Blog

On premise ou nuvem (on cloud): qual é melhor?

ArtigosNuvem

On premise ou nuvem (on cloud): qual é melhor?

As soluções on premise são aquelas instaladas em servidores locais. Você compra uma versão do software e o instala no computador. Já os softwares em nuvem são vendidos como serviço, sendo que você aluga um espaço nos servidores da empresa. Assim, on premise trabalha na venda como produto e on cloud é uma abordagem em serviço.

 

As principais distinções entre nuvem e on premise são as seguintes:

a) Tipo de servidor: no cloud, você hospeda a solução em um servidor da provedora. Assim, nenhum espaço no seu HD é ocupado. No on premise, o software ou aplicação está no seu computador, em um servidor próprio.

 

b) Forma de acesso: o acesso no cloud é via navegador. Basta ter uma boa internet. Sem conexão, sem operação. Já no on premise, tudo está no computador. Assim, se não houver internet, muitas coisas continuam funcionando.

 

c) Disponibilidade de armazenamento: na nuvem, você pode comprar mais armazenamento e mudar o plano para um superior ou inferior, dependendo da necessidade. No modelo local, você precisa de HDs externos e de expansão de infraestrutura para ampliar o armazenamento.

 

Mas afinal, on cloud ou on premise: qual a melhor? A resposta para essa pergunta é:

 

Depende.

 

Depende de muita coisa, afinal. Vamos aprofundar melhor no assunto. 

 

O que você deve considerar na sua avaliação?

1 Investimento inicial: no on premise, você precisa comprar infraestrutura para abrigar o software. Já no cloud, o investimento inicial é mais barato, já que tudo está na nuvem, então você dispensa muitos dispositivos.

 

2. Infraestrutura: manutenção, atualizações de segurança e backup ficam a cargo da provedora no cloud. No on premise, isso tudo está em suas mãos.

 

3. Qualidade da internet: a nuvem precisa de uma internet ótima ou nada acontece. No on premise, não há esse problema.

 

4. Necessidades específicas do sistema: se sua empresa tem necessidade de muita personalização, melhor utilizar o on premise. O cloud é flexível, mas tem limites.

 

5. Número de usuários: ambas abarcam um grande número de usuários. Mas no on premise, você terá que arcar com infraestrutura, manutenção, atualização e backup de cada usuário.

 

6. Mobilidade: a mobilidade é mais fácil com a nuvem, porque as plataformas se integram em dispositivos distintos. Se você teme pela segurança, basta utilizar soluções que criptografam a informação corporativa no dispositivo, como o Microsoft Intune.

Qual a nossa conclusão? 

A escolha do on premise, on cloud ou híbrido depende de suas necessidades. Quanto a isso, contar com apoio de quem entende do assunto é essencial para selecionar o que se encaixa melhor às especificidades do seu negócio, para otimizar seus investimentos e ter resultados positivos no final. 

 

A Lattine Group & Cloud Target estão prontas para te auxiliar nessa jornada e contribuir também para oferecer as orientações necessárias em relação à conformidade e segurança, para uma operação protegida e produtiva. Entre em contato conosco e conte com nossos serviços!