Blog

Bitlocker: conheça a solução de criptografia do Microsoft 365

Microsoft 365Segurança

Bitlocker: conheça a solução de criptografia do Microsoft 365

Incremente a segurança no seu dispositivo com apoio do Bitlocker!

 

Quando os colaboradores viajam, as informações corporativas vão junto em seus dispositivos. Muitos desses dados são confidenciais e podem colocar a empresa em risco se um aparelho cair em mãos erradas. Isso se aplica também a casos de roubo de equipamentos e, de um jeito ou de outro, é preciso contar com recursos de segurança para lidar com potenciais ameaças. E se você tivesse recursos para proteger o dispositivo, mas também para resguardar a informação dentro do dispositivo? Essa é a grande diferença do BitLocker, uma solução de criptografia bastante útil, que passou por aperfeiçoamentos e, hoje, é um recurso excelente para as organizações.

 

O Bitlocker está no Microsoft 365 e pode gerar ótimas contribuições para a sua organização. Uma solução simples e funcional que vai potencializar sua política em cibersegurança. Quer aprender mais? Confira o artigo sobre o assunto!

 

O que é o BitLocker?

O BitLocker é uma solução de criptografia dos sistemas Microsoft, que permite realizar a codificação de partes do HD. Ele permite evitar roubo e exposição de dados. A solução consegue criptografar unidades de disco rígido inteiras ou parte de unidades do HD. 

 

Nas primeiras versões do BitLocker, o pré-provisionamento de TPM (Trusted Platform Module, um padrão internacional que delimita especificações para que o processador de criptografia seja seguro) era muito trabalhoso. Você tinha que lidar com configurações ou instalar drivers, além de realizar a reinicialização do dispositivo. 

 

Isso era simples com computadores novos, mas quando se tratava de habilitar o BitLocker em dispositivos móveis que já eram usados pelos colaboradores, havia um grande problema. Com as versões do BitLocker mais novas, o sistema operacional gerencia totalmente o TPM e é muito mais simples habilitar a solução de criptografia.

 

O pré-provisionamento dessa solução significa ativar o BitLocker e o TPM de dentro do próprio ambiente de pré-instalação antes de instalar o sistema operacional Windows. Isso pode ser feito como parte de uma sequência de tarefas que é efetivada de forma automatizada sem nenhuma interação do usuário. Assim, a habilitação é feita em segundos.

 

Quais são as vantagens do BitLocker?

 

A criptografia do BitLocker pode ser ativada a nível de disco rígido ou dispositivo. A tecnologia dele conta com recursos de suporte de disco rígido (SED) criptografados. As SEDs oferecem recursos criptográficos onboard, que permitem a codificação em unidades. Isso melhora o desempenho da unidade e do sistema, pois descarrega  os cálculos criptográficos do processador do computador para a unidade, utilizando um hardware que é dedicado, ou seja, especificamente criado para essa função.

 

Além disso, podemos citar as seguintes vantagens dessa solução:

 

  • Operação rápida;
  • Incremento da segurança corporativa;
  • Facilidade de habilitação nos novos computadores;
  • Criptografia de unidades de dados removíveis em segundos;
  • A chave de recuperação só precisa ser inserida se houver corrupção de disco ou se ocorre perda de PIN ou senha.

 

Qual é o diferencial do BitLocker para a segurança corporativa?

 

O BitLocker é um sistema para proteger dados que se integra ao sistema operacional, que oferece o máximo de proteção para o seu negócio. Além da integração com o TPM, ele oferece a alternativa de bloqueio da inicialização normal até que seja fornecido um PIN ou até que se insira um disco USB removível que contenha uma chave de inicialização. Essas chaves oferecem uma autenticação multifator, o que contribui no incremento da sua política de segurança da informação.

 

Assim, essa solução possibilita atenuar o acesso não autorizado aos dados, aperfeiçoando o nível de proteção dos arquivos e do sistema. Também permite tornar dados inacessíveis permanentemente quando computadores ou dispositivos são desativados ou reciclados.

 

O BitLocker, juntamente, apresenta um Visualizador de Senha de recuperação, que possibilita localizar e exibir senhas de recuperação de Criptografia de Unidade de Disco – nos casos em que o backup foi feito nos serviços de Domínio do Active Directory (AD DS). Na prática, isso significa que administradores ou usuários com permissão de um administrador podem visualizar as chaves em todos os domínios da floresta do Active Directory, para recuperar dados em uma unidade que foi criptografada.

 

A solução também apresenta um recurso para cenários de recuperação de desastres em que uma unidade protegida não pode ser desbloqueada do modo convencional ou com a utilização do console de recuperação.

 

Assim, o BitLocker conta com diversos recursos para incrementar a segurança de dados, sendo uma importante ferramenta para evitar o vazamentos e para estabelecer uma política de compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados. Outro ponto importante é que ele proporciona camadas robustas de proteção, mas sem abrir mão da produtividade.

 

Por que contar com a Lattine Group & Cloud Target na jornada de cibersegurança e conformidade?

A Lattine Group vai ajudar você a ampliar sua estrutura de cibersegurança sem abrir mão da colaboração e da produtividade. Somos uma empresa Microsoft Gold Partner, com grande experiência de mercado e equipe altamente especializada. Nossa abordagem alinha proteção e rendimento, com um processo de implementação e adoção cuidadoso, possibilitando uma boa adaptação às soluções da Microsoft.

 

Nossa parceira recém-adquirida, Cloud Target, vem atuando na área de Soluções Híbridas e em Nuvem desde 2017, com foco em Desempenho, Segurança e Governança, sendo também Partner Gold da Microsoft.

 

Na área de Segurança, a Cloud se destaca em projetos que envolvem monitoramento e gerenciamento em tempo real de ataques digitais, através do seu Centro de Defesa e Monitoramento Cibernético (CDC – Cyber Defense Center) utilizando as ferramentas de segurança mais sofisticadas da Microsoft.

 

O dispositivo BitLocker permite criptografar unidades de disco com agilidade e precisão, proporcionando proteção para o seu negócio. As versões mais recentes do BitLocker são desenvolvidas em um projeto baseado em experiência do usuário, combinando segurança e produtividade. A Lattine Group & Cloud Target estão prontas para te auxiliar na jornada de proteção do negócio e também para contribuir para que a sua corporação esteja em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados. Acreditamos que a cibersegurança e a produtividade caminham juntas e podemos contribuir na sua trajetória.

 

Gostou de aprender sobre o dispositivo BitLocker? Aproveite e entre em contato conosco!