Blog

Computação em nuvem: como a tecnologia ajuda os e-commerces

Microsoft Azure

Computação em nuvem: como a tecnologia ajuda os e-commerces

Entenda como a nuvem diminui burocracias e proporciona maleabilidade para os e-commerces.
Nunca a computação em nuvem foi tão protagonista nos ecossistemas empresariais como um todo — e motivos não faltam.

Isso porque essa tecnologia inovadora proporciona excelentes perspectivas para instituições, negócios e empresas de diversos formatos. É visível o quanto a nuvem oferece um elevado poder de trabalho em uma dinâmica simples e funcional.

Com a popularização de e-commerces e a clara necessidade de tornar as operações mais fáceis tanto para clientes quanto colaboradores, a nuvem pode ser a solução que você procurava para alavancar as vendas online, com simplicidade e uma estrutura de segurança reforçada.

A Microsoft investe cada vez mais em tecnologias avançadas para sua nuvem, com diversos serviços que se adequam às necessidades dos mais variados setores. Isso vale não apenas para importantes recursos inovadores, mas também inclui investimentos bilionários em seus processos de pesquisa e desenvolvimento de segurança.

Neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre como a nuvem pode ajudar no gerenciamento e expansão dos e-commerces com agilidade e segurança.

Continue acompanhando o artigo e veja mais!

Quais vantagens a nuvem proporciona para os e-commerces?

De forma simplificada, a nuvem do Azure confere várias vantagens para os usuários por contar com grande segurança, alta maleabilidade e reduzida burocracia.

Saiba mais a seguir!

1. Flexibilidade
A nuvem proporciona mais flexibilidade para a as vendas online, simplificando a gestão de contas, documentos, produtos e informações. Os arquivos hospedados no Azure, por exemplo, aproveitam recursos como colaboração simultânea, com atualizações e manejo em tempo real entre diferentes usuários.

Com isso, não é necessário fazer várias versões e baixar, basta acessar o documento na nuvem para ter acesso à última versão. Se alguém estiver trabalhando ao mesmo tempo, as edições serão visualizadas no momento em que são feitas.

Contextualizado ao dia a dia do e-commerce, esse recurso é extremamente útil, dada a alta quantidade de arquivos com os quais os administradores do negócio precisam lidar diariamente — incluindo registros de logística, compras, fornecedores e mais.

Com uma gestão eficiente desses documentos, é inevitável registrar ganhos em eficiência operacional.

2. Redução de custos
Uma das principais vantagens envolvidas na computação em nuvem é a possibilidade de pagar somente pelo o que utilizar, como acontece no Microsoft Azure.

Isso, é claro, tem uma óbvia vantagem econômica, visto que evita custos com ferramentas inutilizadas no cotidiano e taxas desnecessárias.

Essa questão é especialmente relevante para o e-commerce, universo onde o efeito da sazonalidade muitas vezes impacta diretamente a forma como as plataformas de nuvem são utilizadas. No inverno, por exemplo, uma loja virtual de biquínis naturalmente terá uma queda (mesmo que leve) em sua quantidade de acessos e vendas, demandando menos capacidade operacional do site.

Com a nuvem, você dispensa o uso de um grande número de equipamentos e acessórios para a operação das vendas, negociações e atividades do dia a dia como um todo.

Em termos de mão de obra de TI, um desafio para muitos e-commerces, a necessidade de um corpo grande de especialistas na área é eliminada. É possível manter uma equipe mais enxuta ou terceirizar o serviço, já que grande parte das operações são garantidas pela provedora de nuvem.

Outra vantagem é a viabilização do home office, realizado com facilidade quando há o uso da nuvem, sem barreiras complexas ou dificuldades operacionais. Isso, além de proporcionar praticidade, permite reduzir custos também com deslocamentos.

Destacamos também o quanto se evita entraves e despesas com burocracias. Em uma dinâmica produtiva e funcional, é possível utilizar a cloud com simplicidade no negócio e fazer com que o seu e-commerce seja mais flexível para o consumidor.

Carrinho representando e-commerce

3. Segurança
Resguardar a propriedade intelectual e, principalmente, respeitar as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, evitando vazamentos dos dados de seus clientes e funcionários, contribui para a longevidade da sua loja, ajudando no desenvolvimento de uma relação de confiança entre os compradores e a marca.

Pense no quanto pode ser traumático e impactante ter a conta invadida por uso de algum e-commerce. Se a situação não é só extremamente arriscada, ela pode ser assustadora e trazer grandes aborrecimentos para o cliente que, certamente, não vai ser fidelizado.

Ao utilizar uma plataforma de nuvem para hospedar o seu e-commerce, suas preocupações com segurança diminuem consideravelmente.

Basicamente, a responsabilidade pela instalação de pacotes e ferramentas de proteção ou atualizações é da provedora do serviço cloud. A empresa que fornece o serviço realiza os backups e protege as informações da sua corporação e seus clientes, possibilitando uma navegação segura na página.

Ou seja, o cliente pode utilizar o site em segurança e com a garantia de que terá seus dados protegidos.

Download gratuito: Migrando bancos de dados para a nuvem

4. Facilidade em recuperação de desastres
Por mais que a segurança seja uma garantia da nuvem, sabemos que imprevistos acontecem.

Mesmo assim, diante de um problema de grande impacto, a recuperação de itens, documentos e informações é realizada com maior facilidade quando se conta com uma plataforma como o Azure.

Afinal, os conteúdos e dados não estão em uma máquina falível, mas sim em um espaço privado e criptografado na internet.

Além disso, vale notar que a plataforma realiza por conta própria (seguindo o padrão estabelecido pelo usuário) cópias de segurança com regularidade, o que facilita a recuperação de desastres em caso de um imprevisto.

5. Início rápido da operação
Implementar a nuvem na empresa é muito mais fácil do que um software convencional.

O download e instalação de um software para cada máquina, de modo local, a compra de diversos dispositivos para suporte à operação e a contratação de uma grande equipe de TI são preocupações eliminadas das suas demandas.

Após negociar um pacote de serviços com a provedora de nuvem, já é possível começar a utilizar o serviço em pouco tempo, trazendo rapidamente todos os benefícios aqui citados em pouco tempo para o seu e-commerce.

Como a nuvem da Microsoft pode contribuir com as operações no seu negócio

O Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft, é altamente funcional e conta com poderosas barreiras de segurança. A solução se encaixa às necessidades de e-commerces, empresas de todos os portes e equipes de TI, apresentando desde pacotes básicos a tecnologias de grande especialização para programadores e desenvolvedores.

Além disso, a plataforma possui recursos de Proteção de Identidades, Gerenciamento de eventos e Informações de Segurança e diversas outras aplicações para resguardar sua empresa e os seus clientes. Afinal, a proposta do Azure é combinar dinamismo, otimização e segurança, com todos os recursos necessários para suas atividades.

A cloud computing proporciona grandes ganhos para os e-commerces e facilita as vendas e a gestão de atividades no dia a dia. Com elasticidade, proteção e precisão que só a nuvem pode oferecer, é possível melhorar negócios e simplificar o trabalho dos profissionais.

A implementação do Azure é uma ótima iniciativa para otimizar seus investimentos e facilitar as operações do seu e-commerce. Esse processo pode ser facilitado com o apoio de uma empresa especializada e parceira da Microsoft, como a Lattine Group.

Nós podemos ajudar na migração para a nuvem do seu comércio online. Contamos com uma equipe amplamente capacitada para você explorar ao máximo o potencial do ecossistema Microsoft.

Quer saber mais? Aproveite e entre em contato com a Lattine Group!