Blog
Microsoft Exchange ou Gmail: qual é melhor?
Diante da tomada de alguma decisão importante, é um protocolo comum registrar a mudança por meio de e-mail. Assim, preocupar-se em adquirir uma solução de correio eletrônico bem estruturada e segura é imprescindível para a qualidade dos processos na organização.
Nesse sentido, o Microsoft Exchange e o Gmail são dois dos principais serviços de e-mail disponíveis no mercado atualmente.
O Gmail apresenta opções para pessoas físicas e jurídicas, enquanto o Exchange é exclusivamente profissional, mas ambas as plataformas contam com integração a outros serviços e apresentam uma série de recursos.
No artigo de hoje, preparamos um comparativo entre os recursos dos dois provedores, mostrando qual deles se adequa mais às necessidades da sua empresa.
Veja mais sobre o tema a seguir!
Profissionalização da comunicação
Os e-mails corporativos oferecem domínio personalizado com o nome da empresa, o que confere mais profissionalismo e credibilidade para a comunicação empresarial. Eles contam com recursos como assinatura e adaptação do e-mail para o foco organizacional, proporcionando mais confiança na interação e possibilitando minimizar os ruídos e falhas.
O e-mail corporativo se tornou também um canal de formalização e documentação de combinados, função que foi ainda mais relevante após o início da pandemia. Afinal, os aplicativos de troca de mensagens são úteis em certos momentos, mas em situações de maior seriedade, o e-mail corporativo é o protagonista.
Nesse contexto, tanto o Microsoft Exchange quanto o Gmail oferecem profissionalização e personalização de domínio. A diferença é que o Microsoft Exchange é exclusivo para negócios, enquanto o Gmail também tem pacotes gratuitos de uso pessoal.
Download gratuito: Boas práticas com e-mail profissionalizado
Segurança
O e-mail profissional conta com barreiras de segurança mais reforçadas do que um e-mail para pessoa física. Com a LGPD e todas as implicações dessa normativa, o cuidado com as informações dos seus contatos deve ser uma prioridade.
O pacote Google inclui barreiras mais robustas de proteção nos dois pacotes mais avançados nos serviços do Google Workspace. Nos outros, o nível de segurança é básico, envolvendo recursos como a filtragem de spam.
Por outro lado, destacamos que a Microsoft investe muito em pesquisas de segurança e em camadas de proteção virtuais para resguardar sua empresa contra ataques cibernéticos de agentes como phishing e vírus. Todos os planos contam com proteção premier antimalware e antispam, além das sólidas barreiras de proteção da nuvem da Microsoft.
Estabilidade dos servidores
Neste ponto, os servidores do Gmail apresentam certo nível de instabilidade. Por exemplo, é comum que, na tentativa de login, aconteça um erro temporário e a conta fique indisponível, sendo necessário tentar novamente para a entrada no e-mail.
Diferentemente, o Microsoft Exchange apresenta servidores estáveis, que possibilitam acesso imediato à conta, o que contribui na agilidade do fluxo de operações e da comunicação no negócio.
Interface e design
Em linhas gerais, ambas as plataformas oferecem opções de interface personalizadas e intuitivas. O Gmail tem uma interface moderna e fácil de utilizar, e sua caixa de entrada conta com várias pastas para a separação das mensagens.
Da mesma forma, o Microsoft Exchange também possibilita personalização da caixa de entrada, com recursos úteis e uma forma mais inteligente e organizada para exibir as mensagens e interagir. A solução apresenta possibilidades para aprimoramento de pesquisa, o que proporciona resultados mais rápidos e resulta em ganho de eficiência na localização de e-mails e documentos.
Além disso, o Microsoft Exchange oferece recursos avançados de personalização e capacidade de extensão, pois apresenta suplementos que conectam o e-mail a serviços e aplicativos internos para negócios. A caixa de entrada, juntamente, apresenta identificação automática para as prioridades, contribuindo para a otimização da rotina do time.
Recursos
Tanto o Microsoft Exchange quanto o Gmail contam com vários recursos positivos para o contexto empresarial.
O Gmail se integra à agenda e possui armazenamento no Drive, editores de documentos (Docs, Planilhas e Apresentações) e possibilitam Hangouts em Chat e Meets. Ele dá acesso, também, aos aplicativos Maker, Keep, Sites e Jamboard.
Já o Microsoft Exchange é integrado a Biblioteca técnica para profissionais de TI e desenvolvedores, apresentando juntamente um assistente de implantação para a versão local da plataforma. Ele também se conecta com as aplicações do Microsoft 365, o que inclui:
▪ Aplicativos essenciais, como Word, Excel e Power Point;
▪ Microsoft Teams para reuniões corporativas;
▪ Intranet via SharePoint;
▪ Sway para gestão de vídeos;
▪ OneDrive for Business;
▪ To-Do, Planner, Power Apps e Power Automate para a organização de processos;
▪ Power BI e My Analytics para o trabalho mais inteligente com dados externos e internos;
▪ Ferramentas para controle de acesso e identidade;
▪ Windows Defender, Microsoft Advanced Threat Analytics e sistema de Proteção Avançada, para segurança.
Pacotes e opções
As soluções do Gmail estão disponíveis nos pacotes Business Starter, Standard, Plus e Enterprise do Google Workplace.
Já o Microsoft Exchange é ofertado em três pacotes:
▪ Microsoft Exchange Online Plano 1: oferece 50GB de e-mail por usuário, conta com calendários compartilhados, grupos, listas de endereço global, salas de conferência e delegação, contatos externos e tarefas. Inclui proteção premier e Arquivo Morto para limpeza da caixa de entrada.
▪ Microsoft Exchange Online Plano 2: 100 GB de armazenamento por usuário na caixa de entrada e sem limite no Arquivo Morto. Apresenta serviços como a Unificação de Mensagens e estrutura robusta de proteção de dados corporativos confidenciais.
▪ Microsoft 365 Business Standard: inclui aplicativos do Office Outlook, Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Os programas Access e Publisher estão incluídos no pacote, em versão para PC. Há conexão com programas da Microsoft, como Yammer, Teams e Planner e diversos outros recursos.
Qual é o melhor: Microsoft Exchange ou Gmail?
O Exchange e o Gmail são duas ótimas ferramentas para a comunicação nos negócios. Cada um apresenta um portfólio de recursos, proporcionando qualidade e agilidade na comunicação empresarial.
Convém destacar que o Exchange foi arquitetado desde o começo como uma solução específica para empresas, independentemente do tipo, porte, setor e modalidade. Assim, a plataforma da Microsoft tem DNA corporativo, o que traz muito mais segurança para as organizações, além de proporcionar uma gama maior de funcionalidades.
Em contrapartida, o Gmail é uma plataforma que é principalmente utilizada por pessoas físicas, contando também com pacotes corporativos, mas, no geral, a maioria dos usuários não são as organizações.
Assim, o mais adequado e recomendado para empresas é o Microsoft Exchange, pois ele é todo delineado e estruturado para o atendimento de necessidades organizacionais e conta com uma segurança mais robusta que o Gmail.
A Lattine Group é uma empresa de tecnologia e transformação digital que trabalha com a implantação de software nas empresas. Somos Microsoft Gold Partners e realizamos consultorias na área, contribuindo para um melhor uso das tecnologias e aproveitamento do potencial das soluções da Microsoft na sua organização.
Entre em contato conosco para implementar essa solução no seu negócio!