimentos sobre a cibersegurança e descobrir todas as vantagens de sua proteção em nuvem para as empresas? Continue acompanhando a nossa matéria!

Cibersegurança: o que é?

A cibersegurança é um conjunto de métodos e técnicas responsáveis proteger sistemas eletrônicos, equipamentos e dispositivos tecnológicos, servidores, redes e dados digitais contra possíveis danos, ataques e crimes informáticos.

Prática automatizada que faz parte das atividades que visam a segurança da informação, a cibersegurança busca reduzir riscos e a interrupção dos serviços que os hardwares e softwares fornecem.

Também promovendo a preservação dos documentos e registros e seguridade dos processos e infraestrutura das companhias, a cibersegurança evita o acesso de pessoas não autorizadas ou desconhecidas a essas informações armazenadas.

Assim, formando uma camada extra de cuidado para manter a privacidade dos dados, a cibersegurança contribui, a todo instante, para a defesa de seus colaboradores e usuários, que podem devidamente exercer suas funções, sem demais preocupações.

O que é cibersegurança?

Os recursos da cibersegurança

Garantindo a efetividade da solução protetiva, são os recursos avançados da cibersegurança que facilitam e possibilitam a prevenção de problemas de conservação e armazenamento.

Monitoramento de acessos: ao gerenciar o tráfego e a permissão de uso de determinados dados a funcionários exclusivos e selecionados, garantindo o sigilo e controle de alcance das informações;

Criptografia: codificando os materiais do usuário em algoritmos para a leitura desses arquivos só seja realizada com uma decodificação especial, liberada por meio de uma chave específica;

Direcionamentos de segurança: ao traçar metas e objetivos de proteção, a cibersegurança passa a ser implementada de acordo com a necessidade da privacidade e integridade das informações;

Atualizações frequentes de softwares: promovendo melhorias mais recentes no progresso dos aplicativos e sistemas operacionais;

Realização de backups: ao adotar cópias de segurança que garantem uma segunda versão dos dados em casos de modificações, exclusões ou invasões.

Qual a importância da cibersegurança?

Desta forma, é possível concluir que a cibersegurança é fundamental para o bom funcionamento, desempenho e resultados dos empreendimentos — visto que se encarrega de cuidar da defesa digital automática das instituições contra os cada vez mais comuns ataques cibernéticos.

Se implantada desde o começo do projeto, a cibersegurança pode ser parte da estratégia dos negócios distanciando os colaboradores de maiores “dores de cabeça”, gerando vantagem competitiva e preservando o patrimônio da empresa.

A confidencialidade do serviço pode, ainda, fortalecer a confiança e relacionamento entre cliente e companhia, já que a instalação, gestão e performance da cibersegurança favorecem melhores condições de proteção para os dados terceirizados disponibilizados pelo consumidor.

Como a cibersegurança protege a nuvem?

Como é a proteção da cibersegurança em nuvem?

Com a necessidade de dinamizar fluxos e assegurar a confiança com o cliente, a tecnologia em nuvem foi (e tem sido) adotada e inserida nas rotinas organizacionais com mais frequência.

Já apresentando e fornecendo firmes e eficazes propriedades de segurança, a nuvem, quando vinculada à cibersegurança, passa a fortalecer ainda mais o nível de preservação de informações.

Além disso, por tratar-se de uma proteção que acontece exclusivamente em um ambiente virtual, os custos são reduzidos, uma vez que não é preciso contar com os gastos de manutenção de datacenters físicos e você só paga pelo artifício que usar.

Sendo assim, a cibersegurança protege a nuvem por meio de inteligências artificiais rapidamente escaláveis, que permitem antecipar avisos e alertas, fazendo com que as empresas possam agir de maneira ainda mais veloz para a resolução dos possíveis problemas.

Com um bom planejamento e a implantação correta, a migração para a nuvem associada aos benefícios da cibersegurança podem acompanhar e evoluir de acordo com as transformações digitais, mantendo a seguridade dos arquivos e dados em dia conforme os avanços de seus ambientes de atuação.

+ E-book gratuito: Migrando bancos de dados para a nuvem

Cibersegurança na Microsoft

Levando em consideração que a Microsoft é uma das principais organizações de tecnologia do mundo e atende grandes companhias e órgãos governamentais com seus serviços, a cibersegurança é um fator primordial para que toda ação possa ser exercida com excelência.

Com um conjunto especial e exclusivo de regras, métodos e ativas políticas de proteção, a infraestrutura da Microsoft opera com um melhor monitoramento, controle e credibilidade ao atender as instâncias de seus consumidores.

A cibersegurança em nuvem do Microsoft Azure: quais são as vantagens?

No que diz respeito a sua nuvem, ao complementar o Microsoft Azure com as vantagens da cibersegurança, a ferramenta é ainda mais valorizada e reconhecida no mercado por seus atributos e por seu desenvolvimento, gerenciamento e hospedagem seguros:

• Aumentando a competência e potencial de seus serviços de preservação, ampliando os ambientes de atuação também para a web;
• Criando diferentes formas protegidas de aplicação e migração;
• Reduzindo as despesas do setor de TI;
• Garantindo a integridade e privacidade dos dados e da nuvem a todo momento.

Leia mais: Microsoft Azure: quais são os benefícios?

A cibersegurança em nuvem do Microsoft Azure

Agindo de maneira holística, a cibersegurança do Azure se destaca por ajudar e satisfazer negócios de diferentes perfis, setores e portes, de acordo com a vigilância e fiscalização que cada um dos usuários exige.

Outro aspecto que diferencia a cibersegurança do Microsoft Azure é a disponibilidade e integridade ao considerar estratégias para os possíveis desastres naturais, além, claro, das habituais ameaças e alterações virtuais.

Contando com uma equipe especializada em cibersegurança e com altos investimentos em pesquisa contra ataques DDoS, tentativas de phishing e outras invasões, o Azure é aprimorado diariamente para sempre oferecer as melhores condições de proteção aos seus clientes e colaboradores.

Quer entender na prática sobre como a cibersegurança pode proteger melhor a sua empresa? Estamos prontos para te ajudar! Entre em contato com o nosso time Lattine e saiba como.