Blog
Azure e Dynamics 365: revolucionando as vendas
O sucesso de qualquer empresa que trabalha com vendas está diretamente relacionado ao uso inteligente da tecnologia — principalmente a computação em nuvem que, no caso da Microsoft, tem a sua base no Azure. Incorporá-la no atendimento ao cliente, nas operações cotidianas e no planejamento estratégico é, mais do que um diferencial, uma necessidade.
No varejo, a discussão acerca dos aparatos tecnológicos é especialmente relevante. Satya Nadella, CEO da Microsoft, destaca que a quantidade de dados colhidos é uma questão-chave do setor. “Os varejistas têm os ativos mais preciosos, que são os dados de intenção comercial”, explica Nadella, “e o que eles fazem com isso é o que vai definir o varejo e as suas perspectivas”, completa.
A coleta e uso de dados deve ser realizada com parcimônia. Hoje, legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), no Brasil, e a GDPR (Regulamentação Geral de Proteção de Dados), na Europa, estabelecem diretrizes específicas para o manuseio de informações pessoais. Por isso, as ações não devem se resumir a acumular dados a qualquer custo, mas a processar e analisá-los corretamente, em conformidade com a lei.
Hoje em dia, os consumidores buscam, em primeiro lugar, experiências. Nesse sentido, a personalização é um caminho sem volta no mundo das vendas. Na prática, isso significa não apenas chamar os clientes pelo nome, mas oferecê-los, por exemplo, diferentes possibilidades de entrega dos pedidos, suporte adequado para a resolução de problemas e dúvidas e um ambiente online intuitivo. Promover todas essas mudanças, no entanto, exige uma reestruturação dos processos internos.
Integrando duas soluções
A Microsoft, entendendo as várias demandas do setor, desenvolveu o Dynamics 365 que, dentre os seus recursos, contém ferramentas completas de CRM. Com este software, é possível realizar análises específicas das operações dos centros de contato, treinar colaboradores de uma maneira eficaz e alinhada aos ideais da empresa, mapear oportunidades de negócios e muito mais.
Vale notar que, quando hospedado no Azure, os custos da implementação do Dynamics são otimizados e o usuário passa a contar tanto com as soluções nativas do aplicativo quanto com todos os benefícios da computação em nuvem – como o aumento da segurança das informações e processos, Inteligência Artificial e criptografia.
Leia mais: Dynamics 365 e os profissionais de marketing
“Quanto mais se vê, mais se pode cuidar”, diz Satya Nadella sobre o quão seguro é o ambiente cloud. “Então, por definição, a nuvem é mais segura do que qualquer pessoa que talvez tenha o próprio datacenter, mas só vê parcialmente as atividades [da empresa]. Tecnologicamente, a nuvem é mais segura”, explica. O CEO da Microsoft reafirmou, também, a eficácia dessa tecnologia na identificação de falhas específicas.
Integrar o Dynamics 365 e o Azure significa aproveitar todo o potencial de ambas as ferramentas. A nuvem híbrida permite que empresas de todos os tamanhos administrem com segurança todos os dados que possuem e, assim, tenham a tranquilidade necessária para desenhar novos planos de ação.
A migração para a nuvem no mundo das vendas é um importante passo em direção a um futuro com análises mais inteligentes, administração eficaz de recursos e relações mais significativas com os clientes.