Lattine Group

Blog

5 tendências de trabalho para 2021

Trabalho

5 tendências de trabalho para 2021

Conheça algumas das principais tendências de trabalho para impulsionar os resultados da sua empresa este ano com ajuda da tecnologia.

Você tem o costume de pesquisar sobre as novidades e tendências da sua área de atuação?

O mercado está em crescente evolução e, quando dizemos isso, não nos referimos apenas a avanços financeiros, estamos falando sobre novas tendências que vão desde a gestão corporativa até a forma como a empresa se comunica com seus clientes, sócios e funcionários.

Diante disso, é importante que os líderes e gestores estejam atentos a essas novidades, para que possam, assim, sugerir e aplicar novas soluções e estratégias ao próprio negócio. Além disso, também devemos levar em conta que, quando o profissional se mantém atualizado, ele tem mais chance de aperfeiçoar suas competências e entregar melhores resultados.

Quando estamos mergulhados em nossas atividades diárias, não conseguimos perceber alguns detalhes e novos comportamentos que podem fazer toda a diferença para o dia a dia da empresa. Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, no artigo de hoje nós listamos 5 tendências de trabalho para 2021 e como a tecnologia pode ajudar. Saiba mais a seguir!

Por que é importante fazer parte dessa evolução?

Não é novidade para ninguém que a crise causada pelo coronavírus mudou a nossa forma de trabalhar e de enxergar o próprio negócio, além da relação que temos com a tecnologia.

De acordo com o Estudo Global de Tendências de Talentos 2020, realizado pela Mercer, novas competências passaram a ser consideradas indispensáveis pelas empresas, como o desenvolvimento de processos mais resilientes, a valorização do capital humano e a integridade das empresas.

Essa evolução foi em parte antecipada pela pandemia, mas, independente disso, as empresas que estiverem atentas a essas novas tendências têm uma vantagem competitiva no mercado, pois cada vez mais o público e os investidores têm valorizado esses comportamentos, o que também reflete como o seu negócio irá se destacar no futuro. Por esse motivo, é fundamental para um bom gestor estar atento às tendências e movimentos do mercado.

Conhecendo as novas tendências de trabalho

Bom, agora que você já sabe qual a importância de estar atento às novas tendências, é hora de saber quais são elas e como implementá-las no seu dia a dia de trabalho.

A Microsoft está sempre em busca de novas estratégias para te ajudar a alinhar os objetivos da sua empresa com as novas tendências do mercado. Por isso, listamos 5 dessas novidades e algumas ferramentas que podem te auxiliar nesse processo.

Tecnologia e acessibilidade

1. Foco na acessibilidade

Você sabia que, de acordo com o IBGE, há mais de 46 milhões de pessoas identificadas com algum tipo de deficiência no Brasil? Quando falamos sobre acessibilidade em números, fica mais claro para nós como essa é uma pauta urgente, que precisa ser considerada pelas empresas.

Infelizmente, boa parte das pessoas deficientes são invisíveis para o mercado de trabalho, por isso, é necessário que as empresas criem novas ferramentas, a fim de construir um ambiente de trabalho inclusivo e consciente.

Um bom exemplo disso é o Verificador de Acessibilidade do Microsoft 365, projetado para ajudar os usuários a criar conteúdos mais acessíveis – afinal, é mais eficiente criar um documento acessível desde o início do que “consertar” no final, não é?

Essa tecnologia pode ser utilizada para ajudar a analisar seus e-mails e documentos em busca de problemas de acessibilidade antes que eles sejam enviados. Além disso, muitas empresas também têm utilizado textos descritivos nas imagens, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual a reconhecerem o conteúdo em questão.

2. Capacitação dos funcionários

Com o crescimento do trabalho remoto, muitas empresas desenvolveram novas capacidades e se abriram para tecnologias inovadoras, que tendem a melhorar significativamente o dia a dia da empresa. Além disso, o capital humano também passou a ser mais reconhecido e valorizado como um dos importantes bens da empresa.

É importante ter em mente que, ao investir na força de trabalho dos funcionários, colhe-se os frutos diretos desse investimento – ou seja, é possível contar com uma equipe mais capacitada, engajada e preparada para novos desafios.

Foi pensando nisso que a Microsoft anunciou o Microsoft Viva, a primeira plataforma de experiência do funcionário que visa ajudá-los a aprender e crescer a partir de novas experiências que se integram aos recursos de produtividade e colaboração do Microsoft 365 e Microsoft Teams.

Leia mais: 4 motivos para legalizar seu software

Tecnologia e segurança

3. Investimento em segurança da informação

Nunca se falou tanto sobre cibersegurança quanto ultimamente. A mudança das formas de trabalho fez com que muitas empresas passassem a se preocupar ainda mais com a segurança de seus dados e o compartilhamento de informações.

Porém, de acordo com o Estudo de Percepção dos Riscos Cibernéticos na América Latina em tempos de Covid-19, realizado pela Marsh a pedido da Microsoft, apenas 16% das empresas entrevistadas aumentaram seu orçamento em segurança da informação e cibersegurança durante a pandemia.

Esse número chama a atenção, pois é importante que as organizações se assegurem de que seus dados e informações estão bem protegidos. Esse cuidado não significa uma segurança apenas para a empresa, mas também para seus clientes e funcionários.

Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu diversas ferramentas para aumentar a sua segurança nas redes, protegendo a sua empresa contra ataques e vazamentos de roubo de informações. Dentre essas ferramentas, temos:

a) Autenticação de Multifator (MFA) nativa nos apps;
b) Treinamento de simulação de ataques do Microsoft Defender;
c) Permissões e controles específicos do Azure Active Directory (AD);
d) Identificação e notificação de ameaças via e-mail.

4. Inteligência Artificial (IA)

Outro ponto importante é que, com a chegada constante de novas tecnologias, a tendência é que os processos e operações fiquem cada vez mais ágeis. Um bom reflexo disso é o amplo uso da Inteligência Artificial no dia a dia, que pode levar o mercado de trabalho a outro patamar.

Um estudo apresentado pelo diretor de Pesquisa da América Latina na FrontierView mostrou que o uso da IA pode adicionar 4,2 pontos percentuais no PIB brasileiro até 2030.

Visando impulsionar essa evolução, a Microsoft já tem (e segue desenvolvendo!) uma série de iniciativas que buscam auxiliar na capacitação e recapacitação de profissionais em tecnologia. Uma delas é a plataforma AcademIA, cujo objetivo é tornar o acesso a conhecimentos sobre a IA cada vez mais amplo.

Saiba mais: Inteligência Artificial – O que é e como é aplicada?

Tecnologia: migração para a nuvem

5. Migração para nuvem e o desenvolvimento da resiliência

Por fim, sabemos que, diante de uma crise, é importante que a empresa consiga traçar estratégias e planejamentos específicos para lidar com a situação. Por isso, uma das grandes capacidades que as empresas precisam desenvolver é a resiliência, uma forma de se adaptar a diferentes cenários e desenvolver novas soluções com apoio da tecnologia.

Além disso, como citamos anteriormente, o trabalho remoto nos obrigou a repensar alguns pontos importantes, como a segurança das nossas informações. Nesse sentido, a adoção de uma plataforma em nuvem permite, por exemplo, o armazenamento seguro dos arquivos e o controle de acesso de funcionários onde quer que eles estejam. Assim, a nuvem elimina preocupações dos gestores da companhia, criando um ambiente propício ao desenvolvimento da resiliência.

Nesse sentido, o Azure, a nuvem segura da Microsoft, permite que empresas de todos os portes e setores trabalhem de forma mais inteligente e, claro, consigam adotar uma postura mais resiliente frente aos desafios do mundo corporativo.

E-book gratuito: 10 mitos sobre migrar para a nuvem

Do que a sua empresa precisa hoje?

Agora que você já conhece algumas das principais tendências do mundo do trabalho para este ano, é hora de entender quais delas a sua empresa já está pronta para absorver.

Mas fique tranquilo(a), nós podemos te ajudar. Conte para nós qual é o maior desafio da sua organização agora e inicie sua jornada de transformação. Aqui na Lattine Group, somos Microsoft Gold Partners e temos acesso ao que há de melhor na tecnologia disponível no mercado.

Lattine Group

© 2019 - Copyright

Logo FUP