Blog
Cibersegurança em 2023: O que você precisa saber?
Certamente você já ouviu falar de algum ataque cibernético e como são grandes os prejuízos e danos causados à empresa. Cada vez mais, as equipes de TI e de cibersegurança vêm enfrentando mudanças em intervalos curtos e, com a pandemia, o cenário ficou ainda mais complexo.
Em 2022, segundo a empresa israelense de cibersegurança, Check Point Software, o número de ataques cibernéticos registrados globalmente foi quase 38% maior que o volume total em 2021. E agora, em 2023, o contexto não será diferente. Por isso, é essencial que as empresas continuem focando e investindo em soluções tecnológicas e ferramentas de segurança.
Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo sobre cibersegurança, as tendências a serem enfrentadas neste ano e as soluções ideais para proteger o seu negócio.
Leia abaixo!
O que é a cibersegurança?
A cibersegurança é um conjunto de métodos e técnicas utilizadas para proteger sistemas eletrônicos, equipamentos e dispositivos tecnológicos, servidores, redes e dados digitais contra possíveis ataques. Dessa forma, é possível garantir que dados valiosos não vazem ou sejam violados.
Se implantada desde o começo do projeto, a cibersegurança pode ser parte da estratégia dos negócios distanciando os colaboradores de maiores “dores de cabeça”.
A confidencialidade das informações pode, ainda, fortalecer a confiança e relacionamento entre cliente e companhia, já que a instalação, gestão e performance da cibersegurança favorecem melhores condições de proteção para os dados terceirizados disponibilizados pelo consumidor.
Quais são os recursos da Cibersegurança?
Os recursos avançados da cibersegurança facilitam e possibilitam a prevenção de problemas de conservação e armazenamento. São eles:
✔️ Monitoramento de acessos: ao gerenciar o tráfego e a permissão de uso de determinados dados a funcionários exclusivos e selecionados, garantindo o sigilo e controle de alcance das informações;
✔️ Criptografia: codificando os materiais do usuário em algoritmos para a leitura desses arquivos só seja realizada com uma decodificação especial, liberada por meio de uma chave específica;
✔️ Direcionamentos de segurança: ao traçar metas e objetivos de proteção, a cibersegurança passa a ser implementada de acordo com a necessidade da privacidade e integridade das informações;
✔️ Atualizações frequentes de softwares: promovendo melhorias mais recentes no progresso dos aplicativos e sistemas operacionais;
✔️ Realização de backups: ao adotar cópias de segurança que garantem uma segunda versão dos dados em casos de modificações, exclusões ou invasões.
Quais são os ataques cibernéticos mais comuns?
Devido à transformação digital, outros ataques foram surgindo ao longo do tempo. Por isso, é fundamental conhecer as principais ameaças para proteger seu negócio.
Os ataques cibernéticos mais comuns são: ransomware, malware, phishing, negação de serviço (DOS), entre outros.
Conheça os tipos de ataques e as estratégias de cibersegurança contra cada um deles. Leia também: Glossário de cibersegurança: tipos de ameaças e estratégias
Quais são os principais desafios para a cibersegurança em 2023?
Crescimento de ataques cibernéticos
Em primeiro lugar, está a ameaça contínua de ataques cibernéticos. Mesmo com as novas tecnologias e ferramentas de segurança, os hackers, cada vez mais, encontram formas diferentes de invadir sistemas.
Inteligência Artificial (IA)
Outro desafio é a expansão da Inteligência Artificial. Assim como pode otimizar a proteção, a Inteligência Artificial também pode ser utilizada por cibercriminosos para executar ataques mais sofisticados e difíceis de identificar. Por meio do uso malicioso, os hackers podem inserir dados falsos para contaminar os algoritmos e, assim, gerar resultados incorretos, prejudicando a tomada de decisões das empresas e até mesmo levando as máquinas a transferirem recursos para os criminosos.
