Blog

3 principais fraudes da Black Friday e como se proteger

Cibersegurança

3 principais fraudes da Black Friday e como se proteger

Novembro chegou e, com ele, a famosa Black Friday. Originalmente criada nos Estados Unidos, a última sexta-feira do mês de novembro já se consolidou como uma das datas mais importantes para o comércio, principalmente e-commerces.

 

Para alguns, a melhor época do ano para bater recordes de faturamento. Para outros, a oportunidade de prosperar nas fraudes. Isso mesmo. Por ser um período com mais consumidores propensos a comprar online, as chances de sofrer algum tipo de ciberataque aumenta muito.

 

De acordo com o Mapa da Fraude no Brasil, estudo realizado pela ClearSale, no primeiro semestre de 2022, as categorias mais fraudadas via cartão de crédito no e-commerce foram: eletrônicos, celulares e games. É provável que esse TOP 3 se mantenha neste segundo semestre, já que são itens com maior liquidez no mercado secundário.

 

Para proteger sua empresa e seus clientes de possíveis fraudes, é essencial estar atento a como esses ataques acontecem e como se prevenir de cada um deles.

Quais são as 3 principais fraudes da Black Friday?

Entre as principais fraudes conhecidas durante a Black Friday, podemos citar:

 

1. Phishing;
2. Criação de sites e produtos falsos;
3. Fraudes em Pagamentos por PIX.

 

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir!

1. Phishing

O phishing é uma tática utilizada por fraudadores para coletar informações confidenciais. Os criminosos enviam uma mensagem com links que, se clicados, permitem que as credenciais do comércio sejam extraídas, conseguem se conectar a uma API do lojista e validar cartões

 

Caso alguém perceba que seus dados foram roubados após o criminoso ter realizado uma compra, o lojista fica responsável pelo prejuízo da devolução do dinheiro e perde o produto.

2. Criação de sites falsos

Outra fraude comum durante a Black Friday é a criação de sites com produtos falsos que não serão entregues. Nesse caso, o criminoso cria o ambiente digital similar ao da empresa com base nas credenciais roubadas por phishing, e fica com a receita das vendas.

 

Assim, os criminosos conseguem enganar clientes que pensam estar fazendo suas compras no site oficial da empresa mas, na verdade, não receberão seus produtos. Por isso, é essencial proteger as credenciais e orientar os clientes a sempre conferir o domínio do site em que estão comprando.

3. Fraudes e pagamentos por PIX

Com o PIX, os criminosos também encontraram formas de enganar as vítimas durante a Black Friday. Nesse caso, os fraudadores manipulam os pagamentos por código ou QR Code, também com o roubo de credenciais da loja, direcionando a transferência para outro destinatário e não para o próprio e-commerce.

 

Por isso, é essencial que a empresa sempre oriente os clientes a verificarem o beneficiário correto, checando o nome de quem receberá o valor antes de concluir o pagamento.

Como as fraudes da Black Friday impactam os negócios?

Além da perda financeira que cada fraude pode ocasionar, a reputação do negócio também fica comprometida.

 

Um estudo feito pela Zoho, conduzido pela plataforma Toluna e divulgado pelo CanalTech, mostra que 48% das pessoas não comprariam em uma empresa se soubessem que esta já sofreu um ciberataque.

 

E mais: sanções legais pelo descumprimento de regulamentações como a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) podem ser aplicadas.

 

Para evitar essa realidade, é necessário investir em tecnologias e soluções de segurança para garantir que os dados do cliente sejam tratados de forma correta e que haja mais camadas de segurança.

Como se proteger das fraudes da Black Friday (e em outros momentos também)?

Como pudemos ver, proteger a sua operação contra fraudes na Black Friday passa diretamente pelos investimentos em segurança cibernética. O objetivo não é evitar 100% dos ataques, afinal isso é praticamente impossível, mas sim torná-los mais custosos para os criminosos e dificultar o processo de invasão como um todo com mais camadas de segurança.

 

Veja algumas alternativas:

Soluções contra Phishing

Para evitar o roubo de credenciais por phishing na sua empresa, soluções poderosas – como o Microsoft Defender para Nuvem – oferecem segurança a nível empresarial para detecção de ameaças, um antivírus, além de um dashboard com scores para você aprimorar a cybersecurity do seu ambiente em cloud.

Autenticação multifator

Outra forma eficaz de garantir a segurança das informações da sua empresa é contar com a autenticação multifator. Fornecendo uma camada de proteção adicional aos sistemas, a solução exige que os usuários provem suas identidades através de mais de um método de verificação, diminuindo os riscos de fraudes, invasões e roubo de credenciais.

 

No Microsoft Azure, por exemplo, os administradores das contas são os responsáveis por definir quais formas de autenticação secundária devem ser usadas. Assim, os aplicativos ou serviços não precisam ser alterados para que a ferramenta seja implementada.

Selos e Certificados de Segurança

Quando o assunto é e-commerce, investir em selos e certificados de segurança é crucial. Essas ferramentas não apenas protegem os dados do usuário e do próprio site, como também aumentam a relação de confiança entre cliente e empresa.

 

Por meio da criptografia, o certificado SSL (Secure Socket Layer), por exemplo, torna o seu e- commerce mais seguro e ajuda a aprimorar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Cibersegurança de ponta a ponta com a Lattine Group e Cloud Target!

Apesar de não ser a única data comemorativa visada para fraudes, a Black Friday é motivo de preocupação. Se você tem um e-commerce e não sabe como começar a estruturar sua jornada de cibersegurança, a Lattine Group e a Cloud Target estão prontas para ajudar o seu negócio. Somos empresas parceiras Microsoft, com grande experiência de mercado e equipe especializada.

 

Nossa abordagem alinha proteção e rendimento, com um processo de implementação e adoção cuidadoso, para que o seu e-commerce potencialize os resultados com as soluções Microsoft.

 

Mais do que investir em tecnologias isoladas para aumentar a postura de segurança do seu ambiente digital, é preciso entender como elas podem colaborar entre si e evitar brechas para ataques e fraudes. Além disso, contar com um treinamento especializado para todo o time da empresa para operar as soluções e conscientizar sobre as ameaças cibernéticas faz toda a diferença.

 

Gostou do conteúdo e quer ir além? Entre em contato hoje mesmo com nossos especialistas para iniciar a sua jornada de cibersegurança!