Blog

Microsoft Azure: Como iniciar a migração para a nuvem?

Microsoft Azure

Microsoft Azure: Como iniciar a migração para a nuvem?

Saiba como iniciar o processo de migração no Microsoft Azure para a nuvem e atingir excelentes resultados no seu negócio.

A migração para a nuvem se tornou bastante necessária no contexto atual. A pandemia impulsionou o home office e, com a progressiva reabertura, também o trabalho híbrido. 

O cloud computing já vinha com avanços e ganhando espaço no mercado, surpreendendo com a produtividade que ele proporciona para as atividades. O que a COVID-19 influenciou na aplicação dessa tecnologia foi a conversão da nuvem de possibilidade para uma necessidade, com os desafios da gestão de equipes remotas.

O processo de migração proporciona diversas vantagens, como o ganho de mobilidade e o aumento da liberdade física da equipe. A nuvem é uma verdadeira oportunidade em tempos de crescimento do trabalho remoto ou híbrido, contribuindo para integrar times e viabilizar a operacionalização das atividades à distância de forma ágil e precisa.

Com a nuvem, você pode focar no seu negócio. A provedora do sistema cloud se encarrega da manutenção da plataforma, cuidando de atualização de software, backup e proteção contra ameaças. 

Nesse sentido, nuvens como a do Microsoft Azure possibilitam a criação de planos personalizados e adaptados às necessidades do seu negócio. Além disso, há uma economia a longo prazo, especialmente em termos de dispositivos tecnológicos, energia e manutenção.

Migrar para a nuvem envolve desafios, mas há várias estratégias para facilitar o processo e promover uma mudança segura e tranquila para a corporação. Saiba mais sobre o tema a seguir!

Como funciona a plataforma de nuvem da Microsoft Azure?

O Azure é a plataforma de cloud computing da Microsoft. Ele é baseado na tecnologia de nuvem híbrida, que oferece mais opções de implantação, hospedagem e uso, otimizando a infraestrutura e recursos. 

Ela conta com inúmeras ferramentas que auxiliam na proteção de compartilhamento e transferência de dados, com menor taxa de risco de exposição possível, para além das possibilidades de armazenagem de informação. Assim, a tecnologia garante uniformidade e escalabilidade, com alto nível de proteção.

Além disso, o Microsoft Azure permite modernizar e otimizar espaços físicos, minimizando a necessidade de inúmeros pen-drives, HDs externos e discos. Outra vantagem é que os pacotes são adaptáveis e você paga somente pelo que utiliza, o que proporciona ótima relação custo-benefício. 

O Azure permite o desenvolvimento e gestão de aplicativos e conta com uma robusta estrutura de cibersegurança, para garantir a integridade dos seus arquivos

Migração para o Microsoft Azure

Como iniciar a migração para a nuvem?

A migração para a nuvem é um processo que envolve desafios e requer um gerenciamento contínuo das informações e sistemas. Embora a migração por si só apresente inúmeros benefícios para  a empresa, é muito importante que a implementação seja feita de forma cuidadosa, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparamos um passo a passo de como migrar para a nuvem de maneira segura. 

Confira:

Crie um planejamento estruturado

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a migração para a nuvem engloba diversas funções de TI, tais como:

▪ Testes;

▪ Aplicações; 

▪ Análises;

▪ Identificação de problemas. 

Por isso, é necessário desenvolver um mapa do fluxo de trabalho que vai te guiar ao longo de todo o processo. Desta forma, é possível criar estratégias de acordo com as prioridades da sua empresa.

Além disso, recomendamos definir com muita clareza o que será transferido. Em alguns tipos de ferramentas, o uso de soluções locais e on premise também é viável, mas é importante ter cuidado nessa avaliação. 

Dados pessoais de clientes e colaboradores, por exemplo, devem ficar preferencialmente na nuvem, por conta da segurança contra ciberataques e para garantir o cumprimento dos critérios exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados

Dessa forma, é possível trabalhar a migração parcial, mas sempre priorizando o compliance e a qualidade das operações no negócio.

Escolha o provedor de nuvem

O provedor do serviço de nuvem é responsável por operações como: atualizações na plataforma, backup e por providenciar as barreiras de segurança e de proteção contra invasões. Você não precisa fazer downloads ou efetuar essas operações de forma manual, pois tudo é realizado pela provedora.

Mas, para isso, é preciso avaliar qual será a empresa parceira escolhida, tendo como base as ferramentas e sistemas da organização, as tecnologias utilizadas, segurança, compatibilidade com seu sistema e compliance com políticas governamentais. 

Delimite também os custos envolvidos no processo. O Microsoft Azure funciona em um sistema em que você paga somente pelo que utiliza, o que proporciona a otimização dos investimentos combinada com um serviço de alta qualidade.

Crie um plano de integração

É preciso planejar a operacionalização da rotina de trabalho pós-migração para a plataforma de nuvem. Isso significa pensar em como será feito o acesso, às normas de segurança que serão definidas, os termos de uso para softwares virtualizados e as regras de colaboração para documentos. 

Nos casos de migração parcial, é importante considerar de que forma será feita a integração das informações da organização com a operação remota, de forma fluida e segura.

Faça testes de segurança e desempenho

Realizar testes para verificar a eficácia do sistema é importante para avaliar como a equipe se adapta à solução de nuvem. 

Nesse contexto, destacamos também a importância do treinamento dos colaboradores para uso da nova tecnologia e correta assimilação das potencialidades da plataforma de nuvem.

Tenha um sistema de recuperação de desastres

Perder todos os arquivos da empresa em um piscar de olhos é uma experiência muito complicada e que pode ser evitada com apoio de algumas precauções. 

Um sistema de recuperação de desastres proporciona segurança para você e os colaboradores trabalharem tranquilos e resguardados de ameaças. Ao sinal de um grande imprevisto, a solução opera e nada é perdido.

Inicie sua migração para a nuvem!

A migração é um processo construtivo e você pode aproveitar ainda mais o potencial do Azure com o auxílio de um parceiro credenciado da Microsoft. 

Somos uma empresa de consultoria e transformação digital que pode te ajudar a realizar um processo de migração seguro, sem risco de invasão ou perda de documentos importantes.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!