Blog

Confiança Zero: O que é essa abordagem?

Segurança

Confiança Zero: O que é essa abordagem?

Conheça a Confiança Zero, abordagem de segurança criada para proteger empresas de todos os tipos e segmentos.
Em uma escala de 0 a 10, qual o nível de segurança dos seus ativos atualmente?

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e nunca foi tão fácil ter acesso a dados e informações sobre nossas transações comerciais, cadastros de clientes e arquivos da empresa.

Com o crescimento exponencial do trabalho híbrido, esse campo digital se expandiu ainda mais e muitas empresas migraram para a nuvem, visando a agilidade e facilidade de seus processos. Diante disso, é extremamente necessário que você tenha segurança para compartilhar as mais diversas informações sobre o seu negócio, seus parceiros e clientes.

Quando o assunto são os espaços digitais, a cibersegurança é um dos pontos mais relevantes para as empresas. É fundamental que você conte com um sistema que te proteja contra vazamentos e roubos de informação, mas que também impeça o acesso de pessoas não autorizadas.

No artigo de hoje, nós vamos te apresentar o sistema de segurança Confiança Zero, desenvolvido para oferecer mais proteção ao seu negócio por meio de avaliações contínuas e ferramentas que visam minimizar os riscos.

Arquitetura de Confiança Zero

Nas palavras do CISO da Microsoft, Bret Arsenault: “Hackers não invadem. Eles fazem login”. Por isso, é importante que suas informações sejam protegidas para além de uma simples senha. Um exemplo disso é o sistema de identificação multifator (MFA), uma forma de garantir a segurança da sua empresa e reduzir as chances de violação do seu sistema.

Outra novidade é que, recentemente, o Azure Active Directory (Azure AD) passou a contar com dois novos dispositivos de segurança:

Autenticação sem senha: esse sistema permite que o usuário acesse os aplicativos com autenticação por toque ou olhar. Isso só é possível graças aos novos padrões de identificação API de Autenticação da Web (WebAuthN) e Fast Identity Online (FIDO2).

Passe de Acesso Temporário: com esse passe o usuário consegue logar na conta utilizando uma senha com limite de tempo. Dessa forma, você não precisa mais se preocupar em atualizar a senha após passá-la para alguém. Com as chaves personalizadas e o Microsoft Authenticator, fica muito mais fácil controlar o acesso de outras pessoas à sua conta.

A Microsoft é uma empresa comprometida com a segurança de seus usuários, por isso já investiu mais de 1 bilhão de dólares em seus processos de pesquisa e desenvolvimento de segurança.

Representação de confiança zero

O que é a Confiança Zero?

Como dissemos anteriormente, o modelo de trabalho híbrido nos obrigou a ter uma visão mais séria quanto à segurança de nossos processos.

Nesse sentido, a abordagem de Confiança Zero visa estabelecer um sistema de autenticação mais forte para combater os ataques digitais complexos, por meio da implementação de práticas que reforçam a segurança do seu negócio.

Você provavelmente já escutou alguém usando o conhecido bordão “é melhor prevenir do que remediar”, que indica que é mais vantajoso estar preparado do que ser pego de surpresa – e é exatamente nisso que a Confiança Zero se baseia.

Ao invés de supor que o firewall está protegido contra ataques e violações, ele investiga, mesmo sem ter suspeitas, a ocorrência de possíveis ataques. Por isso, toda solicitação de acesso é analisada e criptografada antes que o acesso ao aplicativo ou conta seja liberado.

A estratégia de Confiança Zero é uma jornada que abrange os mais diversos pontos de segurança do seu negócio, como identidade, prevenção de risco e conformidade. Desta forma, os diferentes setores da empresa estarão protegidos contra acessos indevidos e movimentos laterais.

Leia mais: Cibersegurança: como funciona a proteção na nuvem?

Como funciona o modelo de Confiança Zero?

Com o objetivo de garantir mais segurança para os serviços corporativos, o modelo de Confiança Zero conta com recursos que protegem todos os aplicativos da Microsoft utilizados nas empresas.

Todos os dispositivos que tiverem acesso às contas corporativas, sejam eles pessoais ou não, devem ser gerenciados pelo sistema da Microsoft, visando a proteção das informações.

Além disso, graças à integração de múltiplas plataformas é possível realizar uma cobertura mais abrangente dos aplicativos, independente da fonte pela qual eles sejam acessados. Essa é uma forma de expandir os controles para fortalecer a segurança dos aplicativos e dados arquivados no Azure AD e também proteger a identidade para os aplicativos B2C (empresa para consumidor).

Tendo sempre em vista a estratégia de verificar primeiro e confiar depois, este modelo monitora constantemente o tráfego e acesso à rede, permitindo somente que usuários autenticados acessem os dados e informações da empresa.

A utilização da Confiança Zero reduz consideravelmente os custos com serviços de TI, uma vez que esse modelo não utiliza os VPNs e softwares tradicionais.

No entanto, para que a implementação desta estrutura seja realmente eficiente, é necessário estar atento ao que acontece em suas redes. Por isso é fundamental ter visibilidade do processo e verificar todas as solicitações de DNS, sejam elas de dispositivos locais ou externos.

Conformidade e segurança com a Confiança Zero

Além de fiscalizar os acessos externos, a Confiança Zero também adota como princípio a proteção de dentro para fora, ou seja, ela fornece informações aos seus usuários para que os mesmos saibam como reduzir os riscos no ambiente digital.

Uma grande novidade da Microsoft que permite que os usuários estejam em conformidade com as práticas de segurança é o Information Protection, uma ferramenta que visa o trabalho integrado em documentos protegidos. Assim, várias pessoas podem acessar o mesmo arquivo utilizando um serviço de proteção inteligente.

O Microsoft 365 também conta com um sistema de prevenção contra perda de dados, além do gerenciamento de riscos internos que analisa constantemente as atividades dos usuários e informa quais são as conexões suspeitas.

Aprimore a segurança do seu negócio hoje!

Agora que você já conhece a abordagem de Confiança Zero, que tal trazê-la para sua infraestrutura por meio dos softwares da Microsoft?

Aqui na Lattine, somos Microsoft Gold Partners e temos uma equipe de profissionais preparados para atender às necessidades do seu negócio.

Aproveite nossa consultoria especializada hoje mesmo e descubra quais são os próximos passos na transformação digital da sua empresa. Clique aqui e solicite um contato conosco!