Blog

4 competências digitais que você precisa adquirir em 2023

Tecnologia

4 competências digitais que você precisa adquirir em 2023

O ambiente digital deixou de ser restrito há bastante tempo, mesmo se sabendo que a tendência de crescimento nesta modalidade já era certa. O que ninguém esperava era o surgimento de uma pandemia, que além de exigir de muitas pessoas e organizações uma reestruturação em sua forma de trabalhar, contribuiu para que a migração para esse tipo de interação se tornasse ainda mais rápida. 

 

Se antes, conhecer o universo digital já era visto como um diferencial a ser desenvolvido, hoje ele é visto como requisito essencial. 

 

Caso você ainda não se sinta pronto/a para operar neste novo universo, confira as 4 competências digitais que estarão em destaque em 2023 e se prepare para conquistar o emprego dos seus  sonhos, uma merecida promoção ou até mesmo a oportunidade de abrir o seu próprio negócio.

 


1 – Cibersegurança

 

Em um mundo digitalizado, os dados passaram a ser muito valiosos e precisam estar seguros. Adquirir competências em cibersegurança deve ser requisito para todos:

 

  • Para o indivíduo é importante saber identificar quando seus dados realmente estarão seguros com alguma empresa da qual você é cliente; 

 

  • Na qualidade de funcionário, é importante saber identificar ameaças que possam chegar até você e, consequentemente, comprometer a segurança de toda a organização. 

 

  • Sendo empresário/a, o ambiente corporativo requer conhecimentos que possam garantir altos níveis de segurança aos seus clientes e funcionários. 

 

2 – Marketing

 

O marketing é uma competência que não está restrita apenas ao ambiente digital. Ela está presente nas estratégias empresariais há muitos anos e é responsável por pesquisas de mercado e concorrência, lançamentos e análises de produtos, assim como no gerenciamento da comunicação, entre outros. 

 

Nos dias atuais, para ser um profissional de marketing competitivo no mercado de trabalho é necessário conhecer técnicas de criação de conteúdo e copywriting, SEO, mídia paga, mídias sociais, UX design, e-mail marketing, automação, entre muitas outras. 

 

Dependendo da sua posição em uma organização, possivelmente você não precisará realmente exercer atividades operacionais como as citadas anteriormente, mas é imprescindível conhecer cada uma delas para conseguir melhores resultados no gerenciamento de equipes e fornecedores.

 

3 – Tecnologia Cloud

 

Considerando a grande migração das empresas para o ambiente digital, muitas organizações estão em busca de profissionais especializados em cloud computing. Apesar da ciência e emergente necessidade da migração para a nuvem, a maioria das empresas não estão preparadas para esse tipo de tarefa.

 

Como uma das grandes tendências para 2023, deixamos essa competência como dica para quem está em busca de uma primeira especialização ou para quem deseja encontrar novos ramos profissionais. Pode investir sem erro!

 

4 – Análise de dados

 

Como dito, os dados têm se tornado cada vez mais valiosos, e se há uma competência cujo domínio é de valor insubstituível para o sucesso em qualquer carreira, a análise de dados deve fazer parte da sua formação. 

 

Saber analisar dados contribui para que qualquer pessoa possa tomar decisões mais assertivas, implicando no consequente crescimento das organizações, na diminuição de desperdícios, na otimização de processos e melhora da comunicação, entre tantos outros benefícios. 

 

Mas se engana quem pensa que essa é uma competência simples de ser desenvolvida. É necessário investir muito tempo e esforço para se destacar e conseguir uma posição profissional de respeito.

 

Como saber qual competência é a ideal para sua carreira e negócio?

 

Nos tópicos anteriores, foram apresentadas dicas de competências indispensáveis para se construir uma carreira sólida e de sucesso. Mas falar sobre escolher sem erro é algo que você só poderá fazer após analisar todos os dados possíveis que possam influenciar nessa escolha, certo? 

 

De qualquer forma, desenvolvendo qualquer uma das competências apresentadas nesse texto pode ter certeza de que você terá espaço no mercado de trabalho ou, caso desejar, poderá até mesmo desenvolver seu próprio negócio. 

 

Para saber por qual competência começar e qual vai lhe trazer mais satisfação pessoal, assim como resultados profissionais, basta analisar cada uma a fundo e identificar aquelas que vão ao encontro dos seus valores e ideais. 

 

A dica mais valiosa que podemos te dar é: procure por cursos que te ofereçam ensino de qualidade e certificação Microsoft e saia na frente.