Blog
CibersegurançaMicrosoft DefenderSegurançaTecnologia
5 mitos sobre antivírus corporativo
Você sabe o que é um antivírus corporativo? Esta pergunta pode parecer simples de se responder, mas ainda existem muitas dúvidas em relação a sua definição e propósito.
Um antivírus é um software projetado para identificar, prevenir e remover programas maliciosos, como vírus, malwares e spywares, que podem comprometer a segurança dos sistemas.
Em meio a transformação digital, o antivírus tem desempenhado um papel fundamental ao garantir proteção aos dispositivos, dados e informações sigilosas das empresas contra possíveis ataques cibernéticos.
Entretanto, existem ainda algumas dúvidas relacionadas à escolha do antivírus ideal.
Pensando nisso, neste texto, você vai conhecer alguns mitos sobre antivírus corporativo, aprenderá como escolher o ideal para a sua empresa, além de conhecer mais sobre o Microsoft Defender.
Boa Leitura!
Veja os 5 mitos sobre antivírus corporativos
#1 Os antivírus gratuitos já são capazes de proteger os sistemas da minha empresa
Embora esses antivírus possam oferecer uma proteção básica contra ameaças conhecidas, eles geralmente carecem de recursos avançados de detecção e resposta em tempo real.
A atualização das definições de vírus pode ser menos frequente, deixando sua empresa vulnerável a novas ameaças que surgem diariamente.
Além de oferecer inúmeros recursos, os antivírus pagos são constantemente atualizados e integram outros softwares, o que pode ser vantajoso para as empresas.
#2 O antivírus corporativo diminui a velocidade dos dispositivos
Os desenvolvedores projetam os antivírus para operarem de forma eficiente, minimizando o impacto na performance dos dispositivos.
Inúmeras atualizações são desenvolvidas para que os antivírus consumam menos recursos do sistema, garantindo um desempenho otimizado.
Com a evolução dos algoritmos de detecção, é possível identificar e eliminar ameaças em tempo real, sem prejudicar a velocidade dos dispositivos.
#3 Contar com dois antivírus protege ainda mais meus dispositivos
Ter dois antivírus instalados em um dispositivo, não é sinônimo de maior proteção, mas sim de lentidão, além de fazer com o que a funcionalidade de um anule a proteção do outro.
O que há de diferença entre os antivírus são os detalhes de desempenho e as configurações. Portanto, opte por aquele que atenda melhor as necessidades da sua empresa.
#4 Antivírus é apenas para grandes empresas
Há um equívoco comum de que antivírus é uma preocupação exclusiva das grandes empresas, e que as pequenas e médias não precisam se preocupar com a segurança cibernética.
Na verdade, as PMEs podem ser alvos ainda mais atrativos para os hackers, pois muitas vezes possuem medidas de segurança menos robustas em comparação às grandes corporações.
Aproveite para ler também: Cibersegurança: Por que as PMEs são o principal alvo de ataques cibernéticos?
#5 Antivírus é fácil de configurar e usar, não preciso de suporte
Muitos acreditam que é fácil de configurar e usar um antivírus, dispensando a necessidade de suporte especializado.
Mas, as várias configurações e opções precisam ser ajustadas adequadamente para garantir uma proteção eficaz.
Configurar e gerenciar corretamente um antivírus requer conhecimentos técnicos. Contar com suporte especializado garantirá que sua solução esteja configurada de acordo com as suas necessidades, para que você possa obter o máximo de proteção.
Um antivírus corporativo ideal para a sua empresa precisa ter:
I) Múltiplas camadas de proteção: pois garantem uma proteção abrangente, principalmente contra ameaças que estão em constante evolução.
II) Machine Learning: um recurso capaz de proteger sua rede contra novas ameaças, usando o sistema de aprendizado baseado em inteligência artificial.
III) Ter um anti ransomware nativo: isso faz com que os cibercriminosos não tenham acesso às suas informações e dados importantes.
IV) Antivírus proativo: uma das melhores configurações de um bom antivírus, devido a sua capacidade de pesquisa de possíveis atividades suspeitas e a tomada de decisão assertiva, mesmo que essas atividades não estejam registadas como ameaças reais.
O Microsoft Defender for Business contem todos esses benefícios citados acima. Com ele, sua empresa fortalece a segurança de rede, reduz o risco de violações de dados, garante a continuidade das operações.
Como a Lattine Group pode garantir a segurança do seu negócio?
Contamos com uma equipe de especialistas altamente capacitada para a implementação do Defender e demais pacotes de soluções da Microsoft, de acordo com as demandas da sua empresa.
Você quer garantir maior proteção para os sistemas da sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.
Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e acompanhar novos conteúdos.
Até a próxima!