Lattine Group

Blog

Quais são os recursos de segurança do Microsoft 365?

Microsoft 365

Quais são os recursos de segurança do Microsoft 365?

Conheça as ferramentas de proteção do Microsoft 365, que permitem operacionalizar o fluxo de processos com qualidade, otimização e conformidade.

Em um mundo cada vez mais conectado, é muito importante contar com ferramentas que protejam a sua empresa contra ataques cibernéticos e possíveis ameaças no mundo digital.

De acordo com a empresa de segurança digital Sonic Wall, os ataques de ransomware (também conhecidos como sequestro de dados) aumentaram 62% em 2020. Além disso, o Brasil é nono país do mundo com maior registro desse tipo de golpe, somando um total de 3,8 milhões de ataques de ransomware apenas no último ano.

Um exemplo disso é a empresa Colonial Pipeline que esteve indisponível por vários dias após a invasão, o que impactou o abastecimento de combustível na costa Leste dos Estados Unidos. Além deste caso, outras grandes organizações também tiveram seus processos impactados pelo sequestro de dados digitais, o que nos deixa ainda mais em alerta.

Garantir uma boa estrutura para a produtividade no negócio demanda uma solução eficiente, mas também com estrutura de segurança robusta. Com o contingente de ataques e ameaças cibernéticas aumentando cada vez mais, é essencial ter tecnologias de proteção do sistema e direcionar grandes esforços para a área.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como o Microsoft 365 pode auxiliar os sistemas de segurança da sua empresa.

Como funciona o Microsoft 365?

O Microsoft 365 é uma nuvem de produtividade corporativa que apresenta diversos recursos para potencializar as atividades do seu negócio. Esta solução visa proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos e garantir que todos os processos estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

E-book gratuito: Como o Microsoft 365 ajuda a proteger seus dados

Além de proteger o seu sistema contra ataques externos e possíveis ameaças, a plataforma também conta com ferramentas avançadas que identificam quais são os documentos e e-mails confidenciais e aplicam políticas de Prevenção contra Perda de Dados (DLP) nesses arquivos.

As categorias dos recursos de proteção do Microsoft 365 são:

▪ Acesso e identidade;

▪ Detecção e proteção contra ameaças;

▪ Segurança cibernética.

Neste artigo, vamos detalhar essas ferramentas e mostrar as potencialidades dessas tecnologias para a sua corporação.

Windows Hello

A Autenticação Multifator (MFA) tem como objetivo adicionar uma camada de proteção aos usuários do Microsoft 365 e o Windows Hello é uma solução que permite desbloquear o aparelho a partir de biometria, do reconhecimento facial ou da íris para fazer login no computador.

Os dados não são enviados para a nuvem e ficam armazenados no dispositivo. Essa é uma tecnologia para segurança a nível empresarial, que evita o acesso de pessoas não autorizadas e podem ser gerenciadas de acordo com as preferências do seu negócio.

Windows Defender Credential Guard

O Credential Guard é uma função de isolamento baseada em virtualização. Ela protege o seu sistema contra ataques de invasores, impedindo o roubo de credenciais e minimizando o risco de ataques de hash.

A ferramenta é muito útil para corporações, contribuindo para resguardar os sistemas de falhas operacionais devido a ciberataques ou ação de pessoas mal-intencionadas.

DirectAccess

O DirectAccess é um modo de conexão autenticado e criptografado, que é uma alternativa mais segura que a VPN. Ele possibilita que um usuário remoto, como um desenvolvedor, acesse a rede privada da organização com a internet.

Outra vantagem é que os administradores de TI podem gerenciar todos os computadores que estiverem conectados à plataforma, oferecendo suporte facilitado aos usuários.

Azure Active Directory

O Azure Active Directory oferece logon único e autenticação multifator, proporcionando mais segurança para a sua empresa. A solução contribui para evitar ataques cibernéticos. Assim, é possível se relacionar com usuários internos e externos sem ameaçar o negócio.

Microsoft Advanced Threat Analytics

O Advanced Threat Analytics conta com uma tecnologia elaborada que analisa o tráfego de rede de vários protocolos para autenticação, autorização e coleta de informações. Assim, é possível obter informações de várias fontes para entender o comportamento dos usuários e de outras entidades na empresa e criar um perfil comportamental sobre eles.

Esta ferramenta detecta as movimentações suspeitas e revela as informações no Console, onde ele identifica quem, como, o que e quando o fenômeno foi motivado. Para isso, o Advanced Threat Analytics utiliza Análise Comportamental e Machine Learning.

Além disso, a solução também verifica a presença de problemas e ameaças à segurança, como protocolos fracos, vulnerabilidade e confiança quebrada.

Proteção Avançada da Microsoft, do Microsoft 365 e do Azure

A Proteção Avançada do Microsoft 365 oferece diversos recursos que contribuem para a segurança dos mais diversos sistemas. Várias funcionalidades, como a verificação de anexos de e-mail e links, por exemplo, contribuem para evitar ataques de vírus e golpes de phishing.

Para informações confidenciais, é possível fazer a criptografia de e-mail que evita o compartilhamento e protege os arquivos compartilhados com senha.

Outro ponto importante, é que o Microsoft 365 também permite detectar ransomware a ataques mal-intencionados.

Proteção de Informações

A solução Proteção de Informações possibilita identificar e classificar informações confidenciais, fazer criptografia desses dados, promover restrições de acesso e realizar marcações visuais.

Além disso, como dissemos anteriormente, a prevenção contra perda de dados ajuda a evitar o compartilhamento acidental de informações confidenciais e oferece mais segurança à empresa e ao usuário.

Outra ferramenta é o Bitlocker, um recurso de proteção que criptografa unidades na máquina, para evitar exposição e roubo de dados

Cloud App Security

O Microsoft Cloud App Security é um agente de segurança de acesso à nuvem que oferece suporte aos vários modos de implantação. Ele proporciona análise sofisticada para identificação e combate de ameaças, visibilidade avançada e controle sobre a viagem de dados.

Com a solução, é possível identificar os aplicativos utilizados pela empresa e os padrões de uso, avaliando os níveis de risco e fazendo a gestão desses itens para garantir a conformidade e segurança da sua empresa.

Além disso, com o Microsoft Cloud App Security é possível garantir a proteção das informações na nuvem, pois ele permite detectar comportamentos incomuns e identificar a presença de aplicativos não autorizados, ameaças em potencial e ransomware.

Microsoft Secure Score

É um sistema de pontuação que possibilita visualizar o estado atual de segurança da corporação, permitindo:

▪ Fazer benchmark;

▪ Estabelecer indicadores chave de desempenho;

▪ Criar condições para a melhoria da situação da proteção do negócio.

As soluções da Microsoft contam com todos os recursos necessários para alavancar seu fluxo de processos, com toda uma rede de proteção que visa resguardar o seu negócio.

Como implementar o Microsoft 365 na sua empresa?

Cada ferramenta do 365 oferece múltiplos benefícios ao seu negócio e é possível aproveitar mais o potencial dessas tecnologias com apoio de uma consultoria especializada.

A Lattine Group é uma empresa de transformação digital, especializada em implementação e consultoria em soluções da Microsoft. Podemos contribuir muito na implantação do Microsoft 365 e na configuração de todos os mecanismos de segurança nos seus sistemas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a Lattine Group!

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP