Blog

Ataques Cibernéticos: quais os tipos mais comuns e como prevenir sua empresa

Cibersegurança

Ataques Cibernéticos: quais os tipos mais comuns e como prevenir sua empresa

Você sabia que o número de ataques cibernéticos teve um aumento de 28% pelo mundo?  No Brasil, mais de 1.400 ataques semanais a organizações foram registrados no ano passado. O setor da saúde foi o que mais sofreu com ataques cibernéticos no terceiro trimestre de 2022.  

 

E o que esperar para este ano? Os ataques vão aumentar? Como proteger a sua empresa? 

 

Para respondermos estas e outras perguntas, preparamos um conteúdo completo e especial para você. 

 

Leia abaixo! 

 

O que é um ataque cibernético? 

Os ataques cibernéticos são atividades criminosas que visam destruir, danificar, modificar ou suspender uma rede de sistemas. Os principais alvos são empresas e o governo.  

 

Nos últimos anos, os hackers têm concentrado os ataques em roubos de dados de pessoas físicas e jurídicas para exigir dinheiro como forma de resgaste das informações.  

 

Ao longo do tempo, com a criação de dispositivos neutralizadores desses ataques, os cibercriminosos tiveram que desenvolver variáveis de vírus que fossem capazes de penetrar na infraestrutura de rede.  

 

Quais são os 5 tipos mais comuns de ataques cibernéticos?  

 

#1 Ataque DDOS 

O ataque DDOS ou ataque de negação de serviço ocorre através da invasão de vários sistemas de computadores. Os hackers utilizam pop-ups e anúncios para prejudicar a experiência do usuário no site atacado; 

 

#2 Phishing 

Você já deve ter recebido ao menos um “e-mail de uma grande empresa” com informações suspeitas, certo? Os hackers enviam e-mails falsos aos usuários, que imitam fielmente os originais, mas ao clicarem nos links e baixarem os anexos, têm seus dados pessoais invadidos e/ou roubados; 

  

#3 Ransomware 

Esse tipo de ataque bloqueia ou criptografa dispositivos. Os hackers usam esse tipo de vírus como prática para extorsão. Com a pandemia do coronavírus, os casos de ataques envolvendo hansomwares cresceram exponencialmente, devido ao processo migratório das empresas para o home office. Os cibercriminosos costumam pedir bitcoins como forma de pagamento do resgate; 

  

#4 Malware 

Contendo algumas características semelhantes ao phishing, o malware se transforma em um programa ou anexo de e-mail autêntico. Caso o usuário abra esse tipo de arquivo, permitirá ao hacker, o bloqueio de toda a sua infraestrutura de rede. O chamado “cavalo de troia” é um exemplo bastante conhecido de malware; 

  

#5 Quebra de força bruta 

Estes ataques consistem em deixar que o programa malicioso execute a tarefa. Em outras palavras, o programa testa inúmeras combinações de usuários e senhas, até que achem a correta. Quando conseguem entrar no sistema, os cibercriminosos enviam e-mails para o usuário com conteúdo de spam, visando o roubo de dados bancários e senhas de acesso a outros aplicativos.  

  

Como proteger a sua empresa de um ataque cibernético?  

Anteriormente, falamos sobre o crescimento do número de ataques cibernéticos contra empresas em nosso país. No entanto, o que é preciso fazer para se proteger desses ataques?  

 

Veja algumas dicas importantes sobre como organizar a estrutura do seu negócio: 

 

Faça backups regularmente 

O que você faria se da noite para o dia os arquivos da sua empresa sumissem? Não dá para falar de segurança corporativa sem mencionar medidas de prevenção contra a perda de dados. 

 

Em caso de sequestro de informações ou falhas no sistema, boa parte dos seus arquivos podem ser perdidos e gerar um prejuízo, muitas vezes, irrecuperável para a organização.  

 

Por isso, o plano de backup e recuperação de desastres do Azure torna possível que sua empresa evite interrupções no sistema ou retome às atividades em pouco tempo e garante que todos os dados sejam recuperados, de forma econômica e escalonável, com base nas suas necessidades de armazenamento. 

 

Invista em soluções de segurança 

Investir em softwares de segurança, garante uma maior proteção de dados, de maneira eficaz, rápida e assertiva. A sua empresa deve contar com algumas ferramentas que auxiliam nessa proteção, como Defender for Business, que funciona como um antivírus e adiciona a primeira camada de proteção ao seus ambientes, o Intune, que protege os dispositivos que tem acesso aos sistemas da empresa, o DLP (Data Loss Prevention) e AIP (Proteção de Informações do Azure) que asseguram a proteção total das informações mais preciosas contidas nos seus sistemas e softwares. 

 

Com essas aplicações é possível monitorar atividades que não estejam no padrão do negócio, definir políticas de acesso tanto às máquinas, como a qualquer arquivo compartilhado na empresa, entre outras funções. 

 

Outro dispositivo é a proteção da nuvem. Empresas têm investido cada vez mais em soluções de armazenamento em nuvem. Portanto, é necessário que seu armazenamento seja protegido, evitando problemas futuros. 

 

Execute testes de segurança e vulnerabilidade da rede 

O teste de segurança da infraestrutura de rede tem uma grande importância no conjunto de regras a serem seguidas para uma boa gestão de segurança, pois será através desses testes que você identificará e solucionará vulnerabilidades e falhas mediante as soluções implantadas. 

 

Invista na capacitação de seus colaboradores 

Todos os processos anteriores não terão eficácia se você não investir na capacitação de seus colaboradores. Faça treinamentos constantes apresentando a cultura e gestão de riscos. 

 

Seus colaboradores devem ficar atentos para não abrir e-mails suspeitos (spam), não utilizar dispositivos desconhecidos (HDs e pen drives), bem como não executar softwares não autorizados. 

 

Como o SOC moderno pode ajudar a sua empresa? 

 

O SOC Moderno é um Centro de Operação de Segurança (Security Operation Center), que atua com foco em monitoramento de ataques cibernéticos e alerta as equipes responsáveis para a tomada de providências.  

 

Adquirir um SOC Moderno garante ao seu negócio um aumento da reputação e confiabilidade, além de uma base de informações segura quanto à adesão à LGPD, entre outros benefícios. 

 

Mas você sabia que o SOC moderno não foi desenvolvido somente para as empresas de grande porte? 

 

O CDC da Cloud Target – empresa em que a Lattine Group é sócia majoritária – conta com pacotes para Pequenas e Médias Empresas, acessíveis ao orçamento de companhias de pequeno porte.  

Para conhecer os pacotes, leia aqui.   

 

No vídeo abaixo, Claudio Reina (Diretor Executivo da Lattine Group) e Erik Batista (CEO da Cloud Target) esclarecem a diferença entre SOC e CDC, duas siglas essenciais da nossa abordagem em cibersegurança. Assista:  

 

SOC e CDC: o que são essas siglas essenciais em sua estratégia de cibersegurança? 

  

Por que contar com a Lattine Group e a Cloud Target para proteger sua empresa de um ciberataque? 

 

Nós da Lattine Group, estamos diariamente nos atualizando, a fim de encontrar as melhores ferramentas de proteção contra esse mal. Por isso, temos orgulho de garantir que a melhor estratégia contra essas ameaças é se precaver por meio de uma estrutura de cibersegurança completa que você encontra conosco.  

Junto com a Cloud Target, oferecemos soluções completas e com alta eficiência para ampliar sua estrutura de cibersegurança.    

 

Deseja saber mais sobre ataques cibernéticos e como proteger o seu negócio?  

 

Entre em contato conosco!