Metaverso
O metaverso também pode gerar grandes preocupações para a segurança das empresas. Como todo avanço tecnológico, o metaverso expandirá o cenário de ameaças virtuais e trará desafios relacionados a malware, segurança DNS, segurança de acesso, dentre outros. Alguns dos problemas de cibersegurança se tornarão ainda mais desafiadores, como acesso indevido a contas de usuários, roubo de propriedade intelectual, exportação de dados sensíveis etc.
Tecnologia 5G
A chegada da tecnologia 5G significa mais velocidade e menor latência às conexões, o que permitirá levar a experiência dos usuários a novos patamares. Ou seja, mais dispositivos conectados, mais velocidade e maior capacidade para transferência de dados.
Porém, a quinta geração das redes sem fio para celulares poderá trazer perigos, com a sofisticação dos ataques maliciosos e o crescimento do número de tentativas de fraudes e invasões.
Quais serão as tendências de cibersegurança para 2023?
Veja abaixo quais serão os temas relacionados a cibersegurança que estarão em alta em 2023:
Segurança na Nuvem
A implementação de estratégias e recursos de segurança na nuvem pode ser considerada uma das principais tendências e preocupações das empresas em 2023. Hoje, muitos gestores já enxergam que Investir em uma operação em nuvem é muito mais do que contratar uma tecnologia, é uma verdadeira oportunidade de criar condições favoráveis para atingir um novo patamar de performance.
A tendência de cibersegurança é justamente a otimização constante da segurança na nuvem por meio da atualização e implementação de novos recursos de proteção, como criptografia avançada, softwares de detecção de ameaças e proteção de nuvem que abrange serviços e aplicações.
Leia também: O que saber antes de migrar para a nuvem?
Total implementação da LGPD
Embora já esteja em vigor desde agosto de 2021, muitos negócios ainda não a implementaram na prática. Com isso, além dos riscos cibernéticos, há a desconformidade legal e a incidência de multas.
A questão é que, com o aumento dos ciberarataques, as empresas não podem mais ignorar essa adequação. Estar em compliance com a LGPD significa uma medida inicial para reforçar a cibersegurança.
Leia também: Como implementar a LGPD na minha empresa?
Quais setores serão os mais impactados?
É difícil dizer quais setores serão mais afetados, pois o cenário de ameaças está em constante evolução e novas vulnerabilidades são constantemente descobertas. No entanto, podemos dizer que setores altamente dependentes de tecnologia e com muitos dados confidenciais correm maior risco. Isso inclui setores como saúde, educação, indústrias, empresas, finanças e governo.
[E-BOOK GRATUITO]: 12 motivos para pequenas e médias empresas investirem em cibersegurança
Como proteger seu negócio dos ataques em 2023?
Uma maneira de proteger empresas e instituições contra ataques cibernéticos é ter um forte sistema de cibersegurança instalado.
Uma das principais medidas que devem ser tomadas para proteger os sistemas informáticos é a implementação de medidas de segurança adequadas. Isso inclui uma atualização constante dos sistemas e software, bem como a utilização de firewalls, autenticação de dois fatores e criptografia de dados.
Os funcionários também devem ser treinados nas melhores práticas de segurança cibernética e devem haver políticas e procedimentos claros em caso de ataque.
A Lattine Group e a Target Cloud podem te ajudar!
Agora que você já sabe quais serão as tendências de cibersegurança em 2023, conte com a ajuda de quem sabe do assunto. Conheça a excelência de uma parceria premiada Microsoft com grande experiência de mercado e equipe especializada.
Em parceria com a Cloud Target, empresa recém-adquirida pela Lattine, oferecemos soluções completas e com alta eficiência para ampliar sua estrutura de cibersegurança.
Nossa abordagem alinha proteção e rendimento, para uma operação em conformidade, protegida e sem abrir mão de um excelente trabalho.
Agora a decisão é sua, entre em contato.