Lattine Group

Blog

4 dicas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo

ColaboradoresDicasTecnologia

4 dicas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência moram nos países em desenvolvimento ou emergentes, como o Brasil. Por aqui, mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Amanhã, 21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data muito importante com foco na conscientização sobre a importância de questões como igualdade de oportunidades, respeito às diferenças e inclusão social.

Quando analisamos o mercado de trabalho atual, podemos concluir que as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitas dificuldades mesmo com o respaldo da Lei de Cotas, criada em 1991, que prevê que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% (dependendo da quantidade empregados) das vagas para pessoas com deficiência. Mesmo com o avanço da lei e uma abertura no mercado de trabalho, muitas organizações ainda não estão preparadas para essa inclusão, seja em sua estrutura ou equipe.

Entretanto, não se trata de uma imposição. Amparadas por uma lei, as pessoas com deficiência ganham o direito de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, conseguem provar que certas limitações físicas não significam baixa capacidade produtiva e que elas são capazes de entregar excelentes resultados.

Comitê Diversidade & Inclusão da Microsoft

Com toda a relevância que esse assunto merece, é importante que as empresas avaliem a necessidade de transformar-se em um ambiente reconhecido. O empresariado está se conscientizando aos poucos e ainda se adaptando nas questões de acessibilidade, muitos empresários, que tem responsabilidade social adequaram suas empresas e desempenham um papel importante na sociedade. Nesse momento, alguns questionamentos acabam surgindo, como: a minha estrutura e o meu time estão preparados para essa mudança?

Uma organização preparada para a diversidade, está pronta para o futuro. A tecnologia assistiva é um dos exemplo de inovação no mundo tecnológico, que pode estar cada vez mais presente dentro das organizações com intuito de impulsionar a inclusão nos times multitarefas dentro do mercado de trabalho.

Imagine um mundo no qual contrapontos não existissem. Se todos pensassem de maneira igual, não haveria estímulo para a criatividade. É na adversidade que o ser humano supera obstáculos e mostra sua capacidade de pensar e resolver problemas.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho serve como instrumento de conscientização e estimula um ambiente mais inclusivo e democrático, além de trazer vários benefícios para todos.

Quer tornar o seu ambiente de trabalho mais inclusivo mas não sabe por onde começar? Separamos 4 dicas que vão te ajudar nesse processo!

1 — Entenda as terminologias e aplique o bom senso

Muitas pessoas têm receio ou identificam uma pessoa com deficiência pelo termo errado. É importante entendermos as terminologias corretas para cada deficiência, pois os termos pejorativos — como identificar as deficiências no diminutivo — podem causar desentendimentos e constrangimentos.

Por exemplo: o termo surdo-mudo não existe, pois a surdez não acarreta perdas no aparelho fonador do indivíduo.

Uma atitude simples e que mostra respeito, é olhar para o surdo durante uma conversa com a presença de um intérprete. Outro exemplo é sinalizar a sua posição para uma pessoa com baixa visão, como encontrá-la em um corredor e dizer: “Olá, eu estou à sua esquerda.”

Na dúvida, a melhor opção é sempre perguntar para a pessoa qual é o termo correto e dizer que estava em dúvida. Não há problema nenhum em admitir que não sabemos tudo.

É preciso acabar com os estereótipos que são divulgados na publicidade, onde o superpoder da pessoa com deficiência é conviver com o próprio corpo ou eles são relacionados à superação, reafirmando a ideia falsa de que ter uma deficiência é um “fardo”.

2 — Promova treinamentos para todos os colaboradores

Do estagiário ao CEO, todos devem estar envolvidos nos treinamentos de acessibilidade. O conteúdo dos treinamentos pode envolver desde a comunicação — como se portar, quais termos utilizar, como ajudar — até ferramentas de trabalho que causam um impacto positivo em relação à inclusão em toda a organização.

A Microsoft, reforçando o seu compromisso com um mundo mais inclusivo, disponibiliza diversos treinamentos de acessibilidade para aplicação nas ferramentas.

3 — Adapte a infraestrutura do local de trabalho

Além de toda a tecnologia necessária, o ambiente físico também precisa estar adaptado. Todas as pessoas conseguem acessar os ambientes com facilidade?

Lembre-se de incluir corredores largos e banheiros adaptados — com a inclusão de barras e pia mais baixa — para a passagem de cadeiras de rodas por exemplo. A recomendação é realizar essas adaptações e reformas com profissionais da área, assim no dia a dia ninguém enfrentar é problemas.

4 — Desenvolva todo o conteúdo de maneira inclusiva

Como são as reuniões e apresentações da sua empresa? Você já se questionou se elas são acessíveis e se alguém com alguma deficiência conseguiria entender apenas olhando a apresentação ou ouvindo o orador?

O conteúdo deve ser acessível para todos! Lembre-se adicionar legenda aos vídeos e caso alguém tenha dificuldade para enxergar cores diferentes e acompanhar o avanço de um projeto, substitua por formas geométricas para facilitar a visualização de todo o processo.

Tecnologia assistiva

Você sabia que consegue escrever e-mails acessíveis no Outlook? Basta escolher uma fonte e um background que não se sobrepõem e permitem uma leitura clara. O Excel também dispõe de planilhas acessíveis que economizam o seu tempo e ajudam na acessibilidade e o PowerPoint realiza a leitura de tela para usuários com deficiência na visão.

Microsoft Office 365

Essas soluções fazem parte do Office 365, solução da Microsoft que ajuda na produtividade e inclusão de toda a equipe! Deseja tornar o seu ambiente de trabalho mais inclusivo com o Office 365? Receba o seu diagnóstico personalizado!

A aplicação das tecnologias assistivas para a realização de atividades traz uma série de vantagens, quebra barreiras e tem contribuído positivamente para que a pessoa com deficiência tenha cada vez mais autonomia e qualidade de vida.

Apoie os investimentos , incentive, debata ideais e levante essa bandeira dentro do seu ambiente de trabalho ou da sua empresa!

Você e sua equipe podem fazer a diferença!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Follow Up Comunicação