Blog

Copa do Mundo e cibersegurança: estratégias de defesa x ataque

Cibersegurança

Copa do Mundo e cibersegurança: estratégias de defesa x ataque

Grandes eventos e datas mundialmente conhecidas fazem com que organizações de todos os portes fiquem atentas à segurança. Com a bola rolando na Copa do Mundo 2022, o aumento de ocorrências e tentativas de ciberataques já é uma realidade. 

 

Segundo o Security Report, na Copa de 2018, na Rússia, um aumento de 61,69% nos ciberataques foi registrado em comparação aos meses que precederam o evento, e a tendência é que esse número cresça ainda mais na edição de 2022.

 

Para o Gerente de Segurança da Cloud Target, Marcos Sena, quando se trata de cibersegurança, “A gente não pode ficar satisfeito de não estar havendo incidentes. É preciso estar no mindset de que não estamos vendo algo”. Em tempos de Copa do Mundo, redobrar a atenção nas operações e contar com a inteligência de segurança corporativa das soluções Microsoft é crucial.

 

Acompanhe o conteúdo!


Principais ciberataques durante a Copa do Mundo

 

Um dos motivos que mais preocupam os especialistas durante a Copa do Mundo é que, por conta da guerra com a Ucrânia, a Rússia permanece suspensa de todas as competições internacionais de futebol. Com isso, cibercriminosos que apoiam o país podem lançar ataques cibernéticos de forma expressiva, por meio da implantação de malwares e interrupções de partidas. Isso aconteceu durante as eliminatórias entre País de Gales e Ucrânia: a transmissão foi suspensa na Ucrânia devido a um ataque.

 

Além disso, criminosos se aproveitam da grande movimentação na internet intensificando os ataques à infraestrutura de pessoas e empresas. Ameaças como phishing, tática utilizada para coletar informações confidenciais por meio do envio de uma mensagem com links que, se clicados, permitem que credenciais sejam extraídas, continuam como uma tendência do cibercrime.

 

O aumento desse tipo de golpe é real e, por isso, é preciso se atentar para sites, portais e e-mail falsos que possam parecer oficiais, principalmente os que possuem direta relação com a Copa, oferecendo ingressos mais baratos ou a transmissão das partidas ao vivo. 

 

Outras ameaças são o ransomware e softwares maliciosos que podem infectar o celular ou o computador de um usuário. Isso pode fazer com que o malware seja espalhado por toda a empresa ou para familiares e amigos, resultando na perda de informações confidenciais e até mesmo perdas financeiras.

 


Quais as estratégias de defesa para se proteger durante a Copa do Mundo? 

 

Investir em tecnologias de defesa que se adéquam à realidade do seu negócio é o primeiro passo para se proteger, não apenas durante a Copa do Mundo, mas também em outras datas e eventos relevantes.

 

Entre as soluções robustas de cibersegurança, podemos destacar:

 

Microsoft Defender for Business

O Microsoft Defender é um software importante de proteção contra ataques cibernéticos avançados. Unindo o aprendizado de máquina, análise de big data, pesquisa aprofundada de resistência a ameaças e a infraestrutura de nuvem da Microsoft, o Defender oferece segurança a nível empresarial com um processo de configuração simplificado. 

 

Se o seu colaborador receber uma promoção relacionada à Copa, no e-mail corporativo da Microsoft, o Defender poderá detectá-lo como spam imediatamente ou fará o bloqueio de links suspeitos, evitando ataques phishing.

 

Além da proteção contra mensagens inseguras, podemos citar as outras funcionalidades:

  • Redução da superfície de ataque (proteção de rede, firewall e regras de redução da superfície de ataque);
  • Detecção e resposta de ponto de extremidade (detecção baseada em comportamento e ações de resposta manual);
  • Investigação e resposta automatizadas (com autorrecuperação para ameaças detectadas e análises otimizadas);
  • Gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades (exibir dispositivos e recomendações expostos).

 

O Microsoft Defender faz parte da família de aplicativos de segurança do Microsoft 365 Business Premium e pode ser ativado até para pequenas e médias empresas. Saiba mais aqui.

 

No ambiente em Nuvem, o Microsoft Defender for Cloud funciona como uma solução de detecção de ameaças, um antivírus, além de um dashboard com scores (pontuações) para aprimorar a cibersegurança do seu ambiente em cloud. Leia mais neste blog.


Microsoft Intune

Imagine que o gestor da empresa leve o notebook para a viagem ao Catar para trabalhar antes de assistir aos jogos. Se o aparelho for roubado no hotel ou ele resolver acessar as informações corporativas em uma internet desconhecida, os dados da empresa ficam comprometidos?

 

Nem é preciso ir tão longe… Se os usuários do seu time assistirem aos jogos do Brasil em casa e acessarem os aplicativos de colaboração em notebooks pessoais, há chance de vazamento de dados importantes?

 

Contar com o Microsoft Intune é prevenir que a empresa fique em risco quando algum dispositivo móvel ou aplicativo sofre um incidente. Com políticas de proteção gerenciáveis, o Intune mantém a informação corporativa a salvo no dispositivo, em um local criptografado do disco.

 

Veja os principais recursos da solução:

  • Controle da forma como os dispositivos da sua organização são usados: smartphones, tablets e laptops;
  • BYOD (*Bring your own device) seguro: sua empresa gerencia o dispositivo pessoal para limitar usos do que é corporativo;
  • Configuração de políticas específicas para controlar e autenticar aplicativos;
  • Compatibilidade de dispositivos e aplicativos com seus requisitos de segurança.

 

O Intune está disponível no pacote do Microsoft 365 Business Premium e promove uma estratégia de proteção a nível 360º no seu negócio. Saiba mais aqui.

 

SOC Moderno (Cyber Defense Center)

Se você tem dúvidas se o monitoramento e o gerenciamento em tempo real de ataques digitais são possíveis, saiba que – graças à tecnologia avançada do Cyber Defense Center (CDC) da Cloud Target, empresa parceira recém-adquirida pela Lattine -, utilizamos as ferramentas de segurança mais sofisticadas da Microsoft, com suporte 24 horas por dia e atendimento em inglês, espanhol e português.

 

Claudio Reina (Diretor Executivo da Lattine Group) e Erik Batista (CEO da Cloud Target) esclarecem a diferença entre SOC e CDC, duas siglas essenciais da nossa abordagem em cibersegurança. Assista ao vídeo para entender:

 

 

Em parceria com a Cloud Target, empresa recém-adquirida pela Lattine, oferecemos as soluções do SOC Moderno para pequenas e médias empresas, em três opções que cabem no orçamento de companhias dessa modalidade. Solicite um contato especializado aqui.

 

Conte com a Lattine Group e Cloud Target!

 

A Lattine Group vai ajudar o seu negócio a ampliar sua estrutura de cibersegurança. Somos parceiros premiados da Microsoft, com grande experiência de mercado e equipe especializada. 

 

Nossa abordagem alinha proteção e rendimento, para uma operação em conformidade, protegida e sem abrir mão de um excelente rendimento.

 

Gostou do conteúdo e quer ir além? Entre em contato com nossos especialistas e reforce a proteção da sua empresa!