Lattine Group

Cases

Diase

Diase

Diase aposta em modelo de negócios 100% digital

O auxílio da Lattine Group com o uso de estâncias reservadas no Azure nos auxiliou muito na otimização de custos de computação. Uma das nossas preocupações que desencadearam o projeto, além da melhoria e consistência nas áreas de segurança, também estava diretamente ligada à diminuição de gastos, porém sem abrir mão da qualidade.

Alexandre Melo, TI — Diase

Contexto

Fundada em 1999 e com mais de 5 milhões de m² em área construída, a DIASE é a maior empresa nacional de engenharia especializada na tecnologia Tilt-Up e membro do TCA (Tilt-Up Concrete Association), uma associação americana de alcance global dedicada à essa técnica, que garante obras mais rápidas, duráveis, com custos otimizados e muito mais sustentáveis.

A companhia conta com ampla experiência e know-how na construção de fábricas e galpões logísticos, associadas ou não a operações de (BTS) Built to Suit, oferecendo a mais alta segurança e qualidade nas obras, além de prezar sempre pelo aspecto ambiental e sustentável dos projetos.

A Diase também é membro do GBC (Green Building Council) Brasil, uma instituição que busca compilar e divulgar as mais modernas e eficientes práticas sustentáveis dentro da construção civil, permitindo aos seus clientes a obtenção das Certificações Ambientais Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), bem como a Certificação HQE (Haute Qualité Environnementale).

O sucesso das operações está diretamente ligado à aplicação de princípios vitais dentro da companhia: Tecnologia, Competência e Sustentabilidade. Esse é o trinômio que guia cada projeto da DIASE, garantindo obras realizadas com a máxima eficiência energética, prazos otimizados, qualidade superior na entrega e redução do impacto ambiental.

Desafio

O maior desafio da Diase era adaptar uma solução de comunicação integrada, a um custo tangível, utilizando principalmente uma única conta de usuário para ter acesso a todos estes serviços.

Um colaborador ter diversas contas, atribuídas a diversos serviços (e-mail, colaboração de arquivos, reuniões, histórico e agilidade) não fazia mais sentido e não trazia segurança para a empresa. A Diase começou a perceber que esse cenário tornava a gestão descentralizada em todos os sentidos, desde a produtividade até a segurança total destes ambientes.

Essa transformação precisava ser uma operação eficiente dentro do negócio, com a implementação de uma solução que atendesse de ponta a ponta o colaborador, abrangendo ainda os processos comerciais, financeiros, jurídicos e pós-venda.

Com esse desafio em mãos, a primeira etapa era a definição de uma solução de alta performance que permitisse integração, segurança, escalabilidade, independente de volumetria e quantidade de acessos. A escolhida foi a solução Microsoft.

Solução

Como uma grande empresa, a Diase notou que era necessário dar um upgrade nas suas ferramentas de gestão empresarial, adotar processos mais modernos e profissionais.

Depois de avaliar as opções do mercado, levando em consideração sua busca por uma empresa parceira de relacionamento próximo e que pudessem contar com apoio do gerente de conta e dos arquitetos de solução no desenvolvimento dos novos projetos, Diase e Lattine Group se uniram para tornar realidade essa transformação, apoiados pela confiança, acessibilidade e agilidade, pontos fundamentais dessa parceria.

Após alinhamentos e avaliações das melhores estratégias do negócio e da TI, e sem deixar de lado todas as perspectivas de crescimento previstas para 2021, a solução adotada foi o Microsoft 365 e o Azure Virtual Desktop (infraestrutura de área de trabalho virtual de nuvem flexível que fornece com segurança áreas de trabalho virtuais e aplicativos remotos com máximo controle), totalmente integrados.

Sem custos adicionais de licença, O Azure Virtual Desktop pode ser usado com a licença qualificada do Microsoft 365, reduzindo assim custos com infraestrutura se o dimensionamento das VMs (máquinas virtuais) for feito corretamente, além de possibilitar que elas sejam desligadas quando não estiverem em uso.

Através da implementação, foi possível alcançar um modelo de negócios totalmente digital, integrado e ainda reduzir custos. Como ponto positivo de uma implementação rápida e assertiva, além de sistemas e processos mais organizados e eficientes, os primeiros resultados começaram a aparecer em pouco tempo

Segundo Alexandre Melo, a funcionalidades da plataforma e toda a segurança embarcada no projeto foram fatores determinantes para a escolha da Microsoft. “A solução possui uma interface muito amigável e intuitiva, o que faz com que as informações sejam facilmente acessadas em nuvem”, pontua.

Como parceira, a Lattine Group apoiou todo processo de adequação de licenciamento com foco em otimizar ao máximo os recursos, ponto que a Diase já havia destacado como item de interesse no início da parceria.

“O auxílio da Lattine Group com o uso de estâncias reservadas no Azure nos auxiliou muito na otimização de custos de computação. Uma das nossas preocupações que desencadearam o projeto, além da melhoria e consistência nas áreas de segurança, também estava diretamente ligada à diminuição de gastos, porém sem abrir mão da qualidade”, destacou Alexandre.

Motivo da decisão

A implementação aconteceu após o planejamento prévio entre Diase e Lattine Group, com início na etapa de pré-capacitação, homologação e apresentação de proposta dos temas, contendo todos os recursos tecnológicos, financeiros, atividades e responsabilidades, além dos prazos necessários para os entregáveis.

O grande desafio desse projeto foi entregar tantos recursos em simetria, levando em consideração todas as necessidades para o rápido crescimento da empresa em curto prazo

Segundo Alexandre, em menos de 30 dias todos colaboradores foram capacitados e estavam aptos a utilizar o Teams por completo, ou seja, equipes, compartilhamento de arquivos, reuniões, sincronização etc.

A capacitação envolveu o uso do OneDrive Business também e os desafios não pararam por aí. O segundo aconteceu 6 meses depois com a migração das identidades locais (on-premises) de modo híbrido. A meta era fazer o uso do mesmo modelo de licenciamento, anteriormente discutido com a Lattine, para o uso do Azure Virtual Desktop.

“Desta vez entregamos em menos de 30 dias, contabilizando desde as entrevistas com os departamentos, alinhamento da solução, capacitação e entrega final do projeto que foi o uso do ERP da Diase a partir Azure Virtual Desktop”, explica Alexandre.

Resultados já obtidos

No dia a dia da empresa, a otimização dos recursos integrados possibilitou agilidade no acesso as informações de forma compartilhada, melhor gerenciamento pelos gestores. Outro ponto importante foi o uso do ERP de forma mais ágil devido a otimização de escala dos recursos por meio do Azure, ainda sem a necessidade do uso de VPN e dependências da estrutura local (on-premises).

“Nossa avaliação é de satisfação geral em todos os setores. O impacto positivo foi surpreendente, não sentimos nada de negativo nas atividades dos colaboradores durante e nem pós a implementação”, finaliza Alexandre Melo.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP