Blog
Inteligência Artificial: o que é e como é aplicada?
A primeira vez que a Inteligência Artificial apareceu no cinema foi no filme alemão Metrópolis (dir. Fritz Lang), de 1927. Na obra, a tecnologia é retratada sob uma ótica negativa, representada por um robô cujos planos incluem a tomada de uma cidade. Noventa e três anos depois, pode-se dizer que o cenário definitivamente é outro.
Mais do que um recurso distante, a Inteligência Artificial é o grande símbolo da evolução tecnológica que estamos atravessando — e construindo. De uma maneira simplista, é possível defini-la como a capacidade que os dispositivos têm de agir de forma semelhante às pessoas. Nota-se que, por “agir”, englobamos as capacidades de percepção, aprendizado e pensamento.
Indo além, podemos destacar a definição de Theo van Kraay, Gerente de Produtos do Azure Cosmos DB:
“A Inteligência Artificial é a habilidade de um sistema computacional de lidar com ambiguidades por meio de previsões baseadas em dados coletados anteriormente e de aprender a partir dos erros cometidos nessas predições a fim de gerar novas e mais precisas estimativas de como se comportar futuramente.”
Kraay destaca, ainda, que essa capacidade de trabalhar com ambiguidades é um traço fundamentalmente humano. Por isso, a primeira descrição não é completamente errada, apenas abrangente demais.
Leia mais: Como a inteligência artificial pode salvar vidas
Transformação digital: por que promovê-la?
Onde a Inteligência Artificial é aplicada atualmente?
Na última década, a IA passou por um forte processo de aperfeiçoamento. Consequentemente, seu uso foi expandido para as mais diferentes esferas. A publicação MIT Sloan Management Review revelou, em 2017, que 85% dos executivos acredita que a Inteligência Artificial será benéfica para os negócios de suas companhias.
Com esse dado em mente, não é uma surpresa o fato de tantos setores já terem adotado essa tecnologia.
IA no setor médico
Na medicina, a Inteligência Artificial aparece como um elemento facilitador para a rotina de médicos e enfermeiros, que conseguem acessar dados com mais rapidez e melhorar o atendimento aos pacientes.
Além disso, por meio da iniciativa AI for Health (IA para a Saúde, em inglês), a Microsoft investiu US$ 40 milhões na expansão do acesso à assistência médica a populações carentes, pesquisas para a prevenção contra crises globais de saúde e aprimoramento da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
IA na logística
As companhias do setor logístico precisam monitorar constantemente os seus fluxos de transporte. A Inteligência Artificial integrada ao Azure, a plataforma em nuvem da Microsoft, permite gerenciar, rastrear e monitorar os veículos das empresas em tempo real — e em qualquer parte do mundo.
Esse serviço de inteligência de localização permite um crescimento considerável na segurança dos processos, além de uma redução significativa de custos com eventuais imprevistos. Com o Azure, também é possível otimizar as rotas de entrega e identificar — e resolver — problemas no meio do caminho.
IA no varejo
Lidar com o público é algo inerente ao setor varejista, mesmo para aquelas lojas que funcionam somente no ambiente digital, os famosos e-commerces. Nesse sentido, a Inteligência Artificial é um recurso muito interessante tanto on quanto offline.
Os chatbots configurados a partir de IA, por exemplo, oferecem respostas rápidas e inteligentes aos clientes que buscam por informações e precisam solucionar problemas. No ponto de vista dos gestores, a tecnologia inteligente também oferece suporte em tarefas administrativas (como o controle de estoque e organização da cadeia de suprimentos).
Como é a relação da Inteligência Artificial com a Microsoft?
De maneira clara e simples: a Microsoft tem a IA como um elemento inerente ao futuro da sociedade. E isso tem, claro, implicações no dia a dia das empresas.
As mudanças no mundo do trabalho, falando de forma mais específica, são especialmente relevantes nesse contexto. É por isso que, além de muito investimento na área, a Microsoft procurou incorporar recursos de Inteligência Artificial nos seus principais aplicativos.
Aprimorando aplicativos já consagrados com Inteligência Artificial
O Office 365, por exemplo, é a suíte de programas já conhecidos do público (como Word, Excel e PowerPoint), mas com muito mais ferramentas (SharePoint e Teams, por exemplo). Logo, os próprios softwares aqui citados passaram por diversas atualizações — que incluem, claro, a inserção de novas tecnologias em suas funcionalidades.
Nesse sentido, vale citar o recurso de acessibilidade do PowerPoint, que permite a tradução e transcrição em tempo real do conteúdo que está sendo apresentado ao público. Com a ajuda da Inteligência Artificial, pessoas que contam com deficiências auditivas ou simplesmente falam um idioma diferente conseguem ter acesso ao mesmo material que o resto da plateia.
+ E-book: Como aumentar a produtividade com o Microsoft Office 365?
Microsoft Azure, a nuvem cada vez mais inteligente
O Azure, a plataforma cloud da Microsoft, também é um excelente exemplo de como a Inteligência Artificial está sendo difundida de maneira cada vez mais natural no cotidiano do mundo corporativo.
Transcendendo as possibilidades já abordadas neste post, a migração para a nuvem faz com que a IA seja um elemento absolutamente comum e indispensável ao bom funcionamento da rotina das empresas.
Os serviços cognitivos da nuvem da Microsoft são totalmente personalizáveis e podem ser implementados em qualquer cenário. O Azure Cognitive Search, por exemplo, é uma ferramenta de pesquisa que, com o apoio da Inteligência Artificial, consegue ler e analisar conteúdos, expressões-chave e até sentimentos a partir dos conteúdos.
Além disso, retomando o foco na aprendizagem — inerente à definição de IA que apresentamos no início —, o Azure Machine Learning permite que seus usuários desenvolvam modelos e arquiteturas com rapidez notável.
A alta capacidade de absorção de conhecimento proporcionada pela Inteligência Artificial torna as funcionalidades do Azure cada vez mais relevantes ao processo de transformação digital de companhias de todos os setores.
+ E-book: 10 mitos sobre migrar para a nuvem
Microsoft 365 e Inteligência Artificial: parceria estratégica
O Microsoft 365 é um grande símbolo da constante busca por mais produtividade. Ele une, com base na computação em nuvem, as principais soluções que companhias de todos os tamanhos (inclusive escolas) precisam no dia a dia.
Em consonância com a ideia de unificação de processos, o Microsoft 365 conta com o MyAnalytics, um painel pessoal que, aproveitando recursos de Inteligência Artificial, reúne os padrões de trabalho de cada usuário.
Com essa ferramenta, os colaboradores têm acesso a insights importantes sobre eles mesmos e, a partir dessas análises, podem promover mudanças pessoais que influenciarão significativamente a própria produtividade.
Outro ponto interessante a ser destacado é a ferramenta de busca de mídias super avançada do Microsoft 365. Integrada aos aplicativos do Office 365, a pesquisa inteligente identifica o local onde as imagens foram tiradas, quais objetos aparecem nelas e extraem eventuais textos também presentes. Graças ao forte investimento da Microsoft em cibersegurança, todo esse processo é feito de maneira absolutamente correta, sem oferecer qualquer tipo de prejuízo aos arquivos.
+ E-book: Microsoft 365: a solução completa para sua empresa!