Blog

Como os ataques de phishing funcionam e como proteger sua empresa?

Cibersegurança

Como os ataques de phishing funcionam e como proteger sua empresa?

Muitas vezes no dia a dia, nos deparamos com situações que podem colocar em risco a nossa segurança e privacidade. Por exemplo, você já deve ter recebido algum e-mail ou um SMS acreditando ser do seu banco, dizendo que sua conta foi bloqueada e, que por motivos de segurança, para reativá-la, é necessário clicar em um link ou responder aquela mensagem de volta. Isso nada mais é do que uma armadilha! São os famosos ataques de phishing.

 

Em 2022, o Brasil foi o país com o maior número de ataques de phishing na América Latina, com um crescimento de mais de 226% em relação ao ano anterior, segundo relatório da empresa ESET.

 

Para te ajudar a ficar por dentro do assunto, preparamos um conteúdo para explicar o que é phishing, os principais tipos e como você pode se proteger!

 

Boa leitura!

O que é phishing?

O phishing faz parte de uma cadeia de ataques cibernéticos que visa o roubo de informações pessoais, com intuito de usá-las para realizar ações fraudulentas.

 

O objetivo é enganar a vítima para que ela revele informações confidenciais ou faça o download de um arquivo malicioso, o que pode permitir ao criminoso acessar o dispositivo ou a rede da vítima.

 

Como ocorrem os ataques de phishing? E por que são perigosos?

Os ataques de phishing geralmente ocorrem por meio do envio de e-mails falsos e, ultimamente, os criminosos têm usado as redes sociais como o whatsapp.

 

Conheça os principais tipos de ataques:

 

Phishing de e-mail

É o mais usado entre os cibercriminosos. Consiste em enviar e-mails fraudulentos que parecem ser de uma empresa legítima, como um banco ou uma loja online.

 

Para identificar um phishing de e-mail, você deve prestar atenção em alguns detalhes e sinais de alerta, como verificar o endereço de e-mail do remetente, além do conteúdo, que geralmente possui links. Em caso de suspeita, não clique em nenhum link e não compartilhe nenhuma informação pessoal.

 

Phishing de SMS

O phishing de SMS ou Smishing possui a mesma dinâmica de um phishing de e-mail, entretanto, os cibercriminosos utilizam mensagens de texto falsas para obter informações confidenciais.

 

Para identificar esse tipo de ataque, é importante verificar se o número de telefone do remetente é o mesmo utilizado pela empresa, caso seja diferente, possivelmente se trata de um SMS falso.

 

Phishing de redes sociais

Nesse tipo de ataque, os hackers criam contas falsas em redes sociais, em busca do mesmo objetivo, obter informações confidenciais.

 

Uma das formas de identificar esse tipo de phishing, é verificar o nome de usuário da conta. Caso tenha muitos caracteres estranhos e números, pode ser que a conta seja falsa. Além disso, preste atenção no conteúdo das mensagens que parecem ser de amigos, mas podem conter um tom diferente do habitual.

 

Phishing de engenharia social

Os cibercriminosos usam técnicas psicológicas para persuadir vítimas e fazê-las enviar informações pessoais. Essa técnica é bastante utilizada em conjunto com o phishing de redes sociais.

 

Portanto, para evitar cair nesse tipo de golpe, é necessário que você verifique se reconhece o remetente.

Quais são as consequências de ataques de phishing?

Danos à reputação da empresa

Em caso de ataque de phishing bem-sucedido, pode resultar em uma perda de confiança dos clientes e parceiros. Uma vez que essa confiança é perdida, pode ser difícil recuperar sua reputação e restaurar a confiança do público.

 

Além disso, as organizações podem sofrer ações judiciais que podem levar a multas e sanções impostas pela LGPD.

 

Fraudes em senhas bancárias e cartões de crédito

Após efetuar o ataque, os hackers utilizam os dados roubados para realizar saques e transferências bancárias. Para as PMEs, isso pode ser catastrófico, já que trabalham com poucos recursos e baixo orçamento.

 

Como proteger a sua empresa de um ataque de phishing?

Para proteger a sua empresa, é necessário adotar medidas de segurança eficazes.

 

Uma das soluções mais poderosas nesse sentido é o Microsoft Defender para Empresas, que oferece proteção avançada contra ameaças cibernéticas.

 

Ele utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar e bloquear ameaças em tempo real.

 

Você ainda pode configurar suas políticas de anti-phishing, definindo regras de segurança personalizadas. Por exemplo, é possível bloquear e-mails de remetentes desconhecidos ou suspeitos, ou impedir que os seus colaboradores cliquem em links de phishing.

 

O Defender para Empresas ainda fornece uma ferramenta de simulação de ataque, que permite simular ataques para que seu sistema esteja treinado e solucione um problema real com agilidade e rapidez.

 

Aproveite e leia também: A nova solução do Microsoft 365 contra ataques cibernéticos para PMEs.

 

Como a Lattine Group pode te ajudar?

Possuímos uma equipe de especialistas altamente qualificada para a implementação dos pacotes de soluções da Microsoft, de acordo com as demandas da sua empresa.

 

Por isso, conte com o nosso atendimento personalizado para implementar o Microsoft Defender e outras soluções do Microsoft 365 em seu negócio.

 

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de especialistas.

 

Até a próxima!