Blog

Mitos e verdades sobre segurança cibernética

Microsoft 365Segurança

Mitos e verdades sobre segurança cibernética

Cuidar do seu ecossistema digital também exige informação de qualidade

 

Segurança cibernética, ou cibersegurança, pode ser definida como um conjunto de soluções tecnológicas e boas práticas encadeadas para proteger todo o ecossistema digital do negócio (sistemas, dispositivos, softwares, redes…). Tudo isso de acordo com o contexto e as necessidades da empresa, que devem ser monitoradas e aprimoradas continuamente.

 

A cibersegurança é fundamental para o bom funcionamento, desempenho e resultados da operação, pois é ela a responsável por todo o sistema de defesa e proteção de dados, sobretudo quanto à sua integridade e confidencialidade.

 

Em tempos de aumento de ciberataques e de necessidade de incrementos na área de segurança digital, adotar uma jornada de cibersegurança com investimentos adequados para cada perfil de empresa promove grandes benefícios.

 

Para ajudar nesta tomada de decisão, selecionamos os principais mitos e verdades sobre cybersecurity, esclarecendo o que deve ser levado em consideração para a sua estratégia. Continue lendo para descobrir!

 

Quais são os principais mitos e verdades sobre segurança cibernética?

 

Quando se trata de cibersegurança, saber dissociar o que é verdadeiro e o que são ideias equivocadas sobre esse assunto faz muita diferença. Confira abaixo:

 

Somente a tecnologia é importante quando se fala em cibersegurança 

MITO – A tecnologia presente nos softwares e ferramentas de solução de cibersegurança são indispensáveis para uma proteção confiável e eficiente, mas se todos os processos da organização, assim como todos os seus colaboradores, não estiverem em conformidade, essa segurança não se torna 100% efetiva. 

 

A cultura organizacional deve ser reformulada, para que as pessoas criem um pensamento mais crítico, estejam atentas às suas atividades e cientes de que algumas ações podem prejudicar a segurança e abrir espaço para ameaças entrarem. Treinamentos periódicos para a equipe, assim como a conferência da estratégia de cibersegurança com os processos e tecnologias envolvidos, são fundamentais para proteger seu ecossistema digital. 

 

O antivírus é indispensável, mas somente ele não é suficiente

VERDADE – A instalação de um antivírus no sistema da empresa é uma das medidas mínimas a serem adotadas quando se fala em segurança cibernética, mas ele sozinho não sustenta toda a proteção e nem será capaz de combater ameaças e ataques, caso eles ocorram. É necessário complementar a sua estratégia com outras soluções. 

 

Os softwares para a gestão da segurança cibernética possuem as configurações e funcionalidades voltadas para a prevenção e detecção de ameaças, conseguindo responder prontamente em caso de ataques, inclusive com operações automatizadas ou que envolvem Inteligência Artificial.

 

Apenas grandes empresas precisam de segurança cibernética

MITO – A segurança é fundamental e indispensável para qualquer empresa, não importa o seu porte. Um hacker não irá apenas analisar o tamanho da organização para promover um ataque, muito pelo contrário! Em sua maioria, a sua escolha se baseia naquele local que está vulnerável, o que vai facilitar a sua ação. 

 

Nos casos das pequenas e médias empresas, o risco de ataques cibernéticos e ameaças se torna ainda maior, uma vez que tendem a investir menos em soluções especializadas de segurança devido a restrições no orçamento, dentre outros fatores.

 

Cibersegurança atrapalha a produtividade 

MITO – Muitos gestores pensam que para manter o ambiente digital seguro, é preciso bloquear todos os elementos e fatores de sua rede de tecnologias e dispositivos. Na verdade, proteger o ecossistema digital, em hipótese alguma, bloqueia os processos. É mais inteligente controlar e monitorar continuamente, sem necessidade de pausar nenhuma operação. 

 

A base de uma política inteligente em proteção digital não abre mão da produtividade, ou seja, o objetivo é aliar rendimento, atividade e segurança. A verdade é que não pensar em cibersegurança é muito mais perigoso para a produtividade do que contar com uma solução confiável, pois se o ataque chega a ocorrer, todo o negócio pode ser comprometido.

 

É recomendado esperar o ataque acontecer para investir em segurança cibernética 

MITO – Como já dizia o velho ditado “a prevenção é o melhor remédio”. 

 

Jamais será mais efetivo esperar um ataque acontecer para começar a pensar em investir em soluções de segurança cibernética. Além de colocar em risco toda a operação da empresa, é comum que – após o incidente – os investimentos sejam mal planejados, justamente pelo efeito da ação “no calor do momento”, por receio de novos ataques.

 

Se implantada de forma preventiva, a cibersegurança se torna parte da estratégia do negócio, minimizando riscos, gerando vantagem competitiva e preservando o patrimônio da empresa.

 

A segurança cibernética é um aliado do compliance

VERDADE – Promover a segurança cibernética é válido tanto para os processos internos quanto para o cumprimento das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, de forma que nenhum dado ou informação fique em risco por descuido ou ataques. 

 

Por conta disso, em paralelo ao investimento em cibersegurança, são implementados procedimentos de compliance, que não apenas fiscalizam o cumprimento das normas, como também contribuem para que todos os setores e colaboradores tenham conhecimento desse tema, seus benefícios e consequências. Todo o ambiente digital se torna alinhado e mais produtivo, favorecendo a proteção. 

 

Saiba mais sobre a relação entre a segurança no ecossistema digital e a conformidade com boas práticas e exigências da LGPD.

 

Por que é indispensável investir em segurança cibernética?

 

Quando aplicados a uma estratégia inteligente que se adequa às necessidades da sua empresa, os investimentos em segurança cibernética reduzem consideravelmente as chances de paralisação de atividades, perdas financeiras e vazamento de dados corporativos.

 

A cibersegurança também contribui para:

✔️ Configurar políticas de segurança para acesso e identidade;

✔️ Detectar ameaças e vulnerabilidades do ecossistema digital em tempo real;

✔️ Proteger a informação em qualquer dispositivo, criptografando os dados;

✔️ Responder prontamente a incidentes e ataques, com base em um plano de resposta compatível com a estrutura da empresa;

✔️ Otimizar tempo e recursos;

✔️ Contribuir para o compliance e cumprimento da LGPD;

✔️ Fortalecer a confiança e o relacionamento com clientes e fornecedores.

 

Você não pode evitar ataques hackers, mas pode criar mecanismos de proteção na sua estratégia de segurança cibernética. Por isso, quanto mais preparação e prevenção, melhor.

 

Como a Lattine Group e a Cloud Target podem ajudar sua jornada de cibersegurança? 

 

Agora que você está por dentro de todas as verdades e benefícios da segurança cibernética, o próximo passo para tornar o seu negócio mais produtivo e seguro é iniciar o quanto antes ou fortalecer sua jornada de cibersegurança.

 

A Lattine Group & Cloud Target estão prontas para te auxiliar nesse processo, implementando as melhores soluções do Azure – a nuvem segura da Microsoft – e ferramentas de reforço das estruturas de proteção do negócio. 

 

Disponibilizamos 3 pacotes de soluções direcionados para oferecer um bom nível de proteção para negócios de porte médio ou pequeno, com opções que cabem no orçamento de companhias dessa modalidade.

 

Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco!