Lattine Group

Blog

Trabalho híbrido: O que saber antes de adotá-lo

Trabalho

Trabalho híbrido: O que saber antes de adotá-lo

Saiba como o ecossistema Microsoft conta com soluções que viabilizam um trabalho híbrido seguro e sustentável a longo prazo!

Em dois anos de pandemia, já foi possível consolidar alguns conhecimentos em relação à dinâmica remota.

O que se percebe agora é que ela acrescenta benefícios à rotina, especialmente se for articulada com o trabalho presencial. Um maior nível de flexibilidade favorece os profissionais, além de ampliar o potencial de ação do negócio.

Dessa forma, o trabalho híbrido cresceu de forma exponencial na pandemia e veio para ficar. Assim, surge um contexto de explosão de aplicativos precisando de acesso seguro, a necessidade de adaptação do ecossistema empresarial para o novo dinamismo, mais as demandas por compliance com regras de segurança e a constante busca de produtividade.

É imprescindível que o formato híbrido de trabalho seja implementado de maneira coordenada e planejada, considerando as especificidades do seu negócio e do perfil dos colaboradores.

Destacamos que, antes de optar pela dinâmica mista entre presencial e home office, é indispensável conhecer a fundo os programas e ferramentas que podem ser utilizados para operacionalizar essa realidade.

Preparamos um artigo especial sobre o trabalho híbrido e mostramos diversos softwares que podem facilitar a operacionalização dessa dinâmica no seu negócio.

Veja mais a seguir!

+ E-book gratuito: Como a pandemia mudou o cenário da tecnologia

Qual a importância de trabalhar corretamente a comunicação?

Trocas de informação enviesadas levam a desencontros e equívocos no fluxo de processos. Uma comunicação clara e concisa é a chave para viabilizar uma dinâmica mista entre trabalho remoto e presencial.

Para o modelo híbrido ser efetivo na empresa, a comunicação precisa estar muito afinada. Isso demanda contar com recursos avançados de gestão, controle e compartilhamento de informação, sem abrir mão de uma poderosa estrutura de segurança.

Como a tecnologia contribui no processo de adoção do trabalho híbrido?

A tecnologia favorece a realização do trabalho híbrido, articulando ferramentas para otimizar e simplificar a gestão e o compartilhamento de documentos e processos.

Saiba mais a seguir!

Tecnologia de nuvem: Azure

A nuvem possibilita a operacionalização das rotinas no trabalho híbrido, simplificando a integração e comunicação e armazenando diversas plataformas, softwares e aplicações.

Ela permite o compartilhamento de arquivos, acesso em tempo real e colaboração simultânea. O Azure é a nuvem da Microsoft, estruturada com poderosas barreiras de segurança e diversos aplicativos para facilitar o trabalho híbrido.

Leia mais: Microsoft Azure | O que é e para que serve?

Controle de ponto e frequência e de políticas de segurança: Azure Active Directory

Como controlar a frequência e horário dos colaboradores que estão na dinâmica híbrida?

A resposta é o Azure Active Directory, uma solução que facilita a gestão de segurança e promove um acesso protegido em um universo conectado.

Ele se baseia no princípio de Confiança Zero, em que “você” não confia, mas trabalha com foco em avaliar contextos e gerenciar com rigor todos os processos.

A identidade é o controle foco da solução Azure AD, que se preocupa em colocar uma credencial protegida. Ele funciona a partir da segurança adaptativa, sendo possível a ativação da autenticação multifator e acesso condicional.

O Azure Active Directory controla todo o acesso ao ambiente. A solução apresenta tecnologia de inteligência artificial para a análise do comportamento do usuário e definição de configurações, como delimitação de local ou IP específicos para login e senha exclusiva para o dispositivo.

Você pode monitorar todo o acesso ao ambiente, o que facilita o seu controle de ponto e de horas extras.

Assista agora: Webinar | Gerenciando o acesso com o Azure Active Directory Premium

Trabalho híbrido

Centralização, compartilhamento de arquivos e integração: SharePoint

Para habilitar o trabalho híbrido na empresa, é importante contar com um canal que centralize a informação. A nuvem contribui nesse processo, mas outra ferramenta importante é a intranet.

O SharePoint é o software de intranet da Microsoft que pode ser aplicado aos processos da empresa como um portal corporativo, sendo excelente para a gestão de informações, projetos, fluxos de operações e equipes. Por meio dele, você pode armazenar documentos de forma organizada e funcional.

Ao longo de todo o ciclo de vida do documento, é possível simplificar a gestão dos materiais, coordenar permissões de acesso, gerenciar históricos de versões, além de colaborar simultaneamente.

Leia mais: Por que investir em intranet?

Gestão: Dynamics 365

O Dynamics é um conjunto de soluções voltadas para a gestão dos negócios. Ele permite realizar a administração de organizações de diversas áreas, incluindo recursos de inteligência artificial.

Ele auxilia em tarefas repetitivas e pode ser direcionado para enfoques distintos, como controle orçamentário, gestão de rotinas internas de RH, fechamentos de vendas e otimização de marketing.

Leia mais: Dynamics 365 | O que é e quais são as ramificações?

Comunicação: Teams e Exchange

O Microsoft Teams é o hub de colaboração que possibilita realizar operações de comunicação, compartilhamento de arquivos e videoconferências, com integração com aplicativos do Microsoft 365 e com soluções de gestão de fluxos de trabalho e projetos.

Ele é hospedado na nuvem da Microsoft e apresenta uma camada espessa de recursos de proteção, com controles de privacidade e segurança nativos. O Teams oferece, também, barreiras de proteção além, como a autenticação multifatorial, criptografia e o Firewall do Azure.

Assim, a solução viabiliza uma comunicação clara e transparente e possibilita a realização de reuniões remotas com clareza, qualidade e transparência.

Outra aplicação construtiva para a troca de informações é o Exchange, e-mail corporativo da Microsoft, excelente para aprimorar a formalização da comunicação e que conta com robustas formas de proteção do ecossistema digital.

+ Solicite um contato: Traga o Microsoft Teams para sua empresa!

Análise de dados: Power BI

O Power BI é a solução de business intelligence da Microsoft, que possibilita extrair insights dos dados e analisar contextos com base em seu modelo de negócios.

Ele pode ser utilizado junto aos recursos de Big Data e apresenta ferramentas de inteligência artificial. O objetivo da solução é, principalmente, tornar o trabalho, seja remoto ou presencial, mais inteligente.

+ Download gratuito: Power BI | O segredo para o sucesso

Inicie a transformação na sua empresa!

A Lattine Group é uma empresa de tecnologia e transformação digital especializada nas soluções do ecossistema da Microsoft.

Dispomos de uma equipe especializada e amplamente capacitada para auxiliar sua organização em uma jornada digital segura, funcional e produtiva.

Colaboramos em todo o processo, desde a migração, configuração e implementação, considerando todas as especificidades do seu empreendimento.

Conte com a gente para te auxiliar na gestão das tecnologias para trabalho híbrido!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP