Blog

Segurança digital na sua empresa: como evitar que seus colaboradores cliquem em links falsos

Segurança

Segurança digital na sua empresa: como evitar que seus colaboradores cliquem em links falsos

 Com certeza você conhece algum gestor de organização que já foi vítima de um ataque na internet. Whatsapp clonado, dados bancários de clientes hackeados, vazamento de dados sigilosos, etc… Já pensou se isso acontece na sua empresa?  

 

O número de ciberataques vem crescendo a cada dia que passa e, com isso, a segurança digital é um assunto que tem se tornado prioridade nas empresas.  

 

Mensagens consideradas phishing estão entre os maiores perigos da internet. Essas tentativas de fraudes chegam por e-mail, redes sociais e afins, e podem resultar em consequências graves aos gestores. Afinal, como saber se um link não contém vírus? Como proteger meus colaboradores de golpes falsos?  

 

No blog de hoje, falaremos mais sobre os links falsos e como obter a segurança digital na sua empresa com as soluções do Microsoft 365. 

 

Boa leitura!  

  

O que é um link falso?  

Um link falso é um endereço que direciona a pessoa para um site, um perfil de rede social ou mesmo um contato no Whatsapp que finge ser de outra pessoa ou uma empresa.  

 

Sites falsos são usados, geralmente, para aplicar golpes virtuais e roubar dados bancários. Um exemplo desse tipo de ataque é chamado de Phishing: cópias quase perfeitas das oferecidas por bancos, serviços de telefonia ou TV a cabo, mensagens via SMS ou WhatsApp com links que, se clicados, fará com que a vítima forneça seus dados aos criminosos. 

 

Leia também: Quais são os tipos de ameaças cibernéticas? 

 

Quais são os riscos para a segurança digital da sua empresa se um colaborador clicar em um link falso?   

Se uma pessoa receber uma mensagem de phishing e não perceber que está diante de um conteúdo fraudulento, poderá realizar uma ação que resultará em prejuízo financeiro ou em outros transtornos, como:  

  

Roubo de informações  

Determinados links falsos foram projetados para obterem/roubarem informações importantes das empresas, tais como: senhas, dados financeiros e dados pessoais de clientes.  

  

Acesso não autorizado a sistemas e redes  

Ao abrir esses links falsos, o usuário fornece acesso não autorizado à infraestrutura de rede da empresa, permitindo não somente que os criminosos tenham acesso às informações importantes, mas também que causem problemas nos serviços da empresa, prejudicando os níveis de produtividade de todos os outros colaboradores. 

  

Como saber se um link é verdadeiro ou não?   

 

Felizmente, existem alguns truques que mostram se a página desejada é real e não fake. Veja abaixo, algumas medidas que os seus colaboradores devem seguir para garantir a segurança digital da sua empresa:    

  

Colocar o cursor do mouse sobre o link (sem clicar)  

Ao colocar a setinha do mouse em cima do link recebido, aparece uma caixinha de mensagem que identifica se página final é autêntica ou não.  

  

Ler os links  

Pode até parecer que não, mas é muito comum que os hackers substituam letras por outros caracteres semelhantes, como por exemplo, “L” por “1”. Olhando rapidamente, o “1” passa despercebido pelo colaborador, o que faz ele se tornar uma vítima dos criminosos.   

  

Quais são as ferramentas da Microsoft 365 que garantem a segurança digital da sua organização? 

  Investir em segurança digital passou a ser um item obrigatório para manter a boa gestão do seu negócio.   

  

Veja abaixo, algumas soluções da Microsoft para proteger seus colaboradores de links falsos:    

  

Microsoft Defender for Business 

Desenvolvido também para pequenas e médias empresas, a solução protege dispositivos corporativos contra malwares, ransomwares, phishings, entre outras ameaças.   

 

A ferramenta funciona como um antivírus que testa a veracidade do link, antes mesmo de acessá-lo. Isso evita que a infraestrutura de rede da sua empresa seja “contaminada”. Além disso, o Defender faz um monitoramento dos arquivos para que não ocorram acessos desconhecidos e roubo de dados.   

  

Azure AD (Azure Active Directory)  

A solução Microsoft gerencia a identidade e o acesso baseado na nuvem. Um dos principais recursos de segurança do Azure AD é a proteção contra phishing e outros tipos de ataques.   

 

A versão premium da ferramenta faz parte da Camada de Segurança Lattine + Microsoft 365, uma solução que une o que há de melhor no que diz respeito à cibersegurança corporativa. 

 

Além de garantir a segurança dos aplicativos, escolhendo onde, quando e quem pode acessá-los, possui também a ativação da autenticação multifatorial, o que aumenta as camadas de segurança no momento de acesso aos ativos da organização ao ir além do modelo “login e senha”. 

  

Azure Information Protection  

O Azure Information Protection fornece ao usuário, recursos avançados de criptografia e controle de acesso para ajudar a manter seus dados seguros.  

 

Ao adquirir a solução, você poderá rotular, classificar e proteger os dados confidenciais de sua empresa.  

  

Veja também 6 dicas para proteger a sua empresa. 

  

Como a Lattine pode te ajudar?  

  

Sabemos que as ameaças cibernéticas, infelizmente, estão cada dia mais dificultando o avanço das empresas.  

 

Nós da Lattine Group, nos atualizamos diariamente a fim de encontrar as melhores ferramentas de proteção contra esse mal.  

 

Por isso, temos orgulho de garantir que a melhor estratégia contra essas ameaças é se precaver por meio de uma estrutura de cibersegurança completa que você encontra conosco.  

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco!