Blog
Microsoft Teams x Zoom: qual é o melhor?
Conheça os principais diferenciais entre o Microsoft Teams e o Zoom e descubra qual das plataformas é a melhor para o seu negócio!
Com a atual ascensão do trabalho remoto, o modo mais rápido e eficiente de readaptar o fluxo das empresas e manter o contato imediato entre os seus funcionários foi (e tem sido) por meio das plataformas de videoconferência.
Solução ideal para manter a produtividade das organizações em dia, os softwares especializados em chamadas em vídeo são capazes de atender às mais diversas as necessidades de trabalho das equipes.
A fim de tornar a comunicação mais prática, dinâmica e pessoal, assim como os encontros presenciais, os programas disponibilizados para a videoconferência têm assumido a função de digitalmente humanizar as relações profissionais — ainda que à distância!
+ Descubra: Home Office: é adequado para a sua empresa?
Atualmente, quase que indispensáveis para melhores atuações em home office, os recursos de vídeo chamada vêm conquistando um importante espaço como aliados dos cotidianos empresariais.
Por consequência de mais pessoas em casa e exercendo o home office, o número de dados processados e compartilhados também cresceu, desafiando os programas a se aprimorarem conforme o necessário.
Oferecendo cada vez mais vantagens, tanto os serviços de vídeo chamada já existentes quanto os serviços que se popularizaram (principalmente devido a pandemia), se atualizam a todo instante para oferecer a melhor experiência aos seus usuários finais.
Assim, acumulando uma legião de fãs e formando uma enorme comunidade de clientes, a competição entre as plataformas está cada vez mais acirrada — seja para bate-papos, webinars, rápidas ou longas reuniões, apresentações, sessões de treinamento, e muitas outras finalidades.
A essa altura, você provavelmente já deve ter realizado e/ou participado de uma reunião por vídeo chamada, não é mesmo? E também, naturalmente, já ouviu falar ou conhece a maioria desses aplicativos de vídeo chamada, certo?
Mas, então, dentre tantas opções, como saber qual é a melhor para o seu negócio?
No blog de hoje, avaliamos ponto a ponto sobre duas delas: o Microsoft Teams e o Zoom, para enfim descobrirmos, de fato, qual delas é a escolha correta e mais assertiva para a sua companhia.
Pronto(as) para este duelo? Vamos lá!
+ Leia mais: Trabalho remoto: quais tecnologias têm ajudado as empresas?
Introdução ao Microsoft Teams e Zoom
Dando início às apresentações, o Microsoft Teams e o Zoom são os recursos de videoconferência mais comuns e utilizados no presente.
Compartilhando o mesmo propósito base — conectar pessoas que estejam em locais distintos em uma mesma tela por áudio e imagem — as ferramentas se distinguem em muitos aspectos e atributos.
Inteligente e seguro, o Microsoft Teams é uma plataforma de colaboração corporativa, voltada para a comunicação unificada.
Contando com uma interface personalizável e as exclusividades do pacote Office e outros produtos Microsoft, o Teams concentra sua performance nas conversas, mensagens e no compartilhamento de arquivos.
+ Conheça: O que é Microsoft Teams?
O Zoom, por sua vez, é um serviço de conferência remota em escala, focada, principalmente, em reuniões virtuais e compartilhamento de telas.
Com salas individuais ou em grupo, o Zoom combina vídeo e áudio na criação de experiências de imersão para os seus participantes e convidados.
Microsoft Teams x Zoom: como descobrir qual é a melhor?
Ao comparar os dois aplicativos, é possível notar que ambos apresentam alguns pontos semelhantes, uma vez que, tanto o Zoom quanto o Microsoft Teams permitem reuniões online, bate-papos, chamadas, compartilhamento de tela e compartilhamento de arquivos.
No entanto, analisando de perto e na prática os seus recursos mais específicos, nos deparamos com novas particularidades de destaque e critérios de avaliação.
Certamente algumas propriedades são preferíveis a outras, porém, para descobrir qual é o melhor programa, é preciso considerar a experiência do usuário como um todo — qualidade, gerenciamento, desenvolvimento, ferramentas, segurança, entre outros recursos.
Por isso, a seguir, separamos algumas características de bastante relevância para complementar a nossa batalha de softwares. Confira!
Recursos Microsoft Teams x Zoom
Interface e design
Assim como a grande maioria das plataformas de videoconferência, o Microsoft Teams e o Zoom apresentam interfaces únicas — ou seja, todas as duas funções durante as chamadas se encontram em uma tela principal.
Apesar deste formato de estrutura, cada plataforma possui um design próprio e muito característico a sua entregabilidade.
Por ser justamente mais direcionado às empresas e ter finalidades comerciais, o Microsoft Teams apresenta um layout mais sério e profissional.
Concentrando seus recursos mais robustos em uma barra compacta de funções, o Teams se destaca pelo minimalismo que, com o hábito de uso, torna sua navegação ainda mais simples.
+ Saiba mais: Microsoft Teams: o que há de novo no aplicativo?
Nesse aspecto, como o Zoom voltado para usuários e fins mais casuais, seu layout é mais expandido, com uma barra de funções ampliada.
Apesar de intuitivo, o design das salas do Zoom são mais casuais, apresentando um visual menos voltado para a área corporativa.
Participantes
Colocando em números, os integrantes permitidos em uma mesma chamada no Microsoft Teams e no Zoom variam, mas são classificadas de acordo com o objetivo de seu uso.
O Microsoft Teams garante estabilidade integral de conexão para 250 pessoas em sua versão gratuita, um número bem alto considerando membros em reuniões de trabalho.
Em todo caso, para eventos ao vivo e composição de equipes, a opção completa do Teams, reúne até 10.000 participantes.
Outra vantagem é que, graças ao seu mais novo “modo Juntos” disponível, é possível visualizar até 49 vídeos de uma só vez — em um ambiente virtual sem os tão comuns “quadradinhos”.
Quanto ao Zoom, a capacidade máxima de pessoas para qualquer sessão — independente se um evento ou reunião de negócios — bate os 1.000 usuários.
O Zoom também apresenta a possibilidade de visualização de 49 vídeos em uma mesma tela, mas, mantém o formato da grade.
Segurança
Em termos de segurança, é evidente: o Microsoft Teams sai na frente do Zoom por conta de suas boas práticas e investimentos em privacidade.
Com uma camada extra de proteção, o Teams resguarda e defende os dados dos usuários de ameaças e ataques cibernéticos.
Utilizando tecnologias avançadas como a criptografia, a prevenção contra a perda de informações, rótulos de sensibilidade e o sistema Cloud App Security, o Teams torna as vídeo chamadas e conferências ainda mais seguras.
+ Entenda também: Trabalho remoto: como garantir mais segurança com a Microsoft
Quanto ao Zoom, alguns problemas de segurança foram percebidos ao longo de seu uso, fazendo com que as preocupações de privacidade sejam, até hoje, um fator de alerta.
Em meio a invasões, pouca proteção de dados pessoais e até mesmo interrupções de integrantes anônimos e indesejados nas chamadas, apelidadas de zoombombing, os recursos de proteção se tornaram extremamente vulneráveis.
Contudo, desde então, o Zoom tem corrido atrás de mudanças e adaptações para redimir os problemas causados, como um botão de report, controle de convidados pelo host, e reuniões criptografadas — funções já atuantes no Teams.
Pacotes e opções
No mundo corporativo, a eficácia do uso das tecnologias depende, em parte, da possibilidade de personalização de soluções e ferramentas.
A Microsoft, graças à sua ampla experiência no setor, entende isso. Assim, seus planos são bem segmentados, abrangendo tanto o uso doméstico quanto o comercial – que, naturalmente, é mais complexo.
+ E-book gratuito: Transforme a comunicação e colaboração com o Microsoft Teams
O Zoom, por sua vez, tem suas quatro categorias (Rooms, Corporativo, Educação, Profissional) segmentadas somente a partir de um número mínimo de usuários, com duas opções de pagamento (mensal ou anual).
Recursos extras e integração
O Microsoft Teams faz parte de um ecossistema de cooperação e produtividade. Por isso, ele conta com integrações valiosas com todos os aplicativos que compõem a nuvem do Microsoft 365. Isso inclui softwares já conhecidos e indispensáveis à rotina, como Word, PowerPoint e Excel, e também soluções como o Power BI, SharePoint, Delve e Planner.
Assim, é possível dizer que o Teams é, mais do que um aplicativo de comunicação, um hub de colaboração completo para um mundo corporativo cada vez mais exigente. Seus usuários podem desfrutar de uma rotina mais otimizada e inteligente, completamente integrada aos aplicativos utilizados no dia a dia.
+ Conheça: 7 motivos para usar o Microsoft Teams
O software da Microsoft conta, ainda, com mais de 70 integrações disponíveis, incluindo conexões com serviços de notícias, clima e mais. Durante as reuniões, é possível fazer gravações de tela e áudio e, graças à avançada Inteligência Artificial da Microsoft, incluir legendas simultâneas.
Por outro lado, o Zoom é frequentemente adicionado como uma integração a outras plataformas. Empresas de comunicação, como o Slack, solicitam a sua parceria por não terem os recursos de chamada e o Zoom, como é mais aberto a empresas terceirizadas por não dispor de aplicativos de produtividade, aceita as propostas.
Um modern workplace, quando completo com as ferramentas certas, pode revolucionar as formas de trabalho remoto. Por isso, o Microsoft Teams é excelente para potencializar a colaboração interna das empresas, mesmo que à distância.
Do brainstorming ao happy hour, o Teams completa as empresas ao redor do mundo com os melhores recursos de comunicação.
Quer conhecer os melhores pacotes e opções para o seu negócio? Converse com a nossa equipe e entenda como aproveitar todas as vantagens do Microsoft Teams no dia a dia da sua organização.